Qualifarma
Pesquisar
Close this search box.

Conheça os tipos de treinamentos físicos e descubra qual se enquadra no seu objetivo

Em busca de ter uma vida saudável, muitas pessoas procuram fazer alguma atividade física. Contudo, durante essa prática, percebem que têm pouca afinidade ou estão com um resultado insatisfatório. Isso ocorre porque, de algum modo, ignoraram as características dos tipos de treinamento físico.

Por exemplo, praticar caminhada uma vez por semana trará benefícios corporais diferentes do que aqueles que fazem musculação diariamente. Sobretudo, essas diferenças devem ser consideradas, inclusive, para não lesionar o corpo, já que os exercícios requerem determinados tipos de condicionamento físico.

Então, quer saber outros detalhes? Acompanhe este texto e conheças os tipos mais comuns de treinamentos físicos. Veja as características principais de cada um deles e exemplos de modalidades.

As diferenças entre atividade física e exercício físico

Normalmente, achamos que certos termos significam a mesma coisa. No entanto, é necessário analisar o significado de cada um deles e entender o quanto é importante manter uma rotina que não dê brechas para o sedentarismo. Afinal, ele nos deixa vulneráveis ao aparecimento de várias doenças.

Dessa forma, vamos compreender as características de cada um. Primeiro, a atividade física é vista como todo e qualquer esforço que fazemos dependendo da movimentação dos músculos. Envolve, então, tarefas que promovem o movimento do corpo e permitem um consumo de energia.

Por exemplo, a faxina na sua residência, a condução até o destino desejado ou até um simples passeio no parque com o seu animal de estimação. Em outras palavras, esforços feitos de maneira sistemática que dependem de um objetivo específico.

Já o exercício físico também requer um processo sistematizado. Entretanto, ele é feito de maneira regulada e faz parte de treinos e determinados tipos de esportes. De modo geral, a prática busca melhorar as suas aptidões físicas para você ter uma melhor qualidade de vida e obter uma boa saúde do sistema cardiovascular.

Logo, é fundamental a presença de um profissional especializado na intenção de não se colocar em risco e fazer tais ações conforme a sua capacidade. Tanto no momento da musculação, artes marciais, natação ou até nas caminhadas, ótimas no intuito de preservar o bom funcionamento do seu organismo.

As principais maneiras de realizar o treinamento físico

Como bem sabemos, é essencial fazer exercícios regularmente e focar em uma alimentação balanceada. Hoje, existem vários tipos de treinamento físico e cada um pode se encaixar na sua rotina. Em suma, é importante escolher aquele que você se identifica mais para poder realizá-lo com maior satisfação.

Sem dúvidas, é uma escolha inteligente que trará mais disposição ao longo do dia, bem como auxiliará positivamente no seu humor e até contribuirá para uma boa noite de sono. Veja alguns exemplos abaixo.

Treino de velocidade

De antemão, esse treinamento físico promove a aceleração do metabolismo com um importante papel no gerenciamento de peso. Além disso, é uma ótima forma de você trabalhar o foco em um objetivo e se manter centrado na intenção de concretizá-lo.

Contudo, os atletas precisam seguir algumas boas práticas para realizá-lo de maneira sábia e com respeito aos seus limites. Primeiramente, valorize o descanso e só aumente de maneira progressiva o seu trajeto. Caso contrário, poderá estar sujeito ao aparecimento de lesões ou outros problemas de saúde.

Treino de força

O treino de força é um tipo de treinamento físico que ajuda no crescimento dos músculos e na melhora da resistência. Logo, quanto mais pesado for o treinamento, maiores são suas chances de aumentar sua força.

Além disso, ele traz benefícios a longo prazo para a saúde do praticante. Inclusive, ajuda a melhorar a postura, reduz a massa gorda e contribui para a construção muscular. Ou seja, é uma ótima forma de valorizar a prevenção de doenças e melhorar os seus componentes cardiovasculares.

Hipertrofia

Esse é um dos tipos de treinamento físico mais comuns. A princípio, o objetivo é aumentar o tamanho dos músculos, deixando partes do corpo bem definidas. Ademais, esse exercício proporciona melhoras em dois aspectos: na questão estética e postural. Geralmente, em torno de 4 a 6 meses, é possível perceber uma mudança radical na musculatura corporal e no posicionamento postural.

O exemplo mais comum da hipertrofia é a tradicional musculação. Portanto, é uma atividade individual que pode ser feita em qualquer horário e é bastante popularizada por estar presente em várias academias.

Treino funcional

Atividades com foco específico em treinamento funcional trabalham as fraquezas que a pessoa tem. Nesse sentido, isso tem a ver tanto com a questão muscular, como problemas de postura e falta de equilíbrio e de força, quanto com as capacidades físicas específicas, como baixa flexibilidade e agilidade.

Um exemplo de treinamento do tipo funcional é o pilates. Ele tem ganhado cada vez mais adeptos pelo fato de trabalhar o corpo de maneira completa. Além de trazer relaxamento, o pilates desenvolve flexibilidade e força simultaneamente. Os benefícios que podem ser notados nas primeiras sessões são a melhora na postura e a consciência corporal.

Exercícios aeróbicos

As atividades aeróbicas são as mais praticadas em todo o mundo. Elas são bem acessíveis, podendo ser realizadas tanto em ambientes fechados quanto abertos. Além disso, elas não requerem uma grande estrutura com aparelhos de peso, por exemplo. As atividades aeróbicas têm o objetivo de aumentar o fôlego, controlar o peso e aumentar a disposição, além de reduzir os níveis de estresse. Sobretudo, trabalham a capacidade cardiovascular.

Um exemplo de atividade de treinamento aeróbico é a famosa caminhada. Ela pode ser praticada por pessoas de qualquer idade. A caminhada é um bom início para prática de exercícios, principalmente para as pessoas habituadas ao sedentarismo. Outro tipo de atividade aeróbica é o ciclismo. Andar de bicicleta ajuda não apenas na parte aeróbica, mas também no fortalecimento das pernas. Existe, ainda, melhoras na capacidade cardíaca e muscular.

Essas foram algumas informações sobre tipos de treinamento físico. É importante sempre buscar ajuda profissional antes de praticar qualquer atividade física, em especial para pessoas da terceira idade. Essa faixa etária precisa de orientação adequada para que os benefícios da prática de atividade física sejam otimizados.

Quer aprender a estimular a musculatura, deixando-a com uma estética agradável? Temos outro artigo que explica como deixá-la definida. Clique aqui para ler!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima