Qualifarma
Pesquisar
Close this search box.

Manipulação de suplementos nutricionais: quais os benefícios?

Cada organismo tem sua individualidade biológica e apresenta necessidades diferentes. Dessa maneira, cada pessoa tem demandas nutricionais únicas que podem mudar devido a algum objetivo pessoal, como acontece com os atletas. Para atender a essa demanda, existe a manipulação de suplementos nutricionais.

Além disso, todos os dias o corpo exige um equilíbrio nutricional que nem sempre é suprido naturalmente, através da alimentação. Por isso, manipular suplementos é uma ótima opção para a saúde, principalmente para quem busca maior desempenho nas atividades físicas, mais massa magra e força. Dessa forma, os manipulados podem suprir essa necessidade e ajudar o indivíduo a alcançar mais rápido suas metas.

Entretanto, diversas pessoas fazem o uso de suplementos de forma irregular, sem a devida orientação. Essa prática não é indicada, já que é necessário a supervisão de um profissional que indique quais suplementos nutricionais e em quais quantidades eles são ideais para o corpo. Continue a leitura e entenda mais sobre o assunto!

Quais os benefícios da manipulação de suplementos nutricionais?

As vantagens da manipulação de suplementos nutricionais vão desde um melhor custo-benefício e segurança até a personalização do produto. Ou seja, a farmácia de manipulação crie o manipulado conforme objetivos do cliente, podendo atribuir diferentes nutrientes em uma única composição. Entenda esses benefícios com mais destalhes!

Custo-benefício

Os suplementos industrializados são feitos para grandes demandas, por isso vêm em doses convencionais e em maiores quantidades. Dessa maneira, atendem ao público em geral. Já a manipulação de suplementos nutricionais visa à produção da quantidade exata que será consumida, trazendo economia ao reduzir desperdício.

Personalização

Sem dúvida, a personalização é o maior benefício da manipulação de suplementos nutricionais. O profissional da saúde consultará quais são as necessidades específicas do paciente e verificará o que falta no organismo.

Assim, receitará um manipulado que pode até ser combinado a diferentes nutrientes. Os resultados para o corpo serão mais rápidos e eficazes, já que ele será produzido especialmente para o indivíduo.

Além disso, a suplementação e a alimentação têm influência direta no desempenho da atividade física, bem como na recuperação muscular após os exercícios. Com a personalização do suplemento nutricional, o praticante de atividades físicas terá a segurança de ingerir exatamente os nutrientes que precisa, além de mais certeza quanto aos resultados desejados.

Mais segurança

Os suplementos convencionais levam conservantes para aumentar a sua vida útil, o que pode causar alergias ou outras reações adversas. Isso não ocorre no processo de manipulação de suplementos nutricionais, que, em muitos casos, não requerem a adição de conservantes ou outros aditivos. As farmácias de manipulação também passam por alto padrão de qualidade.

Novidades

Quando novos princípios ativos são testados e lançados no mercado, é comum que a farmácia de manipulação seja a primeira a utilizá-los em seus produtos. Dessa maneira, o cliente pode aproveitar essa vantagem e se beneficiar dos lançamentos.

Mas vale alertar que cada paciente recebe uma receita única que atende às suas necessidades nutricionais. Assim, não se pode usar a mesma receita para outro indivíduo, buscando outro ativo ou mesmo resultado. Isso porque há o risco de reações adversas e os resultados desejados podem não ser alcançados.

Apresentação do manipulado

Na farmácia, podem ser manipulados suplementos em diversas apresentações. Normalmente, as tradicionais cápsulas e os pós para serem dispersos sobre a forma de shakes, são as formas mais utilizadas.

Mas você já pensou em utilizar suplementos personalizados sob a forma de comprimidos orodispersíveis, sublinguais, pastilhas gomosas ou de chocolate, sprays, shots, pirulitos, goma de mascar, com sensorial agradável, apelo diet e praticidade sem igual? Com uma farmácia de manipulação tudo isso é possível.

Quais suplementos podem ser manipulados?

Como vimos anteriormente, a manipulação de suplementos nutricionais traz muitos benefícios aos indivíduos. Sob esse ponto de vista, a indústria farmacêutica já entendeu que a adesão ao tratamento deve considerar as necessidades de cada paciente. Afinal, existem pessoas com problemas que impedem a ingestão de substância, como a disfagia.

Portanto, é fundamental que a pessoa que fará tal investimento saiba quais itens podem ser manipulados. Assim, ela fixará na sua mente a importância de seguir firme no propósito de estabelecer sua qualidade de vida. Logo, conheça algumas opções de suplementação!

Proteínas

Entre as opções que mais se adaptam à rotina de um atleta está o Whey Protein. Afinal, ele é um dos principais nomes quando o assunto é ganhar massa muscular. Ao manipular a substância, é possível combinar outras proteínas para melhorar o seu desempenho nos treinos, como o BCAA.

Entretanto, sabemos que o Whey se trata de uma substância oriunda do soro de leite. Sob esse ponto de vista, existem alguns suplementos veganos que poderão suprir determinadas necessidades de pessoas alérgicas ou intolerantes, mantendo a qualidade do produto.

Aminoácidos

Neste caso, uma das opções de manipulação suplementos nutricionais que indicamos é a creatina. Afinal, seu consumo devido e controlado permite uma melhor performance dos atletas em seus treinos.

Atualmente, é possível manipular a fórmula e investir nessa solução por conta do custo-benefício que ela apresenta. Aliado a isso, a creatina também proporciona o aumento do volume de músculos, diminui o risco de lesões e facilita o ganho de massa muscular.

Ainda vale destacar a glutamina, pois ela promove uma melhoria das funções intestinais, auxilia na recuperação muscular e ajuda a diminuir a fadiga no momento de realizar os exercícios.

Vitaminas e minerais

A saber, as vitaminas têm um papel fundamental na manutenção do corpo. Por exemplo, as do complexo B são muito importantes para o bom funcionamento das células. Ao passo que elas poderão promover a metabolização e gerar a energia que você precisa para dar andamento aos seus treinos. Vitaminas de A a Z podem fazer parte do seu suplemento polivitamínico.

Nesse cenário, também entram os minerais, que podem fazer parte dessa manipulação de suplementos nutricionais. O zinco auxilia na defesa contra fungos, bactérias e vírus. Já o ferro atua como principal transporte de oxigênio do corpo. Outros minerais que podem ser manipulados são o cálcio, magnésio e potássio.

Pré-treino

Atualmente, entende-se a importância de facilitar o acesso a produtos que oferecem um melhor desempenho às pessoas que buscam uma vida mais ativa. Portanto, é possível mandar manipular suplementos nutricionais focados no pré-treino. 

Como escolher a melhor farmácia de manipulação?

Em suma, é fundamental pesquisar sobre a reputação da farmácia de manipulação de suplementos nutricionais. Dessa forma, você se certificará que ela atenderá suas necessidades, estará em conformidade com as exigências normativas e que se trata de um bom negócio.

Além disso, ao chegar no estabelecimento verifique a presença de um farmacêutico responsável no local e considere outros fatores de confiabilidade, como organização e higiene. Também veja se a farmácia pode apresentar testes de seus produtos e se conta com aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e do Conselho Regional de Farmácia (CRF).

Afinal, o critério de qualidade não pode se basear apenas nos preços que estão disponíveis em manipulados ou convencionais. Ao passo que o investimento no seu bem-estar é algo inegociável. Logo, a manipulação deve ter controle rígido e etapas seguras. Agora que você já conhece os benefícios dos manipulados, busque uma avaliação médica e manda manipular.

A QualiFarma SP conta com manipulação de suplementos nutricionais em formas tradicionais e diferenciadas! Entre em contato aqui e veja como adquirir o seu!

Referências: Metido a atleta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima