Qualifarma
Pesquisar
Close this search box.

Conheça a diferença entre suplemento e complemento alimentar

Nas academias e consultórios médicos, a diferença entre suplemento e complemento alimentar é sempre um tema em alta. Os termos parecem similares e podem causar confusão. No entanto, cada um deles age de forma distinta, contribuindo para uma vida mais saudável.

Inegavelmente, entendemos que é muito importante ter conhecimento sobre os alimentos que consumimos. Afinal, eles são os responsáveis por prover os nutrientes necessários para todos os processos do corpo. Sobretudo, eles têm a função essencial de reforçar nosso sistema imunológico, que nos protege das doenças.

Se você deseja expandir seu conhecimento sobre o assunto e entender de uma vez por todas essas diferenças, continue conosco e veja nos tópicos abaixo informações importantes que contribuirão na mudança do seu estilo de vida. Boa leitura!

Qual a diferença entre suplemento e complemento alimentar?

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, os suplementos servem para complementar com vitaminas e minerais na dieta diária de uma pessoa. São uma opção utilizada quando não é possível alcançar os níveis ideais de nutrientes através da alimentação. Dessa maneira, eles podem ser compostos por fibras, aminoácidos, carboidratos, proteínas e muito mais.

Por sua vez, o complemento alimentar tem como foco complementar a refeição, quando há carência de um nutriente específico. Ademais, agora também estão disponíveis no mercado complementos com colágeno e antioxidantes. Eles combatem o envelhecimento precoce e melhoram a saúde da pele, cabelos e unhas.

Exercem um papel importante ao sanar carências nutricionais por meio do enriquecimento de produtos comuns, que utilizamos cotidianamente. Como é o caso da farinha de trigo, que pode ser enriquecida de ferro e/ou ácido fólico.

Quem conhece bem a diferença entre suplemento e complemento alimentar são os atletas. Eles seguem dietas especiais focadas em uma melhor performance física. Além disso, tais pessoas conseguem obter uma recuperação mais rápida após os treinos quando usam os mesmos.

Vantagens do suplemento e complemento alimentar

Como sabemos, uma alimentação balanceada desempenha um papel importante para alcançar o objetivo de ter uma vida saudável em prol da longevidade. Diante disso, podemos dizer que necessitamos ingerir uma quantidade ideal de nutrientes e vitaminas diariamente. Contudo, encontrar esse equilíbrio por meio da alimentação nem sempre é possível.

São diversos os motivos que levam o indivíduo a atrasar o alcance de tal propósito: a correria do dia a dia, as necessidades biológicas individuais ou o estilo de vida. É nesse momento que o suplemento e o complemento alimentar entram em jogo.

O consumidor pode escolher a forma de consumo, seja ele em cápsula, gotas ou outros formatos, e tem um melhor custo-benefício comparados aos industrializados. Hoje, as farmácias de manipulação têm um papel imprescindível no processo de mudança daqueles que querem preservar a saúde. É um investimento que trará vantagens a longo prazo.

Cuidados com o suplemento e complemento alimentar

Agora que você entende a diferença entre suplemento e complemento alimentar, é hora de marcar uma consulta com o médico. Ele será capaz de diagnosticar se você tem alguma deficiência nutricional ou precisa consumir maiores quantidades de algum nutriente. A partir disso, ele entregará uma receita com as substâncias necessárias que você deve incluir na sua dieta. Dessa forma, você não se aventura nos riscos das dietas da moda e segue um planejamento alimentar seguro e personalizado.

Lembramos de que, no caso das crianças, o complemento alimentar é comum, pois estão em fase de crescimento. Assim, os nutrientes precisam manter-se em níveis satisfatórios para o bom desenvolvimento do organismo infantil.

Entretanto, os suplementos voltados a esse público devem ser indicados por um profissional da saúde. Existem alguns proibidos para os pequenos. Assim como eles precisam de receita, os adultos também devem recorrer ao consultório para uma avaliação nutricional sobre a necessidade da suplementação ou complementação alimentar.

Dicas importantes sobre suplemento e complemento alimentar

Além das vantagens apresentadas no tópico anterior, é muito importante que o indivíduo obtenha conhecimento antes de investir em algum tipo de suplemento ou complemento alimentar. Em primeiro lugar, queremos destacar a importância de não consumi-los por conta própria ou agir de acordo com o que você pensa ser melhor para seu quadro.

Muitas pessoas cometem esse erro e só pioram a própria situação. Afinal, os suplementos e os complementos contém ingredientes conforme o que é alinhado ao seu tratamento ou seu objetivo. Mesmo que um conhecido apresente a mesma dificuldade que a sua, pegar a receita dele a fim de obter o resultado que ele alcançou não é uma boa atitude. Portanto, não negligencie a ajuda profissional.

Qualidade das formulações

Outro fator de importância é a certeza de lidar com fórmulas seguras e produtos que apresentem a qualidade desejada. Todo investimento na saúde deve ser visto de uma maneira rigorosa, e é interessante buscar informações para escolher um ótimo serviço. Existem muitos sites na web que mostram opiniões e avaliações relacionadas a um estabelecimento.

Por isso, não deixe de fazer uma pesquisa, pedir indicação de amigos e procurar aquela marca que transmita confiança. A questão não é comprar a que dispõe do menor preço do mercado, considere todos os fatores na hora dessa decisão, pois é um investimento a longo prazo.

Algumas pessoas procuram focar no pré, outras no pós treino. Em todas as situações, é imprescindível que o consumidor conheça o próprio organismo, entenda suas limitações e o funcionamento do corpo. Com tal entendimento, é possível tomar atitudes eficientes que realmente garantirão a finalidade estabelecida previamente.

Sobretudo, as atividades físicas e a alimentação equilibrada são sempre questões presentes quando se busca uma melhor qualidade de vida. São os grandes pré-requisitos na mudança de hábitos e no combate ao aparecimento de doenças, sejam as ligadas ao físico ou ao emocional. Logo, separe um tempo para se exercitar e opte por alimentos saudáveis.

Durante a leitura deste artigo, você conheceu a diferença entre suplemento e complemento alimentar e viu o quanto esse investimento ajudará na construção de uma vida saudável.

Já dispõe de uma receita e precisa manipular seu suplemento ou complemento alimentar? Clique aqui para entrar em contato!  Temos um equipe especializada pronta para atender as suas necessidades, além de suplementos e complementos alimentares de excelente qualidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima