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8 alimentos a incluir na dieta para perder gordura abdominal

Periodicamente, pessoas de diferentes idades comprovam os prejuízos causados pela má alimentação e o sedentarismo. Por mais que a rotina seja atribulada, é preciso reservar um tempo para investir em si. Em outras palavras, cuidar da saúde e preservar bons hábitos no dia a dia. Por exemplo, apostar em uma dieta para perder gordura abdominal.

A busca por um bom contorno corporal costuma fazer com o indivíduo deseje atingir resultados surpreendentes a curto prazo. Entretanto, o bem-estar com o próprio corpo depende de esforços diários. Nesse caso, é uma questão de adaptação a um novo estilo de vida. Sem a necessidade de restrições, mas com foco no objetivo principal.

Quer ampliar seu conhecimento e colocar em prática bons hábitos de saúde? Então, não deixe de conferir os tópicos abaixo.

Importância de melhorar o estilo de vida

A barriguinha saliente gera incômodo em mulheres e homens. Entretanto, além de ser um problema estético, é um indicativo de que a pessoa precisa de uma melhoria na sua qualidade de vida. Segundo estudos da OMS, a gordura localizada nessa região representa sérios riscos, como o aparecimento de doenças cardiovasculares e diabetes. É o momento de pensar em uma dieta para perder gordura abdominal.

Assim, é interessante investir em alimentos saudáveis e na prática frequente de exercícios físicos. É a combinação ideal na atualidade e que influencia o seu gerenciamento de peso. Contudo, também é importante evitar alimentos de carboidratos simples. Por exemplo, pães, massas, refrigerantes, doces e bebidas alcoólicas. Afinal, essas opções desaceleram o organismo e promovem o que popularmente conhecemos por “pneuzinhos”.

Nesse caso, é preciso adotar certos hábitos benéficos, como beber mais água e fracionar as refeições. Todavia, o líquido ajuda na regulação do organismo, elimina toxinas e o excesso de eletrólitos. Já a alimentação feita em pequenos intervalos no dia acelera o metabolismo. Em suma, é uma mudança na sua rotina em busca da valorização da saúde.

Equilíbrio das porções dos alimentos

No andamento da sua dieta para perder gordura, não se esqueça de manter o equilíbrio e não cometer excessos. Com isso, sempre dê valor a fibras e demais alimentos que aumentem a saciedade. Também, evite alimentos com abundantes quantidades de sal ou açúcar.

Quanto às porções, devem ser distribuídas com certo cuidado. Por exemplo, é interessante o consumo de frutas e legumes 3 vezes ao dia. Já os alimentos que dão mais energia, como batata, aveia e cereal, precisam de 6 porções. Em todo caso, procure um profissional de saúde que ajudará na construção de uma alimentação saudável.

Alimentos primordiais no dia a dia

Existem alimentos com propriedades capazes de ajudar a eliminar gordura na região da barriga. Dessa maneira, é preciso inseri-los na dieta para perder a gordura abdominal de forma gradual. Afinal, o corpo se adaptará gradualmente com a nova alimentação e ganhará um novo ritmo para queimar calorias. Conheça quais são eles a seguir!

1. Peixes

Ricos em ômega 3, os peixes ajudam a desinflamar as células de gordura. Consequentemente, ajudam na perda do famoso “pneuzinho”. Do mesmo modo que outros frutos-do-mar, eles aceleram a transformação da glicose em energia. Sendo assim, é menos provável que ela se acumule na barriga em forma de gordura.

2. Chá-verde e chá de hibisco

O chá-verde é um alimento termogênico, ou seja, possibilita a queima de calorias de maneira mais intensa. Isso acontece porque ele contém um alto nível de cafeína. Dessa forma, associado à prática de exercícios, a substância aumenta a oxidação de gorduras.

Já o chá de hibisco tem capacidade de diminuir o processo de adipogênese. Nele, as células amadurecem e conseguem eliminar gordura. Portanto, podemos dizer que ele também contribui com a dieta para perder gordura abdominal.

3. Termogênicos

Como você percebeu, os alimentos termogênicos não podem faltar na sua dieta para perder gordura. Por isso, além dos já citados no tópico anterior, inclua canela, café e vinagre de maçã no seu cardápio. Sob o mesmo cuidado, não deixe de ingerir muito líquido ao longo do dia. É recomendável o mínimo de 2 litros.

4. Gengibre

Cru ou refogado, até mesmo em forma de chá, o gengibre tem poderosas propriedades que beneficiam o corpo. Seu consumo é indicado nos processos de inflamação, como a gordura localizada. No entanto, é preciso lembrar de que bastam duas fatias por dia. É o suficiente para sua ação termogênica.

5. Pimentas

A capsaicina é um ativo presente na pimenta e atua na liberação de endorfina. Em outras palavras, ela possibilita seu bem-estar, assim como também libera as catecolaminas, responsáveis por diminuir o apetite. Ou seja, um fato que ajuda na dieta para perder gordura abdominal. Consumir 0,9 gramas de pimenta diariamente é o ideal para obter seus benefícios.

6. Frutas cítricas

Grandes fontes de vitamina C, as frutas críticas contribuem para o bom funcionamento do seu organismo. Por isso, inclua esses alimentos na sua dieta para perder gordura abdominal. Framboesa, laranja, acerola, pêssego, kiwi e romã não podem faltar nos seus lanches da tarde ou no preparo de sucos.

7. Probióticos

Não se esqueça também de investir nos alimentos probióticos. Em suma, eles colaboram com a prevenção de doenças. Além de combater o intestino preso, até ajudam a melhorar o seu humor. É interessante investir em trocas inteligentes e evitar certos produtos industrializados. Por exemplo, troque refrigerante e bebidas alcoólicas pelo kombucha, e creme de leite por iogurte natural.

8. Óleos funcionais

Além de melhorar o aspecto da pele, os óleos funcionais são ótimos investimentos na sua dieta para perder gordura. Os de abacate são ricos em vitaminas A, C e E. Já o de linhaça ajuda a combater o colesterol ruim. Não podemos esquecer do óleo de maracujá, que colabora no gerenciamento de peso e na melhora do sono.

Suplementos que ajudam a emagrecer com saúde

O foco no seu estilo de vida é muito importante para propor mudanças significativas na manutenção do seu corpo. Afinal, toda dieta para perder gordura depende de muitos esforços e foco de quem investe na busca por esse resultado. Entretanto, é necessário um prévio apoio profissional para conduzir um tratamento adequado ao seu quadro.

O médico é quem pode realizar a prescrição e sugerir o uso de alguns suplementos alimentares que agregam valor à sua dieta. Atualmente, a suplementação ganhou uma visibilidade maior devido à quantidade de estudos com foco na eficiência de seus ativos. Por sua vez, cada um com comprovações científicas que trazem total segurança ao seu uso.

Entre as alternativas naturais em suplementação, podemos destacar algumas opções bastante populares. Portanto, preste atenção nos tópicos abaixo e veja qual é que atende às suas necessidades.

Glutamina

Normalmente, esse aminoácido presente no sangue pode ser complementado pela suplementação na rotina. O seu uso potencializa a recomposição dos tecidos, como músculos, pele e órgãos. Além disso, a glutamina promove a melhoria das funções intestinais e potencializa o sistema imunológico do indivíduo.

Creatina

Essa é uma das opções de suplemento que agrega muito valor a uma dieta para perder gordura. Isso porque possibilita que o indivíduo passe a ganhar massa muscular e elevar a tolerância ao esforço durante exercícios de alto impacto, colaborando para o aumento da queima de gordura.

Whey protein

Conhecido por ser uma proteína do soro do leite, o whey protein ajuda a definir os músculos, a estabilizar os níveis de açúcar no organismo e é uma grande fonte de energia aos que praticam esportes regularmente ou são atletas.

L-cartinitina

Além de diminuir os riscos de doenças cardíacas, esse é um dos suplementos que favorece a perda de gordura e a geração de energia. Assim, a pessoa fica mais capacitada e disponível para realizar tarefas durante o treino.

Manipulação de suplementos alimentares

Certamente, essa é uma das melhores formas de potencializar os resultados de sua dieta para perder gordura. Além disso, as farmácias de manipulação dispõem de uma variedade de fórmulas que oferecem mais adesão ao tratamento. Desde sachês, cápsulas e gomas até alimentos funcionais, como o chocolate nutricional.

O medicamento manipulado pode atender a várias necessidades de uma pessoa, combinando diferentes vitaminas, proteínas e demais substâncias que garantem uma qualidade de vida. Aliado a isso, ele é personalizado conforme a dosagem ou quantidade que o médico indicar. Neste caso, é possível dizer que é uma solução que apresenta um ótimo custo-benefício e a mesma eficiência em comparação a uma medicação convencional.

Paralelo a isso, vale ressaltar a possibilidade de associar suplementos. Neste caso, reunir diferentes ativos em uma fórmula única. Em suma, é uma forma de potencializar o ganho de massa muscular por meio de uma associação saudável de substâncias para gerenciar o seu peso.

Por fim, apontamos que serão mais rápidos os resultados se a dieta para perder gordura estiver aliada a exercícios físicos. Afinal, uma alimentação saudável proporciona uma maior disposição para malhar. Consequentemente, ela aumenta a vitalidade e facilita a realização das tarefas diárias.

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