Qualifarma
Pesquisar
Close this search box.

O que é aromaterapia? Veja como usar e os benefícios dos óleos essenciais

Em busca de um estilo de vida que favoreça o bem-estar, muitas pessoas estão investindo no auxílio da medicina natural, como a aromaterapia. Essa prática milenar serve de grande apoio no combate a diversos problemas internos ou externos do indivíduo.

De modo geral, nós encontramos na natureza flores, frutos e folhas com propriedades que ajudam em diferentes objetivos. Apesar de não substituírem os tratamentos convencionais, eles são uma opção atrativa aos que desejam apostar em mudanças que melhoram a autoestima e valorizam o autocuidado.

Nos tópicos abaixo você aprenderá um pouco mais sobre essa alternativa natural e os benefícios que ela pode trazer a nossa rotina. Por isso, continue conosco e tenha uma boa leitura!

O que é a aromaterapia?

Trata-se de uma prática ayurveda (medicina alternativa milenar) que promove a extração de óleos essenciais com finalidade de estabelecer um equilíbrio entre a mente e o corpo. Apesar de não existir uma data correta para o seu surgimento, acredita-se que essa arte e ciência existe há mais de 2 mil anos antes da era comum.

Nesse contexto, por meio do aroma de flores, folhas e vegetais podemos conquistar uma qualidade de vida melhor. Inclusive, várias pessoas hoje já recorrem a medicamentos fitoterápicos como auxílio aos tratamentos de doenças físicas e mentais. Vale lembrar que a aromaterapia é recurso terapêutico reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), sendo uma prática de linha complementar.

Quais os benefícios da aromaterapia?

A aromaterapia costuma favorecer o bem-estar das pessoas por ser uma experiência bastante sensorial. Ao passo que é muito relaxante sentir certos aromas que promovem boas sensações em nós. De certa forma, é um momento confortável e que promove o autocuidado.

Afinal, as pessoas têm uma rotina muito atribulada e não sobra tempo para dar valor a práticas que geram benefícios ao corpo. Além desse exemplo, não podemos nos esquecer da importância de se exercitar regularmente e se alimentar de maneira balanceada.

Em suma, ao exalar tais aromas a pessoa se sente mais relaxada e esse ato ajuda a preservar um equilíbrio interno. Assim, é possível diminuir certas dores, melhorar a respiração e fazer com que fiquemos mais dispostos ao executar tarefas cotidianas, diminuindo até sintomas de estresse e ansiedade.

Quais as opções de aromas disponíveis?

Cada óleo essencial tem propriedades que trazem inúmeros benefícios a que utiliza essas prioridades. Por exemplo, o de alecrim é ideal para quem sofre de dores de cabeça ou passa por determinados cansaços mentais.

Já o de lavanda faz com que você melhore o sono e combata problemas respiratórios. Além disso, temos o de canela, que auxilia os que têm dificuldade em relaxar ou apresentam falta de concentração no dia a dia.

Normalmente, as pessoas usam esses óleos em um aromatizador. Basta misturar 3 gotas de essência com água e sentir o vapor. No entanto, também é possível fazer a aromaterapia por meio da inalação, spray, vaporizador ou usá-los em determinados banhos acompanhados de massagens relaxantes.

Para finalizar, ressaltamos, contudo, que é necessário tomar os devidos cuidados com a aromaterapia. Isso porque é muito importante seguir boas práticas para não intoxicar o organismo ou gerar outros malefícios ao corpo. Em suma, siga as instruções de um profissional de segurança e evite estar em situações de perigo.

Quer saber mais detalhes sobre esses produtos? Então, continue conosco e veja o que são óleos essenciais e confira 5 opções que você deve conhecer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima