A saúde dos olhos demanda uma série de cuidados que favorecem o bem-estar e corroboram com a acuidade visual. No entanto, nem todo indivíduo conduz boas práticas no dia a dia. Com frequência, as pessoas se acostumam com hábitos que levam a situações perigosas. Com isso, elas ficam sujeitas ao aparecimento de doenças e outros malefícios que prejudicam a visão.
Entretanto, ao perceber determinados sintomas, a consulta médica é a melhor indicação. Afinal, essa é a maneira certa de saber se há algo de errado no seu corpo. Essa atitude ajuda a combater a automedicação. Atualmente, esse ato traz prejuízos silenciosos ao paciente. Portanto, é imprescindível procurar um profissional e não se expor a riscos
Nos tópicos abaixo, você terá a oportunidade de ressignificar seus costumes diários, visando cuidar da visão. Portanto, continue conosco e enriqueça seus conhecimentos com nossas dicas. Boa leitura!
1. Não expor os olhos diretamente à luz solar
Bem mais que estilo, os óculos de sol protegem a retina e ajudam na saúde dos olhos. Portanto, sempre faça uso deles em áreas externas. Além disso, é imprescindível que eles ofereçam proteção contra os raios ultravioleta. Desse modo, você combaterá o aparecimento de doenças que prejudicam a visão. Vale lembrar que os óculos de sol com procedência duvidosa podem não oferecer proteção UV, pelo contrário, as lentes escuras dilatam a pupila e acabam permitindo maior passagem de luz solar e raios UV.
2. Não usar colírios indiscriminadamente
Como falamos, há pessoas que praticam o mau hábito da automedicação. Com isso, o corpo enfrenta más consequências. Por exemplo, a intoxicação, a dependência e a resistência do organismo após o uso recorrente de uma substância.
Em relação à saúde dos olhos, não se deve usar o colírio sem a devida indicação médica. Portanto, procure um oftalmologista para encontrar uma solução que se adéqua a sua necessidade. Desse modo, você fará o uso correto do produto e não terá prejuízos no futuro.
3. Tomar cuidado com lentes de contato
Atualmente, muitas pessoas usam lentes de contato para combater problemas de visão. No entanto, é interessante contar com alguns hábitos que propagam a saúde dos olhos. Por exemplo, a validade, a lubrificação dos olhos e o cuidado com o estojo de armazenamento.
Além disso, é necessário visitar com frequência o oftalmologista e limpá-las com produtos específicos. Entretanto, não fique muito tempo sem tirá-las e evite que a região fique seca. Contudo, mantenha sempre cautela na hora de colocar ou tirar suas lentes. A higiene o livrará de qualquer contaminação ou prejuízos oculares.
4. Evitar produtos alérgenos
Em suma, trata-se de substâncias que provocam reações alérgicas em determinadas pessoas. Elas estão presentes em alguns alimentos e/ou produtos. Por exemplo, frutos do mar, leite e trigo. Entre os sintomas estão falta de ar, dor abdominal e inchaço nos olhos. Portanto, procure ajuda para saber se tem alguma alergia e melhore os seus hábitos alimentares.
5. Propagar a saúde dos olhos no controle à diabetes
A diabetes é uma doença que afeta os vasos sanguíneos e prejudica todos os sentidos. Portanto, valorize a saúde dos olhos e de outras regiões com práticas benéficas. Para isso, pratique exercícios, opte por uma alimentação saudável e controle o açúcar.
Ademais, você pode apostar em soluções naturais como a Luteína + Zeaxantina, um suplemento com alto teor de compostos carotenoides, indispensáveis para saúde da visão. Os carotenoides são substâncias responsáveis pela cor amarelo-alaranjada dos alimentos. A Luteína e a Zeaxantina pelo fato de estarem na mácula ocular, ajudam na melhor nitidez e qualidade da visão, além de atuarem como protetores naturais dos olhos, evitando que a luz nociva alcance as estruturas primárias da retina. Sua atuação pode ser comparada como óculos de sol natural. Clique aqui para falar com nossa equipe pelo WhatsApp e saber mais.
Durante esta leitura, você conheceu algumas dicas para cuidar da saúde dos olhos. Desse modo, comece a praticar tais medidas. Com isso, você terá um estilo de vida favorável à sua longevidade.
Quer ficar por dentro de mais dicas como essas? Então, assine nossa newsletter e receba notícias periódicas que facilitam os cuidados com o seu corpo.