Qualifarma
Pesquisar
Close this search box.

Conheça 8 calmantes naturais para a ansiedade

A ansiedade é um reação comum em situações de expectativa quanto a fatos futuros. Entretanto, quando essa expectativa atrapalha o cotidiano e se torna um sentimento constante, se transforma em um problema. O Brasil é o país com mais pessoas que sofrem desse mal, 9,3% da população apresenta o transtorno. Os dados são da Organização Mundial da Saúde (OMS), reunidos em 2017.

Além dos sintomas como preocupação excessiva, o indivíduo pode ter dificuldades para dormir e se concentrar. Por isso, buscar ajuda médica é essencial para se obter o diagnóstico o mais rápido possível e começar um tratamento. Entre as causas mais apontadas pelos especialistas, está o estilo de vida, fatores socioeconômicos e ambientais.

Diante do alto número de ansiosos, o Brasil também possui um considerável número de pessoas que fazem uso de medicamentos alopáticos para combater a ansiedade. Mas os riscos de dependência e efeitos colaterais estimularam uma busca por calmantes naturais para a ansiedade. Entre eles, podemos citar a eficácia de plantas medicinais, fitoterápicos e homeopáticos no tratamento do problema. O tratamento pode ser feito em conjunto com os alopáticos ou isolado, dependerá de como o profissional da saúde avaliará.

Então, conheça a seguir uma lista de calmantes naturais para ansiedade!

ERVAS E PLANTAS – FITOTERÁPICOS

As ervas e plantas são usadas há muito tempo pelos nosso ancestrais e sua grande variedade permitiu descobrir uma infinidade de soluções. Veja quais são as mais indicadas para combater a ansiedade:

PASSIFLORA

A planta da qual se origina o maracujá, a passiflora, realmente possui efeitos calmantes. Ela age no sistema nervoso central, fazendo com que a serotonina, neurotransmissor do bem-estar e prazer, permanece no corpo por mais tempo.

VALERIANA

Da mesma forma como atua a Passiflora, a Valeriana faz com que a serotonina fique por mais tempo em circulação no organismo. Seu efeito sedativo também auxilia a ter mais qualidade de sono, sendo considerada uma solução natural para dormir melhor. O que pode ser aproveitado por pacientes que sofrem com ansiedade e insônia.

MELISSA

Também conhecida como erva-cidreira, a Melissa contém óleos essenciais que possuem efeito calmante. A forma mais popular de consumir a Melissa é em chá.

CAMOMILA

A camomila além de ser usada em chás, pode ser usada em suplementos e ajudar a controlar a ansiedade. Seus efeitos também se estendem para a beleza, já que pode prevenir olheiras e equilibrar a oleosidade do rosto e cabelo.

MULUNGU

O Mulungu é indicado para diversos tipos de transtornos, de ansiedade até esclerose e diferentes níveis de epilepsia. Os efeitos do Mulungu ainda podem ser benéficos para o sistema respiratório e circulatório.

CHÁ-VERDE

Com altas taxas de concentração do aminoácido L Teanina, o chá-verde tem como ação o aumento das ondas cerebrais e leva a um relaxamento do corpo. Também possui efeito termogênico, aumentando a temperatura do corpo e assim, a queima de gordura.

HOMEOPÁTICOS

A lista de homeopáticos que atuam contra a ansiedade é extensa. Reunimos dois excelentes medicamentos que ajudam a combater o transtorno.

ARGENTUM NITRICUM

Sua origem é do mineral nitrato de prata e é considerado um dos melhores medicamentos para a ansiedade generalizada ou crônica. O Argentum Nitricum é apropriado para evitar pensamentos constantes sobre o futuro e trata fobias.

ACONITUM NAPELLUS

Conhecido também como aconite ou acônito, esse medicamento é recomendado para quem possui ansiedade aguda. Também é recomendado para quem sofre com a síndrome do pânico.

Esperamos que tenha gostado das nossas dicas! Se você está interessado em obter calmantes naturais para a ansiedade, basta enviar sua receita por WhatsApp aqui.  A QualiFarma SP atua com uma grande variedade de opções naturais.

Referências: Auto Ajuda em Foco, Revista Saúde e Gazeta do Povo

1 comentário em “Conheça 8 calmantes naturais para a ansiedade”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima