Qualifarma
Pesquisar
Close this search box.

Retenção de líquidos: o que é, causas e como tratar

Você sabe o que é a retenção de líquidos? Popularmente, ela é classificada quando o corpo apresenta inchaços em determinadas regiões e acúmulo de água em excesso nos tecidos do organismo.

A retenção de líquidos resulta, geralmente, de alterações hormonais. Costuma ocorrer durante o período próximo à menstruação ou na gravidez. Contudo, existem outros fatores que podem favorecer o problema. Em todo caso, é interessante conhecer mais a fundo tal condição e, assim, aliviar o inchaço nas partes do corpo acometidas pelo problema.

Vale lembrar que, caso a retenção de líquidos seja recorrente e persistente, é importante visitar seu médico. Dessa maneira, você receberá orientações sobre o melhor tratamento e como investir em hábitos que contribuirão para sua qualidade de vida.

Quer aprender mais sobre o tema? Então, continue a leitura para entender como reconhecer os sintomas da retenção de líquidos, as causas e quais práticas colaboram para mudanças significativas na sua qualidade de vida.

Quais os sintomas da retenção de líquidos?

Normalmente, as pessoas sentem as mudanças no corpo através do inchaço na região da barriga, pernas, rostos e costas, o que impacta muito a autoestima delas. No caso da retenção de líquidos, a quantidade de urina produzida diminui bastante.

Muitas pessoas costumam usar peças justas em busca de evidenciar a área inchada e ter certeza de que o problema está presente. Além disso, é possível fixar o dedo polegar na região próxima ao tornozelo e, 30 segundos depois, verificar se deixou a marca. Se acontecer, é sinal da necessidade de ir a um médico da sua confiança e ver de que maneira ele pode promover um tratamento adequado.

Quais as principais causas da retenção de líquidos?

A retenção de líquidos gera acúmulo excessivo e anormal de água entre as células do organismo. É uma situação muito comum em determinados pacientes, principalmente aqueles com problemas cardíacos, renais, doentes da tireoide ou com complicações hepáticas.

Além de aparecer no período de gravidez ou TPM, como comentamos, a retenção de líquidos tem causas bastante pontuais. Por exemplo, o acúmulo de sódio, o pouco consumo de água, o sedentarismo e falta de atividades físicas. Veja mais detalhes a seguir!

Alimentação rica em sódio

Os alimentos ultraprocessados já fazem parte da rotina de muitas pessoas, principalmente aquelas que têm uma rotina muito atribulada e precisam lidar com um grande número de tarefas ao longo do dia. Por isso, optam por fast-foods ou outras opções com muito sódio na composição.

Em síntese, quando o sal se acumula no organismo, ele retém mais água porque precisa liberar esse mineral. Logo, é um problema que prejudica a saúde e provoca a retenção. Diante disso, é essencial ter cuidado com o excesso e equilibrar a alimentação em busca de alternativas ricas em vitaminas e minerais, que ajudam na manutenção do corpo.

Calor

Normalmente, o aumento da temperatura do ambiente também provoca o aumento no nosso corpo. A retenção de líquidos ocorre justamente por conta da dilatação dos vasos sanguíneos. Por isso, é interessante ter cuidados com as altas temperaturas, inclusive quando estamos expostos ao sol sem proteção.

Problemas cardíacos

Inchaços no corpo dificultam bastante o funcionamento das veias, e a retenção de líquidos também pode ser devido a problemas cardíacos, como hipertensão e insuficiência venosa. É importante tratar o problema rapidamente.

Diabetes

Neste caso, ocorre uma inflamação nas paredes dos tecidos devido à alta glicose no sangue. Logo, é um fator que facilita bastante a retenção de líquidos. Ou seja, o problema também está muito ligado aos hábitos alimentares e à rotina.

Em todo caso, é necessário analisar determinados aspectos e ir ao médico assim que possível, principalmente em casos de inchaço assimétrico ou ao notar o rosto e as pálpebras inchadas. Quanto ao diagnóstico, ele é oferecido com base em exames de sangue, para que o tratamento se inicie conforme a particularidade da causa do próprio inchaço.

Quais as dicas para lidar com esse problema?

A busca pela qualidade de vida é fundamental. A saber, manter hábitos saudáveis ajuda a introduzir soluções saudáveis e melhorar consideravelmente o funcionamento do seu organismo. Veja abaixo quais são as boas práticas que solucionam a retenção de líquidos.

Beber chás diuréticos

Antes de tudo, hidrate-se constantemente, consumindo bastante água. Mas uma dica que ajuda bastante a aliviar o inchaço é consumir chás diuréticos, mas com cuidado, moderação e orientação de um especialista. Isso porque o consumo em excesso pode gerar desidratação e comprometer órgãos do corpo.

Melhorar a qualidade da alimentação

Caso tenha uma alimentação que contém muito sódio, fale com seu médico e use sais com baixo teor de sódio ou foque em outros tipos de temperos no preparo das refeições.

Manter uma rotina de atividade física

Não negligencie a prática regular de exercícios físicos. Sobretudo, é fundamental escolher um esporte ou atividade física que mais lhe agrade. Assim, você terá motivação para se movimentar e contribuirá regularmente para que o sangue circule no corpo de maneira eficaz. Desse modo, diminuindo as chances de reter líquidos no organismo.

Procurar apoio médico

Entretanto, se alterações hormonais forem diagnosticadas, um profissional especializado vai iniciar o tratamento que se adéque ao seu quadro. A mesma indicação se aplica para insuficiência hepática, renal ou problemas cardiovasculares.

Atualmente, existem soluções aliadas nesse processo. O Drenow C® é um fitoativo que promove ação importante para redução da retenção de líquidos. Rico em vitamina C, ele traz propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Também é favorável no caso de gerenciamento de peso e ajuda no tratamento de celulite.

Clique aqui para conhecer mais sobre o Drenow C®.

Quer mais dicas como essa? Então, aprenda neste seguinte artigo algumas dicas para desintoxicar o fígado através da alimentação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima