Qualifarma
Pesquisar
Close this search box.

Será que suplementos veganos realmente funcionam?

O veganismo é uma das mudanças de hábitos sustentáveis e saudáveis que ganharam mais espaço entre a população brasileira. Nesse sentido, os suplementos veganos entraram no mercado com diferentes finalidades e já fazem parte da rotina muitas pessoas, inclusive na prática esportiva.

Segundo pesquisa do IBOPE, 14% da população brasileira se declara vegetariana. Dessa forma, a linha de produtos voltados para pessoas que seguem o veganismo ou vegetarianismo vem conquistando um espaço crescente nas prateleiras. Não só para esse público, mas também para quem tem intolerância à proteína animal, ovo ou lactose. Além disso, esses produtos apresentam os mesmos resultados dos tradicionais e, em alguns casos, são até mais benefícios.

Mas, afinal, você sabe quais são as composições dos suplementos veganos e seus benefícios? Não!? Então, confira a seguir tudo o que precisa saber sobre eles.

Qual é a diferença entre os suplementos veganos e os tradicionais?

Antes de tudo, é importante entender o que são os suplementos veganos. Conceitualmente, essa linha de produtos é produzida a partir de extratos de proteínas vegetais e/ou sintéticos. Ou seja, sem qualquer componente de origem animal em sua fórmula. Entre as alternativas que podem ser usadas na composição, estão as proteínas de arroz, feijão, soja, lentilha, grão-de-bico e ervilha.

Já os suplementos tradicionais, na maioria das vezes, são feitos a partir de vários processos ligados à base animal. Todavia, por serem produtos novos, uma parcela de usuários de suplementos não acredita nos benefícios que eles podem gerar. Até duvidam de sua eficácia. Contudo, eles são tão eficientes quanto os suplementos tradicionais.

Quais são os benefícios do suplemento vegano?

Os suplementos veganos têm alta quantidade e concentração de aminoácidos, assim como as proteínas animais. Entretanto, eles apresentam menor teor de gordura e índice glicêmico baixo, sendo benéficos para quem deseja reduzir medidas. A proteína do arroz, por exemplo, ajuda no aumento de massa muscular. Já os produtos à base de ervilha trazem uma boa quantidade de BCAA, Lisina e Arginina, auxiliando na perda de peso.

É essa fusão das propriedades dos vegetais que conseguem gerar os efeitos positivos para hipertrofia muscular. Por esse motivo, pessoas adeptas ao estilo de vida vegano podem conquistar bons resultados em seus treinos e não se limitam à dieta animal.

Os suplementos veganos são realmente eficazes?

O Journal of the International Society of Sport Nutrition publicou uma pesquisa que mostra os efeitos da suplementação de soja. Idosos obtiveram bons resultados com a ingestão até duas horas após o treino. Além disso, outro artigo da mesma revista científica revela que a proteína de ervilha oferece respostas próximas à proteína isolada do soro do leite. Isso sobre o estímulo no aumento de força e massa muscular.

Além disso, o Nutrition Journal citou a semelhança de resultados após oito semanas de treino de indivíduos usando suplementos de whey ou arroz. Em ambos os casos houve a presença próxima de produção de Leucina. Sem contar que a proteína do arroz apresenta Arginina, um aminoácido que auxilia na redução de fadiga e aumento de condicionamento físico.

Como consumir os suplementos veganos?

De início, é preciso recorrer ao seu profissional nutricionista. Na maioria das vezes, pessoas veganas já fazem esse acompanhamento para garantir todos os nutrientes necessários no consumo de alimentos sem origem animal.

Em seguida, esse profissional será responsável por indicar o suplemento vegano que é importante para atender às necessidades individuais.

Quando esse produto é manipulado em um laboratório farmacêutico, além de garantir a qualidade, também permite ingerir as doses corretas de proteína que o organismo demanda. E isso em diferentes formas, como sachês, shakes, cápsulas, entre outras. Você encontra, ainda, diversas opções de sabores.

Além dos suplementos, é possível também contar com uma completa linha de skin care vegano, com fórmulas livres de matéria-prima de origem animal e também com a característica cruelty free, o que significa que não foram testados em animais.

Quer garantir a qualidade dos seus produtos veganos? Então, clique aqui para entrar em contato conosco e peça seu orçamento. Aproveite também para assinar a nossa newsletter e receber conteúdos exclusivos sobre saúde, alimentação e estilo de vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima