Qualifarma
Pesquisar
Close this search box.

Condicionamento físico: saiba o que é e como melhorar o seu

Entende-se o condicionamento físico como a eficaz realização de determinadas atividades motoras, com atuação satisfatória, ou seja, quando o corpo pode apresentar um bom desempenho. Em outras palavras, são os esforços despendidos para que a estrutura musculoesquelética mantenha um bom funcionamento, bem como a capacidade cardíaca e respiratória. Desse modo, o indivíduo pode desfrutar de uma melhor qualidade de vida.

Em suma, esse assunto virou notícia em diferentes mídias impressas e digitais. Afinal, muitos indivíduos desejam combater o sedentarismo através de ações práticas e, consequentemente, se prevenir de doenças, melhorar a flexibilidade e a coordenação motora. Além disso, um objetivo comum é o gerenciamento de peso e a permanência do bom humor no dia a dia.

Quer saber as melhores maneiras de obter tais melhorias para a sua saúde? Então, não deixe de conferir as dicas que separamos nos tópicos abaixo. Boa leitura!

O que é condicionamento físico?

É a capacidade que determinado indivíduo tem para realizar atividades físicas ou esportes. Para isso, ele precisa estar em bom estado de saúde e manter uma vida ativa, longe do sedentarismo. No entanto, é muito importante que todos contém com ajuda profissional em busca de orientações corretas e boas práticas

Desse modo, o médico poderá aprimorar exercícios que focam na força muscular, flexibilidade, resistência cardiovascular ou demais fatores que atendam às necessidades de cada um. Essa é a melhor forma de não se expor a certos riscos que prejudicam a saúde e trazem malefícios ao corpo, como lesões e problemas nas articulações, por vezes, devido à prática de exercícios de alta intensidade.

Aliás, antes de iniciar qualquer atividade ou prática esportiva, é essencial analisar o condicionamento físico e verificar sua aptidão. Caso contrário, é possível investir em outras modalidades que também colaborem com o seu objetivo de superar desafios, manter uma boa estrutura corporal e ter uma autoestima saudável.

Como manter um bom condicionamento físico?

Como bem sabemos, a busca por uma boa qualidade de vida depende de muita força de vontade e foco nas metas que você deseja alcançar. A rotina de muitas pessoas é atribulada e, por vezes, elas nem mesmo conseguem propagar uma dieta balanceada. Inclusive, até deixam de lado a importância de uma boa qualidade do sono.

Entretanto, essas pessoas precisam rever esse comportamento. Afinal, um corpo que não descansa tem menos disposição e não consegue realizar com excelência as atividades do trabalho nem pequenas tarefas de suas rotinas pessoais. Aliás, o organismo passa a não trabalho corretamente, prejudicando diversas funções importantes e dificultando o gerenciamento de peso.

Dito isso, cada pessoa deve estabelecer um compromisso com ela mesma de focar em mudanças significativas, principalmente na busca de um bom condicionamento físico. Para isso, é essencial seguir algumas boas práticas que evitem cenários nocivos à saúde e te faça compreender o valor de gerenciar o peso sem se colocar em risco. Veja algumas dicas a seguir.

Seja uma pessoa ativa

Os exercícios físicos trazem benefícios a longo prazo. Por exemplo, a aceleração do metabolismo e o aumento do bom colesterol no organismo. No entanto, eles devem ser feitos em uma determinada frequência diária e com a orientação de um profissional. Desse modo, ele passará um treino adequado às suas necessidades. 

Com isso, você manterá a sensação de bem-estar durante o seu dia, condição que melhora o seu rendimento no trabalho e no seu convívio social. Além disso, é possível diminuir o risco de doenças cardíacas, circulatórias ou crônicas. Em outras palavras, é uma ótima maneira de investir tempo em algo que ajuda a atingir a longevidade.

Alimente-se corretamente

Além do sedentarismo, alimentos ricos em açúcares ou gorduras podem trazer grandes malefícios ao corpo. Portanto, opte por uma dieta balanceada para ter um bom condicionamento físico. Em suma, prefira fazer trocas inteligentes em vez de restrições alimentares. Aposte, por exemplo, em proteínas, fibras e alimentos que aumentam a saciedade

Tenha uma atividade física regular e faça treinos específicos

De antemão, atente ao bom funcionamento de vasos sanguíneos, músculos e órgãos do seu corpo, apostando em exercícios diários que melhoram o condicionamento físico. Por exemplo, um treino que comece de maneira lenta e aumente o ritmo no decorrer da prática.

Foque também na esteira, corridas ao ar livre e circuitos que reforçam a musculatura. Além disso, não se esqueça dos treinos em escadarias ou em pisos inclinados. Contudo, escolha aquele que mais atrai a sua atenção. Lembre-se de que é interessante se sentir bem durante a execução

Hidrate-se constantemente e tenha um sono regular

Além de beber 2 litros de água por dia, valorize uma boa noite de sono. Afinal, o corpo precisa relaxar para que você possa acordar com disposição. A saber, é recomendável dormir entre 8 horas por noite. Desse modo, procure organizar seus compromissos e estabeleça uma rotina para dormir bem, sempre no mesmo horário. 

Quais suplementos podem ser usados para melhorar o condicionamento físico?

Provavelmente, você já ouviu do Whey Protein como uma das principais soluções para promover mudanças no gerenciamento de peso. Por sua vez, é uma ótima alternativa para crescimento e definição muscular. Aliado a isso, alguns atletas costumam usar a Creatina para aumentar o desempenho e melhorar a recuperação muscular.

E como existem muitas pessoas que buscam unir qualidade de vida e mais sustentabilidade no dia a dia, ótimas soluções são os suplementos veganos. Ao passo que eles são ideais para esse público, mas contemplam necessidades de outros indivíduos.

Por exemplo, pessoas com intolerância à lactose ou à proteína animal podem se beneficiar desses ativos. Além disso, eles dispõem de menor teor de gordura e suas propriedades geram efeitos positivos para hipertrofia muscular. Aliás, é uma maneira eficaz quando se trata de adesão ao tratamento. Afinal, os suplementos dispõem de diversas formas farmacêuticas, como cápsulas, sachês e outras opções.

Entre os exemplos de suplementação, também podemos citar a Arginina, um aminoácido que ajuda na eliminação de toxinas do corpo e que proporciona o aumento de condicionamento físico. Ela é recomendável para diminuir a fadiga e melhorar o ganho de massa magra. Confira outras opções:

  • Cafeína;
  • BCAA;
  • L-Carnitina;
  • Taurina;
  • Multivitamínicos;
  • Vitamina D;
  • Ômega 3;
  • Ácidos graxos.

Como a QualiFarma SP pode ajudar com suplementação manipulada?

Os suplementos alimentares trazem ótimos benefícios, tanto aos atletas quanto aos indivíduos que desejam complementar a dieta. Os termogênicos, por exemplo, auxiliam na queima de gordura e ajudam a acelerar o metabolismo. Sob essa ótica, foque em soluções que ajudem a manter sua qualidade de vida.

A QualiFarma SP, a partir da expertise adquirida no programa de doutoramento de seu diretor técnico, Dr. Marco Aurélio Lamolha, aprimorou e avaliou uma série de formas alternativas de suplementações à base de cafeína, sob a forma de comprimidos e filmes orodispersíveis, pastilhas gomosas ou de chocolate, misturas efervescentes e pirulitos.

Os comprimidos e filmes orodispersíveis são formas farmacêuticas alternativas que podem ser empregadas quando se deseja uma rápida absorção do ativo, na região da orofaringe. No caso específico da cafeína, ficou comprovado que seus níveis plasmáticos são atingidos após 5 minutos, quando administrada sob a forma de comprimidos orodispersíveis. Clique aqui para falar com nossa equipe especializada sobre essas e outras formas farmacêuticas diferenciadas.

Neste artigo, você aprendeu grandes dicas para melhorar seu condicionamento físico. Portanto, considere o que conheceu ao longo desses tópicos e aposte em mudanças significativas na sua vida!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima