Qualifarma
Pesquisar
Close this search box.

Como aliviar os sintomas da TPM? Veja as dicas!

 

Segundo pesquisas recentes, 75% das mulheres sofrem com diferentes sintomas da Tensão Pré Menstrual. Conhecida popularmente como TPM, ela afeta tanto o físico quanto o psicológico, exemplificada pela cólica e mudanças de humor. Por isso, diversas mulheres buscam soluções para aliviar os sintomas da TPM.

Os primeiros sintomas costumam aparecer cerca de 10 dias antes do ciclo menstrual. Dessa maneira, é necessário adotar novos hábitos de vida ou ingerir determinados alimentos com antecedência. E durante a TPM, adicionar outros cuidados especiais que vamos falar hoje.

Além disso, opções naturais para aliviar os sintomas da TPM vêm se tornando mais comuns. Afinal, pequenos incômodos podem ser solucionados com soluções simples. Caso as dores sejam mais intensas, o ideal é buscar medicamentos com a supervisão do ginecologista. Então, confira a seguir nossas dicas!

A IMPORTÂNCIA DOS EXERCÍCIOS FÍSICOS

Durante a TPM, o ideal é fazer atividades físicas moderadas. Entre elas, caminhada, yoga, natação, hidroginástica e ciclismo. Os exercícios liberam endorfina, substância química que causa boas sensações como prazer, relaxamento e reduzem o edema típico desse período. Da mesma maneira, há alívio da cólica.

ALIMENTAÇÃO

Como falamos, adotar certos hábitos não deve ocorrer somente durante a TPM. Um exemplo disso, é a alimentação balanceada, que além de favorecer a saúde como um todo, pode ser uma grande aliada das mulheres que sofrem com os sintomas da TPM. Portanto, primeiro os alimentos que devem ser incluídos na alimentação:

  • Ricos em magnésio: aveia, beterraba, figo, quiabo, abacate e banana. Diminuem a contração muscular, e assim, a cólica.
  • Vegetais verdes são ricos em cálcio, o que também alivia as cólicas;
  • Feijão, arroz integral, ervilha e trigo diminuem a irritabilidade;
  • Soja e seus derivados aumentam a disposição;

E agora, os alimentos que devem ser evitados:

  • Café e seus derivados;
  • Alimentos com gorduras trans e hidrogenadas;
  • Xarope de milho;
  • Doces em excesso;
  • Sal em excesso;

OS CHÁS

Nas farmácias de manipulação, estão disponíveis opções de extratos de plantas medicinais que auxiliam a aliviar os sintomas da TPM. Como a Amora, capaz de regular os hormônios.

Já os chás naturais como a camomila, valeriana ou erva de São Jorge possuem propriedades calmantes e ansiolíticas. Assim, diminuem a irritabilidade comum desses dias que antecedem a menstruação. O chá de agnocasto também possui efeitos benéficos. É um anti-inflamatório, antiespasmódico e regulador hormonal. Para diminuir o inchaço, o chá de arenária é uma ótima opção.

COMO A HIDRATAÇÃO PODE ALIVIAR SINTOMAS DA TPM

Beber entre 2 e 3 litros de água proporciona a purificação do organismo, eliminação de toxinas e sal do organismo. Além dos benefícios para saúde, a hidratação diária faz os rins funcionarem melhor, evitando o inchaço. Também vale ingerir sucos naturais!

Dessa maneira, é possível evitar os incômodos causados pela TPM e ainda obter vantagens com uma alimentação e hidratação adequada. Outras opções podem ser indicadas por um profissional da saúde.

Gostou do nosso artigo? Então, assine nossa newsletter! Toda semana você terá acesso a um conteúdo exclusivo.

Referências: GNT, Tua Saúde e Ministério da Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima