fbpx
medicina esportiva

Pratica atividades físicas ou pretende começar? Conheça os benefícios da medicina esportiva

A prática esportiva é essencial para manter o corpo e a mente saudáveis. Aliar exercício com a ajuda de um profissional especializado aumenta ainda mais a lista de benefícios de uma vida ativa. Nesse sentido, a medicina esportiva pode intensificar os resultados.

Essa especialidade, que também pode ser chamada de medicina desportiva, estuda e pratica a prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação de pessoas lesionadas no universo do esporte.

Embora seja associada a atletas e esportistas de alto nível, é um erro pensar que a medicina esportiva não inclui qualquer pessoa. Todos necessitam cuidar do corpo e das suas necessidades, com suplementos, profissionais de saúde, entre outros. Quer saber como se beneficiar também da especialidade? Continue a leitura!

O que é medicina esportiva?

Conforme explicamos, a medicina desportiva é a especialidade que busca implementar atividade física, prevenindo e tratando lesões e complicações oriundas dos exercícios, garantindo a saúde física.

O médico especializado nessa área pode, ainda, promover ou aumentar a resistência física de um paciente, assim como orientar práticas para estimular a regeneração de células e músculos. Além disso, os pacientes poderão se beneficiar da melhora da pressão arterial e da frequência cardíaca.

Após três anos de residência, o médico especializado em medicina esportista é considerado, então, um clínico geral, voltado para a fisiologia de todos os sistemas do corpo humano, especialmente no tocante aos movimentos.

Em uma consulta, o paciente será questionado sobre sintomas, se houver, assim como sono, dietas, queixas, histórico, entre outros comportamentos. Um dos objetivos é descobrir qual o exercício físico se enquadra melhor no estilo de vida da pessoa, respeitando suas limitações.

No melhor cenário, quem planeja começar uma atividade física deve se consultar antes com um médico desse ramo. Afinal, é importante fazer uma avaliação física e entender o desempenho e os limites individuais, observado se há problemas do coração, circulação, metabolismo e, até mesmo, respiração.

Quem deve procurar um profissional especializado em medicina do esporte?

Pessoas de todas as idades, sexos, com problemas pré existentes ou sadias, acostumadas com esportes ou sedentárias. Todo mundo deve procurar um médico especializado na área. A medicina desportiva tem a intenção de prevenir, tratar e o melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

A saber, atletas de alto nível conseguem obter o máximo de desempenho físico graças a essa especialiade. O profissional de medicina esportiva tem formação e capacidade para cuidar da saúde do atleta, prevenindo e cuidando de lesões, a fim de manter a qualidade técnica e o seu rendimento.

De acordo com o esporte ou atividade física que se pretende praticar, o médico capacitado em medicina esportiva poderá atuar preventivamente, com ações voltadas para a área do corpo que será mais exigida. Por exemplo, na natação, o médico focará nos cuidados e prevenção de lesões na lombar e ombros. Atividades que exploram a corrida, a atenção estará voltada para tornozelos e joelhos, e assim por diante.

Sobretudo, a medicina do esporte não está ligada apenas a atletas. Ela é essencial para quem busca sair do sedentarismo e ir em busca do bem-estar físico e mental.

Se você gostou de ler e entender um pouco mais sobre Medicina Esportiva, compartilhe com a sua família e amigos!

Comments

comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima