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alimentação saudável

Saiba como ter mais saúde e qualidade de vida através da alimentação

Diga-me o que tu comes e eu direi quem tu és! De fato, o famoso bordão pode se adaptar à alimentação. Afinal,  uma alimentação saudável tem total impacto sobre nossa saúde. As nossas escolhas diárias, além de fornecerem toda a energia para o nosso corpo, também nos protegem contra doenças.

Dessa maneira, os nutricionistas são profissionais cada vez mais requisitados. E isso devido à maior consciência das pessoas sobre o papel da alimentação em suas vidas, sendo possível até  prolongá-la. Por isso, cuidar da saúde tem na alimentação um dos seus principais pilares.

No entanto, muita gente confunde alimentação saudável com dieta. Cortar certos alimentos das refeições, sem a devida orientação profissional, pode trazer prejuízos. Isso porque cada alimento fornece vitaminas, minerais, proteínas, carboidratos, fibras ou até gorduras saudáveis e essenciais.

Então, quer saber como fazer melhores escolhas na hora de se alimentar? Continue a leitura! 

ENTENDA A ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Para entender o conceito, é preciso saber que cada pessoa apresenta necessidades nutricionais específicas. Isso significa que cada organismo funciona diferente e tem demandas únicas. É por isso que a consulta com um nutricionista ou nutrólogo ajuda a compreender quais são os alimentos que não podem faltar na sua rotina, e quais são prejudiciais. Dessa maneira, fica mais fácil compreender o funcionamento do metabolismo, sendo possível traçar estratégias para queimar mais gordura.

No entanto, todos sabem que uma alimentação saudável se baseia em diversidade de alimentos e sempre que possível, em sua forma natural. Os alimentos industrializados devem ser evitados, já que possuem baixos valores nutricionais e podem causar problemas para a saúde.

Dessa forma, quando a alimentação é equilibrada,  pode-se aproveitar os benefícios, como: melhor funcionamento do organismo, prevenção de doenças, mais disposição, fortalecimento do sistema imunológico e uma vida com mais qualidade. Mas, como viabilizar isso de fato? Confira abaixo!

APOSTE EM PROTEÍNAS VEGETAIS

Os vegetais, assim como as carnes, também têm proteínas! Ricos em fibras, todos são isentos de colesterol. Ou seja, grandes aliados da saúde. Entre eles, podemos citar o grão-de-bico, feijões, lentilha, amendoim, quinoa e muito mais. Sobretudo, todos possuem aminoácidos essenciais para o nosso corpo. Quem deseja substituir ou diminuir o consumo de carnes, precisa ter um cardápio variado de proteínas vegetais. 

PREFIRA ALIMENTOS DA ESTAÇÃO

São muitas as vantagens de optar pelos alimentos de determinada época. São mais baratos, gostosos, nutritivos e há mais variedade. Em abundância nos mercado e feiras, esses alimentos têm preço reduzido, assim como são uma oportunidade para provar algo novo. E ao terem passado mais tempo absorvendo energia, têm mais nutrientes e vitaminas. 

TROQUE AS GORDURAS NÃO SAUDÁVEIS PELAS BOAS

As gorduras saturadas são aquelas presentes nos alimentos industrializados, já as gorduras boas são as insaturadas. Quando as gorduras boas são consumidas com moderação, podem ajudar a reduzir níveis de colesterol e o risco de doenças cardíacas.

As gorduras boas podem ser encontradas em peixes, nozes, sementes de linhaça, sementes de chia, amêndoas, azeitonas, pistache e no azeite de oliva. Ao incluir estes alimentos em sua dieta, e remover os industrializados o máximo possível, as mudanças nos aspectos gerais da saúde serão notórios

DIMINUA O CONSUMO DE SAL E AÇÚCAR

Consumir sal todo dia é liberado, mas é preciso dosar. Além realçar o sabor dos alimentos, ele fornece iodo, essencial para o nosso corpo. No entanto, quando abusamos do sal, aumentam-se os riscos do desenvolvimento de hipertensão e doenças cardiovasculares.

No caso do açúcar, funciona de maneira similar, seu consumo em excesso representa uma absorção maior de calorias. Assim, pode-se desenvolver diabetes, doenças crônicas e aumento de gordura corporal.

Com todas as informações acima, fica evidente como alimentação e saúde se relacionam. Portanto, é necessário também aliar exercícios a uma alimentação equilibrada. O resultado, é ainda mais saúde e um corpo em forma!

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Referências: Cozinhando para 2 ou 1, Ministério da Saúde e Boa Consulta

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