Qualifarma
Pesquisar
Close this search box.

Cronograma facial: saiba como cuidar do seu rosto diariamente

Primordialmente, não podemos nos esquecer dos nossos compromissos diários, tanto aquelas obrigações profissionais quanto as pessoais. Algumas pessoas, porém, descuidam-se do pessoal e essa atitude resulta numa insatisfação com a própria aparência, seja no gerenciamento de peso, seja no aspecto da pele. Este último é causado pela falta de um cronograma facial.

A busca por estabilidade na vida adulta é uma meta na rotina de diferentes jovens. No entanto, não se deve deixar de lado o autocuidado. A ausência de cuidados com a saúde nos deixa expostos ao aparecimento de doenças físicas ou mentais. A crise de ansiedade, por exemplo, agrava a compulsão alimentar. Por isso, é interessante conhecer os prejuízos dos maus hábitos e repensar o seu estilo de vida.

Neste conteúdo você poderá expandir o seu conhecimento sobre esse assunto tão relevante e necessário na atualidade. Por meio de boas práticas será possível melhorar a sua autoestima e ficar com um semblante radiante e vivaz. Portanto, continue conosco e se surpreenda com as informações dos tópicos abaixo. Boa leitura!

A importância de investir no cronograma facial

Os produtos de skincare ganharam notoriedade nos últimos anos. Frequentemente, muitas pessoas começaram a entender o que é e qual é a importância de um dermocosmético. Então, saiba que ele faz parte do cronograma facial, uma rotina de cuidados especiais que deixam a cútis bonita e saudável.

Afinal, ter uma pele com aspecto jovem, elasticidade e brilho requer disciplina e dedicação. Entretanto, isso parece ser impossível diante da correria do dia a dia. Há muitas queixas relacionadas à falta de tempo após o expediente e na chegada ao lar. Em todo caso, é interessante aprender algumas ações específicas em busca de práticas mensais, semanais e até diárias.

Eventualmente, essa rotina se torna mais eficaz e até fácil de memorizar. Além disso, os resultados são positivos e visíveis ao cumprir as recomendações passadas com os itens corretos. Trata-se de uma questão de força de vontade e amor-próprio. Assim, a pessoa fica satisfeita com a aparência e isso contribuirá para uma melhor qualidade de vida.

Cronograma facial com cuidados mensais

A limpeza de pele é um investimento muito importante para preservar o aspecto vivaz do rosto. Todavia, é essencial contar com ajuda de um profissional especialista nessa área, pois é imprescindível remover células mortas, cravos e controlar a acne.

Além disso, é interessante contar com alguns produtos específicos. Por exemplo, itens especializados para pele oleosa, seca ou demais soluções que se adéquam à sua necessidade. Dito isso, use essa ocasião do mês para limpar de maneira mais profunda o seu rosto, já que ele sempre fica exposto à poluição do dia a dia.

Outras soluções atrativas são as máscaras de mentol e o peeling. Em todo caso, essas são ótimas atitudes rumo a um cronograma facial diário. Esses primeiros passos fazem total diferença, sabia? Você notará isso ao ver o resultado no final desses procedimentos.

Cronograma facial com cuidados semanais

Digamos que após um tempo de cuidado mensal, você reservou um dia da semana para o autocuidado. Seja como for, essa é uma grande conquista na sua busca pelo seu bem-estar e pela sua qualidade de vida. Nessa ocasião, procure investir na esfoliação e no uso de máscaras faciais.

Ao final do ato de esfoliar, você verá o quanto o aspecto da face muda. É possível ver uma beleza antes escondida pela sujeira que a pele acumula ao longo da semana. Faça esse procedimento uma vez a cada 7 dias ou, ao menos, a cada 15 dias.

Simultaneamente, foque em produtos relacionados à sua pele. Alguns exemplos são os hidratantes, os tônicos faciais e os dermocosméticos anti-idade. Eles previnem o envelhecimento precoce e reduzem a presença de linhas de expressões. Sem falar de certos sinais decorrentes da idade.

Cronograma facial com cuidados diários

É muito importante investir em si mesmo e cuidar da própria saúde, como comentamos. O cronograma facial é um grande passo rumo a uma rotina de autocuidado. Por consequência, ele proporcionará uma melhor qualidade de vida e o aumento da autoestima.

Os problemas com a pele trazem muita preocupação às pessoas, principalmente àquelas que gostam de manter uma boa aparência. Às vezes, o surgimento de acne, melasmas e certas dermatites estão ligados à falta de cuidado com o rosto. Por isso, é necessário ter disposição para encarar uma sequência de hábitos diários.

Cada dia da semana revelará a importância de usar os produtos corretos. Sendo assim, sempre adequados ao seu tipo de pele. Isso vai possibilitar a absorção dos nutrientes que você precisa no tratamento diário. Nos subtópicos a seguir, veja quais cuidados são essenciais.

Segunda-feira: limpe e proteja

Os danos que a pele sofre com a poluição, a sujeira e as bactérias fazem da higienização uma etapa importante no começo da sua semana. Por isso, já na segunda-feira, o ideal é deixar a pele descansar. Se possível, não use maquiagem, pois é necessário dar início a um processo de preparação que deve ser fluido ao longo dos dias.

Somente limpe a pele usando um sabonete específico e adequado ao seu tipo de pele, podendo incluir a água micelar antes desse procedimento. Ela remove a maquiagem, limpa a pele e retira a oleosidade. É muito indicada para os indivíduos que têm a pele oleosa. Quem já sofreu com manchas no rosto provenientes de muita exposição ao sol também se beneficia desse tipo de produto.

Portanto, higienize o rosto com os produtos que o dermatologista indicou para o seu tipo de pele. Em seguida, aplique um protetor solar. Os raios UVB e UVA podem causar manchas na face, além de provocar o envelhecimento precoce e problemas mais graves como câncer de pele. Logo, fique longe dessas possibilidades.

Terça-feira: aposte no clareador de pele

Quem tem manchas no rosto pode obter ótimos benefícios ao incluir o clareador de pele no cronograma facial. Além de clarear essas manchas, o seu uso regula a produção de melanina e impede que novas marcas apareçam. Algumas pessoas sofrem muito com esse tipo de situação. Por vezes, o problema está localizado justamente na alimentação incorreta e em outras práticas diárias que não contribuem para um estilo de vida saudável.

Essa solução clareadora é tão poderosa que algumas composições específicas têm efeito laser e anti-idade. Elas prometem amenizar os sinais do envelhecimento, além de promoverem um aspecto vívido para a sua face. Na prática, o produto deve ser usado após lavar o rosto. Nesse momento, massageie a pele com o produto por alguns minutos, de modo que ele seja absorvido. Ao término dessa ação, finalize com o seu protetor solar.

Vale ressaltar que o médico dermatologista é o mais indicado para prescrever o produto ideal. Afinal, ele passa soluções de acordo com as particularidades de cada pessoa.

Quarta-feira: faça uma esfoliação

No cronograma facial, a esfoliação é uma etapa fundamental e traz um aspecto renovado para a pele. É um processo que remove as células mortas e desobstrui os poros. Assim, promove uma limpeza profunda. No entanto, esse procedimento deve ser feito de acordo com as necessidades da pele.

Por exemplo, se for oleosa, o ideal é investir no tratamento em até 2 vezes por semana. Caso ela seja seca, a cada 15 dias. Incluir a esfoliação no seu cronograma facial é muito fácil. Basta aplicar o esfoliante na pele limpa e úmida, fazendo movimentos circulares até o produto secar.

Quinta-feira: hidrate a pele

Para a quinta-feira, a ideia é reforçar a hidratação da pele dentro do seu cronograma facial. Dessa maneira, as máscaras faciais de hidratação noturna são uma ótima proposta. Elas ajudam a deixar a pele sedosa e iluminada para o próximo dia. Por isso, escolha uma máscara específica e adequada ao seu tipo de pele, pois essa ação fará toda a diferença.

Sexta-feira: cuide da área dos olhos

Ao fim da semana, o cansaço pode ficar mais aparente na área dos olhos. Afinal, as obrigações do trabalho e as demandas pessoais deixam qualquer pessoa exausta. Por isso, a sexta-feira é vista como um dia de total relaxamento e uma oportunidade de recarregar as energias.

Então, inchaços e olheiras podem ser evitados com o uso de um revitalizante. O seu efeito “refrescante” desincha a região dos olhos e melhora a aparência de todos os pontos da sua face. No cronograma facial, o produto pode ser usado após a limpeza da pele, pela manhã.

Sábado: invista no primer

Como o sábado é um bom dia para realizar atividades externas, aposte em um primer. O produto disfarça linhas de expressão, esconde os poros e ajuda a controlar a oleosidade da pele. Por causa desses benefícios, ele já se tornou essencial no cronograma facial pré-maquiagem de muitas mulheres. Além disso, os seus resultados são notados rapidamente e o seu modo de uso não tem segredos. Com a pele limpa, o primer deve ser espalhado no rosto em movimentos suaves.

Domingo: foque nos lábios

Os lábios também sofrem com danos do mesmo modo que a sua pele. Logo, eles precisam ser lembrados no cronograma facial. O ressecamento e a pele que se solta podem ser desagradáveis. Portanto, o tratamento de esfoliação de lábios garante um cuidado voltado para combater esses males. Ele pode ser feito a cada 15 dias e iniciado depois da esfoliação, bastando utilizar um bom hidratante labial. Alguns batons de marcas conceituadas cumprem essa função e é possível adquiri-los em farmácias.

As diferenças que podem acontecer na pele negra

Devido ao alto nível de melanina na pele, é comum pensar que pessoas de pele negra não precisam usar protetor solar ou manter outros cuidados para um envelhecimento saudável. De fato, elas apresentam maior resistência à exposição. Entretanto, existem certos mitos em torno dessa questão. Além disso, elas são mais propensas a desenvolver a foliculite e melasma.

Por isso, independentemente do tom, vale resaltar que é necessário manter a limpeza, hidratação da pele e reaplicar o protetor solar entre duas ou três horas de exposição. No entanto, é importante o uso de produtos específicos que combatam a oleosidade, fator muito presente nesse tipo de pele. Dessa forma, é essencial ter atenção aos tons na hora de investir em uma solução adequada.

Por isso, opte por um FPS inferior se o tom for mais escuro e um maior se for mais claro. Em todo caso, siga a orientação de um dermatologista da sua confiança e nunca compre produtos sem a devida recomendação médica e procedência. Além disso, como a pele negra acaba manchando com facilidade, soluções com Vitamina C proporcionam uma maior proteção e previnem os sinais do envelhecimento, pois o componente tem alto poder antioxidante e uniformizador.

A importância da escolha de uma farmácia de manipulação

É importante seguir corretamente o que é descrito no seu cronograma facial, mas para tanto é preciso fazer a escolha de uma boa farmácia de manipulação. Você deve ter certeza de que está usando produtos de qualidade e que, de fato, farão bem à sua pele.

Opte também por um estabelecimento que disponha de um profissional farmacêutico no local. Afinal, ele sanará as dúvidas que você tiver e prestará auxílio na escolha das opções adequadas ao seu objetivo. 

Os produtos manipulados que podem ser inseridos na rotina

De modo geral, um cronograma facial requer muito comprometimento das pessoas. Isso porque é necessário seguir processos diários a fim de obter um resultado satisfatório, ficar bem consigo mesmo e, consequentemente, valorizar a saúde da sua pele.

Nesse caso, é muito importante não só escolher uma farmácia de manipulação que passe confiança, mas ter atenção aos produtos que agregam valor ao seu objetivo e farão com que você invista em uma boa qualidade de vida. Portanto, veja alguns exemplos de soluções que separamos abaixo.

Cremes hidratantes

Quando falamos de ativos hidratantes, não podemos nos esquecer do grande valor que os dermocosméticos têm nos dias de hoje. Vale ressaltar que são soluções eficazes nos tratamentos dermatológicos com fórmulas que trazem benefícios a longo prazo para a sua pele.

Além disso, eles apresentam total segurança de uso em relação aos cosméticos tradicionais, que são soluções momentâneas com muitos conservantes e corantes em sua composição. Aliado a isso, cada dermocosmético manipulado se alinha às necessidades do indivíduo e traz diversas formas farmacêuticas que contribuem para a adesão ao tratamento, como gel, loção ou creme.

Outra solução que promove a hidratação da pele é o ácido hialurônico. Atualmente, ele já é bastante popular por manter a elasticidade e firmeza na tez, bem como diminuir linhas e sinais de expressão.

Vitaminas

Na intenção de manter a sua jovialidade, existem algumas vitaminas que agregam valor ao seu cronograma facial. Por exemplo, a Vitamina C beneficia a produção de colágeno, evita o aparecimento de rugas e dispõe de um grande poder antioxidante. Muitos produtos no mercado já são encontrados com esse componente na fórmula.

Há também a Vitamina D que promove a reestruturação da epiderme, a Vitamina B5 com a sua ação anti-inflamatória e a Vitamina A que ajuda no processo de cicatrização da pele.

Protetores

Atualmente, existem vários tipos de protetor solar e cada qual pode se encaixar com o seu tom de pele e beneficiar o seu cronograma facial. Afinal, para combater os malefícios dos raios UVA e UVB é bom investir em uma opção que melhor se adéque à sua rotina e estilo de vida. Seja ela em spray, creme, gel ou cápsula, é necessário contar diariamente com esse produto para evitar o envelhecimento precoce, queimaduras, manchas e doenças de pele.

Com base nesse cronograma facial, você pode obter resultados duradouros e surpreendentes. Mas antes de começá-lo, atente à necessidade de adquirir produtos adequados para cada tipo de pele. Além disso, tenha disciplina para não deixar de fazer essas práticas no período desejado. Definitivamente, isso traz vantagens externas e internas.

Clique aqui para falar pelo WhatsApp com nossa equipe especializada. Nossos profissionais estão prontos para atender você e recomendar os melhores produtos, de acordo com as suas necessidades. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima