Qualifarma
Pesquisar
Close this search box.

6 dicas para acelerar o metabolismo

Muito se fala sobre acelerar o metabolismo. Mas nem todos sabem o que é nem como isso afeta o organismo. O metabolismo é basicamente a forma como o corpo processa os alimentos que ingere e os transforma em energia. Dessa maneira, quanto mais acelerado for o metabolismo, maior sua capacidade de queimar gordura.

Entretanto, o metabolismo de cada indivíduo é diferente. Ele depende do sexo, idade, hábitos e características genéticas de cada pessoa. Além disso, após os 30 anos o metabolismo fica lento, principalmente nas mulheres, por possuírem mais depósitos de gordura.

Portanto, acelerar o metabolismo é uma boa maneira de gerenciar as medidas e manter o peso ideal. E como veremos, hábitos saudáveis podem promover esse aceleramento sem que sejam necessárias restrições alimentares. Vejamos a seguir quais são esses hábitos!

NÃO PULE O CAFÉ DA MANHÃ

Após as longas horas de sono, o corpo precisa repor a energia perdida. Pular essa refeição fará o corpo reservar gordura. Por isso, a sugestão é escolher para essa hora do dia a ingestão de carboidratos de baixo índice glicêmico, como pães integrais. Eles aumentam a sensação de saciedade e evitam que haja exageros no almoço.

INCLUA ALIMENTOS TERMOGÊNICOS

Esse grupo de alimentos é conhecido por acelerar o metabolismo ao aumentar a temperatura corporal. Assim, promovem a queima de gordura, como é o caso da pimenta vermelha que pode chegar a acelerar o metabolismo em até 15%. E bastam apenas 3 gramas por dia. Outros alimentos são o chá verde, gojy berry, canela e abacaxi.

FAÇA REFEIÇÕES REGULARES

Alimentar-se de três em três horas mantém o corpo com o metabolismo acelerado. Isso porque ele entende que não precisa armazenar calorias. Mas as opções escolhidas devem ser saudáveis e leves. Frutas, iogurtes ou biscoitos leves podem fazer parte desse cardápio.

MANTENHA-SE HIDRATADO

O corpo humano precisa eliminar toxinas diariamente por meio da urina e das fezes. E é papel da água auxiliar esses processos de forma natural. Portanto, o ideal é beber entre oito e dez copos de água por dia. Se ela estiver gelada, melhor, pois assim o corpo acelera o metabolismo para deixá-la na temperatura adequada, queimando mais calorias.

SUPLEMENTOS ALIMENTARES

Nem sempre o corpo consegue obter todos os nutrientes necessários para o pleno funcionamento do corpo. Para isso, existem suplementos com vitaminas específicas capazes de acelerar o metabolismo e proporcionar a energia necessária. Entre eles, suplementos vitamínicos, como o B12 e C.

FAÇA TREINOS DE ALTA INTENSIDADE

Com a supervisão de um profissional, os treinos de alta intensidade conseguem prolongar a queima de gordura. Dessa maneira, haverá a eliminação dos depósitos de gordura. Nesse tipo de exercício físico, há alternância entre exercícios de alta intensidade e menores intervalos de recuperação.

Ah, vale lembrar que o estresse e a falta de sono contribuem para um metabolismo mais lento. Se privar do sono faz com que você não tenha energia necessária para mais um dia, deixando todas as funções do corpo mais lentas. Por sua vez, o estresse coloca todo o corpo em estado de tensão, prejudicando igualmente o metabolismo. A dica é dormir bem e tentar tem um estilo de vida saudável.

Esperamos que estas dicas tenham ajudado a compreender melhor sobre a aceleração do metabolismo! Continue lendo temas interessantes como esse, basta assinar nossa newsletter!

Referências: Viver Melhor e Gympass

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima