Qualifarma
Pesquisar
Close this search box.

8 cuidados especiais com a pele no inverno

Baixa umidade do ar, vento e mudanças bruscas de temperaturas. Esses três fatores são os principais problemas para a pele no inverno. Os efeitos indesejados na pele nessa época do ano são o ressecamento, aspecto áspero e possíveis descamações em certas áreas do corpo.

Dessa maneira, os cuidados com a pele na estação precisam ser redobrados. Apesar da aparência mais limpa do que no verão, é durante o frio que se deve ter um cuidado mais intenso. Além disso, os banhos quentes se tornam mais comuns, e assim, provocam a remoção da oleosidade natural da pele, o que diminui o manto lipídico, responsável por manter a umidade da pele.

Portanto, trazemos algumas dicas de cuidados essenciais para manter a pele saudável e bonita! Assim como, ressaltamos que não é somente o rosto que precisa dos cuidados, mas todo o corpo. Veja abaixo nossas dicas!

TENHA UMA ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA

A pele é o maior órgão do corpo humano, sendo a alimentação diária um fator que  tem grande impacto na sua aparência. Da mesma maneira, requer uma grande diversidade de nutrientes, antioxidantes e vitaminas para garantir suas funções vitais em bom funcionamento.

Por isso, é recomendada a ingestão de frutas, legumes e hortaliças que são fontes de minerais que atuam na prevenção do envelhecimento da pele, ou seja, neutralizam os radicais livres. Outra atenção deve ser sobre a ingestão de líquidos, o que garante que a hidratação da pele se mantenha em dia. Uma boa ideia no inverno é alternar entre água e chás a fim de alcançar os 2 litros diários recomendados.

FIQUE MAIS ATENTO À HIDRATAÇÃO

Um dos principais efeitos do frio é o ressecamento da pele, o que demanda uma hidratação mais profunda. Sendo assim, o ideal é ter uma hidratante para o corpo e outro para o rosto, já que cada área possui necessidades diferentes. Até mesmo a pele oleosa precisa ser hidratada durante o inverno. Dessa forma, é preciso escolher um produto hidratante com a densidade adequada para cada área do corpo, assim como um que se adapte às características da pele.

EVITE TRATAMENTOS AGRESSIVOS

Devido à maior delicadeza que a pele no inverno apresenta, o uso de buchas deve ser evitado porque pode causar irritações. Além de agredir a pele, também retira sua hidratação natural. O mesmo acontece no caso das esfoliações, provocando mais ressecamento para a pele. Portanto, a sugestão é preferir investir em cuidados para pele no inverno que foquem na hidratação contínua.

USE PROTETOR SOLAR

Durante o inverno, a radiação UVB apresenta menor grau de intensidade, mas efeitos indesejados como queimaduras, manchas e o envelhecimento precoce continuam a ser riscos para a pele. Dessa maneira, o uso de protetor solar deve ser feito diariamente para evitar que pele no inverno seja danificada.

Além disso, no caso de viagens para lugares de altas altitudes, como é o caso de montanhas e serras, a radiação pode incidir com maior força. O que reforça o uso do protetor solar como uma barreira importante para a pele no inverno.

CUIDE DOS LÁBIOS

Os lábios são uma das primeiras áreas do rosto que sofrem com o inverno. Ficam ressecados e com rachaduras, devido à fina camada de pele que cobre essa região. Assim, hidratantes como azeite, mel ou manteiga de karité são boas opções para proteger os lábios. Outra dica é não umedecer os lábios com a língua, essa ação pode reduzir a hidratação natural dos lábios depois que a saliva evapora.

ATENÇÃO PARA AS EXTREMIDADES DA PELE

Joelhos e cotovelos são conhecidos por terem a pele mais ressecada que o restante do corpo. Por isso mesmo que a hidratação deve ser ainda mais intensa nesses locais. Ademais, eles protegem as articulações do corpo e permitem que este se movimente. Portanto, aposte em hidratantes e faça uma esfoliação leve para remover a camada endurecida.

LAVE DIARIAMENTE O ROSTO

Como dissemos, a limpeza do rosto mesmo no inverno deve continuar fazendo parte do cronograma facial. O indicado é realizar uma limpeza com produtos específicos para o tipo de pele, no período da manhã e da noite. Ao final do dia, o tônico deve ser aplicado e, em seguida, o hidratante. Lembrando que o ideal é usar água morna ou fria.

NÃO ABUSE DOS BANHOS QUENTES

Apesar das baixas temperaturas que podem atingir algumas cidades brasileiras, os banhos quentes não proporcionam benefícios para a pele. Pelo contrário, aumentam o ressecamento e a flacidez. Mas se o banho quente for a escolha, não se esqueça de passar um hidratante potente e esperar até 3 minutos para que a pele absorva bem o produto, e depois se vestir.

Com essas dicas valiosas, é hora de se preparar para cuidar da pele no inverno! Logo, será possível notar uma pele mais radiante que mantém seu brilho e suavidade natural.

Assine nossa newsletter, assim você garante em primeira mão a leitura dos nossos próximos conteúdos!

Referências: Sociedade Brasileira de Dermatologia e Dermatologia SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima