fbpx
bem-estar emocional

Saiba o que é bem-estar emocional e entenda como ele afeta sua vida

Na vida cotidiana, sentimos uma série de emoções que provocam reações em nosso corpo. Muitas pessoas não sabem ou não sentem os efeitos imediatos, mas quando esses sentimentos são negativos, eles podem afetar a saúde física. Portanto, prestar atenção no bem-estar emocional é fundamental para ter uma vida em equilíbrio.

Nesse sentido, chamamos de bem-estar emocional o modo como nos relacionamos com nós mesmos e com os outros. Entenda como esse estado interfere na saúde física e como manter a mente em equilíbrio. Continue a leitura!

O que é a saúde emocional

Em suma, o conceito de bem-estar emocional está ligado à saúde emocional, que se define pela capacidade que um indivíduo tem de controlar e gerenciar suas próprias emoções, conhecer de que modo elas se alteram no dia a dia e como isso influencia na rotina.

Inegavelmente, essas emoções e sentimentos, quando negativos, podem se transformar em desmotivação, problemas com a vida afetiva, falta de objetivos pessoais e profissionais, apatia e procrastinação. Ademais, em casos mais graves, podem refletir nos aspectos físicos do corpo, desencadeando doenças.

Atente-se ao termo “felicidade”

Não existe um significado universal para a palavra “felicidade”. Sentir-se feliz é algo relativo: o que desperta esse sentimento em você pode não ser o mesmo que traz felicidade ao próximo.

Portanto, estar atento ao que esse termo significa para você, atendendo às suas expectativas e não às dos outros, é fundamental para despertar boas sensações.

Evite situações que causam clonflito emocional

Tão importante quanto conhecer os gatilhos da felicidade é compreender as situações que podem afetar o bem-estar emocional em uma perspectiva negativa. Há situações ruins em nossa vida que despertam tristeza, e não dá para fugir delas. Por outro lado, alguns estados melancólicos podem ser evitados.

Por exemplo, uma música, um filme ou um passeio a um determinado lugar que trazem lembranças tristes ou ruins. Se você sabe o que vai atingir o seu emocional, evite.

Conheça ações que podem ser aplicadas ao comportamento

Seja no trabalho, seja nos relacionamentos, algumas atitudes contribuem para manter o emocional em equilíbrio. O cuidado psicológico por meio do acompanhamento profissional é uma delas. O psicólogo é o profissional habilitado para ajudar a pessoa a entender e controlar suas emoções, e direcionar o paciente para outros atendimentos — como o psiquiátrico — quando achar necessário.

Além disso, pode-se recuperar o equilíbrio do estado emocional através de soluções naturais, como o Ansiless®, fitoativo com importante ação ansiolítica para tratamento contra a ansiedade e suas comorbidades, incluindo a insônia, agitação, dores tensionais e compulsão alimentar e, também, da depressão. Outra opção é o Relora®, combinação patenteada de constituintes ativos de plantas, o honokiol e a berberina, com eficácia comprovada na diminuição da ansiedade, agitação do sono, níveis de cortisol e compulsão alimentar relacionada ao estresse.

Como a saúde emocional afeta a saúde física

Um artigo publicado pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz revela que a conexão entre o estado emocional e a saúde física vem sendo amplamente estudada ao longo dos anos.

No início da década de 2010, um estudo finlandês verificou que estados emocionais como raiva, medo, felicidade e ansiedade desencadeavam as mesmas dores físicas no corpo dos participantes, independentemente de gênero, hábitos ou aspectos culturais.

Ou seja, todos os indivíduos com ansiedade sentiam dores nos mesmos lugares, assim como a felicidade despertava a mesma sensação, e assim por diante.

Uma publicação do Hospital Santa Lucia chama a atenção para o fato de o bem-estar emocional ser associado a melhorias na saúde e longevidade, ao mesmo tempo que as emoções negativas podem se transformar em problemas mais sérios, como doenças cardiovasculares, autoimunes e câncer.

Lembre-se sempre de que nosso corpo é um emaranhado de conexões. Não há nada que funcione de maneira independente ou não seja capaz de interferir no bem-estar físico. Portanto, cuide do seu bem-estar emocional!

Quer saber mais sobre saúde emocional? Clique aqui e saiba com mais detalhes o que é o estresse!

Comments

comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima