Qualifarma
Pesquisar
Close this search box.

O que são óleos essenciais? Confira 5 que você deve conhecer

Existem várias alternativas que ajudam as pessoas a suprirem suas demandas de bem-estar. Algumas aguçam a vontade de conhecer um pouco mais, principalmente se forem soluções ligadas à saúde. Nesse sentido, conhecer o que são óleos essenciais pode modificar sua rotina de autocuidado.

Inegavelmente, é possível notar um crescimento de pessoas à procura de valorizar hábitos saudáveis, sobretudo quando querem cuidar da beleza e saúde. Dito isso, nada melhor que entender as propriedades dos óleos essenciais e considerar seu uso no dia a dia.

Então, quer saber mais? Continue conosco e tenha uma ótima leitura!

O que são óleos essenciais

São substâncias 100% naturais extraídas de plantas, raízes, folhas e flores. Elas carregam a função de proporcionar bem-estar e trazer benefícios terapêuticos ao corpo. Normalmente, passam por diferentes processos de extração. Entre eles, podemos citar a hidrodestilação, a prensagem ou a destilação a vapor.

Acima de tudo, é necessário lembrar que a aromaterapia está presente há tempos na nossa civilização. E, até hoje, a medicina natural desperta o interesse de vários indivíduos para o uso dessas soluções. Afinal, cada essência promove uma ação terapêutica que contribui para a qualidade de vida das pessoas.

Os benefícios e as formas de uso

Agora que você já sabe o que são óleos essenciais, chegou a hora de saber como eles podem ser benéficos. Entretanto, é importante passar por uma orientação médica antes de inciar qualquer tratamento que contribua para a sua saúde física ou mental.

De antemão, podemos dizer que os aromas ou a aplicação do produto na pele ajudam em problemas bastante corriqueiros. Por exemplo, a crise de ansiedade, o estresse e a má qualidade de sono. Além disso, eles também promovem o relaxamento em períodos de TPM e auxiliam no equilíbrio emocional.

Dito isso, é possível aplicá-los de diversas maneiras: em banhos, massagens, vaporização ou, até mesmo, na aromatização da sua casa. No entanto, é fundamental sempre seguir boas práticas e não cometer exageros em seu uso no decorrer da sua rotina. Por exemplo, alguns óleos não devem ser passados diretamente na pele, mas sim diluídos antes. Com orientação profissional e respeito ao tempo de uso e dosagem, os óleos essenciais são extremamente benéficos.

Os 5 principais tipos de óleos essenciais

Quem entra no universo dos óleos essenciais, com certeza, quer saber quais as suas propriedades. Afinal, cada um carrega características que podem ajudar em diversos objetivos. Conheça os principais a seguir.

1. Piperita

O óleo de piperita pode usado tanto como um repelente natural quanto como um aliado na redução do estresse. Ademais, também ajuda a aliviar dores de cabeça e a trazer a sensação de saciedade.

2. Lavanda

Quem pesquisa sobre o que são óleos essenciais, já deve ter ouvido falar do óleo de lavanda. Sem dúvidas, ele é um dos mais conhecidos na aromaterapia. Dito isso, é importante aliado no combate à insônia, ansiedade e promove uma ação cicatrizante.

3. Alecrim

O óleo de alecrim ajuda no gerenciamento de peso e tem ação anti-inflamatória e antisséptica. Ao mesmo tempo, auxilia no controle da oleosidade da pele.

4. Melaleuca

O óleo de melaleuca ajuda a estimular o sistema imunológico e tem propriedades analgésicas. Ademais, também colabora no tratamento de fungos nas unhas e mau hálito.

5. Eucalipto

O aroma do óleo de eucalipto auxilia indivíduos com problemas respiratórios e ajuda a aliviar a tensão. Por isso, é muito procurado pelo público devido à eficácia de suas propriedades.

Neste artigo, você aprendeu o que são óleos essenciais, os principais tipos e as variedades de uso. Contudo, sempre procure um médico especializado antes de investir em qualquer tipo de tratamento.

A QualiFarma SP dispõe dessas e outras soluções que contribuem para o seu bem-estar. Por isso, clique aqui e fale com nossa equipe através do WhatsApp.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima