Qualifarma
Pesquisar
Close this search box.

Cuidados com a pele no verão: 5 práticas que você não pode esquecer!

O verão é uma das épocas do ano mais esperadas pelos brasileiros, não é mesmo? Afinal, ela é sinônimo de praia, piscina, sol e atividades ao ar livre. No entanto, a estação mais quente também demanda atenção com a saúde — sendo que, os cuidados com a pele no verão devem ser uma das principais preocupações.

Mas você sabe como a pele pode ser afetada nessa época do ano? A intensa radiação solar, característica do período, pode provocar diversos problemas para a derme, desde o ressecamento até mesmo o câncer de pele. Por isso, é necessário adotar hábitos saudáveis e escolher bons dermocosméticos para se proteger do sol.

Então, quer curtir o verão sem preocupações? Descubra a seguir os 5 principais cuidados com a pele no verão que você precisa ter. Boa leitura!

1. Lembre-se de beber água suficiente

A desidratação em épocas de calor é muito comum, mas pode ser evitada com a adequada ingestão de água. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda de 8 a 10 copos de 200 ml por dia, pois o corpo precisa de mais líquido para manter e repor o que é perdido durante a transpiração.

Embora a água seja a bebida recomendada como aliada aos cuidados com a pele no verão, você também pode aproveitar outras fontes que vão suprir essa necessidade. É possível hidratar-se consumindo chás gelados (de preferência sem açúcar), sucos da estação e aquela água de coco saborosa, sempre presente nas nossas praias.

Frutas geladas e suculentas, como a melancia e o abacaxi, também são ótimas opções, pois além de hidratarem, fornecem vitaminas e nutrientes importantes — e ainda por cima são deliciosas.

2. Hidrate a pele com bons produtos

Entre os problemas que o sol pode causar na pele, está o ressecamento (e em alguns casos mais graves, a descamação). Não só a radiação solar, mas o cloro das piscinas e o sal da água do mar também são fatores que causam danos. Dessa forma, o ideal é sempre hidratar a pele após o banho, principalmente nas regiões mais ressecadas, como os cotovelos, pés, mãos e joelhos.

Segundo especialistas, o creme deve ser fluído e pode ter combinações à base de ureia e vitamina E, conhecidas pela potente ação hidratante. A limpeza de pele também é fundamental para eliminar as células mortas e mantê-la saudável.

Outra opção interessante e que mais tem conquistado os brasileiros é a manipulação de cremes hidratantes. Com isso, é possível obter uma fórmula com ativos hidratantes específicos, que atuam na proteção da pele, de acordo com as características individuais.

Um bom exemplo de dermocosmético é o Densiskin, um complexo biológico que age de dentro para fora, ajudando na retenção de água e na restauração da elasticidade e tonicidade natural. O resultado é uma pele de aparência mais jovem, hidratada e com linhas de expressão suavizadas.

3. Use protetor solar para cuidar da pele

Você já deve ter ouvido inúmeras vezes que o uso do protetor solar é essencial para proteger a derme, certo? Mesmo assim, ele costuma ser um dos cuidados com a pele no verão mais negligenciados.

Afinal, todo mundo quer desfilar um lindo bronzeado no final da temporada. O argumento costuma ser de que vivemos em um país onde a maioria das pessoas já está “acostumada” com o sol.

No entanto, o protetor solar deve ser um produto diário e indispensável do cronograma facial de skincare, com um cuidado redobrado no verão.

A exposição prolongada ao sol, o suor, a água do mar e a areia são fatores de risco para a pele e podem causar o envelhecimento precoce. Testes demonstraram que as pessoas que usam protetor solar têm uma aparência mais jovem se comparadas às que não usam. Por isso, use diariamente e, durante o verão, reaplique a cada duas horas.

Se desejar um protetor com fórmula exclusiva, experimente o Proshield, que, além de proteger, ajuda a hidratar a pele. Esse dermocosmético é obtido por meio de uma técnica patenteada que extrai uma substância chamada melanoidina, formada durante a torra do café.

Além de ser um poderoso antioxidante, ele ajuda a proteger a pele da luz azul e atua como um escudo antipoluição. Esse fitofotoprotetor promove a integridade da pele estimulando a produção do colágeno.

4. Não se exponha ao sol durante os horários de pico

Os banhos de sol são uma prática comum durante o verão, mas é preciso ter cautela. O recomendado é não se expor excessivamente e, de preferência, evitar os horários entre as 10h e 16h, período em que a radiação solar é mais intensa. Caso não seja possível evitar a exposição solar, opte por se proteger com boné, roupas e chapéu.

A exposição demasiada à radiação nos horários críticos é a maior causa de manchas na pele, e a prevenção é sem dúvida a melhor decisão. Mas se o dano já está estabelecido, é possível minimizar e até revertê-lo, por meio do uso de produtos que atuam sobre as manchas.

Cremes e séruns que tenham em sua composição o potente ativo Biolumitá ajudam a clarear e uniformizar o tom da pele. O componente é extraído do rizoma de uma planta chamada Alpina officinarium, mais conhecida como gengibre chinês.

5. Consuma alimentos que contenham carotenoides

Talvez essa dica você nem conheça, mas certos alimentos são capazes de deixar a pele mais hidratada e bonita. Além disso, também protegem contra o câncer de pele, pois estimulam a produção de melanina e são antioxidantes.

Os mais conhecidos são os que têm cores amarelas, como a cenoura, o mamão, a laranja e a manga, mas alimentos como maçã, abóbora e beterraba também são boas fontes desse nutriente. Esses alimentos são ideais para manter a saúde e o bronzeado perfeitos e podem ser consumidos como parte dos seus cuidados com a pele no verão.

Mesmo que você tenha tomado cuidado e se protegido, pode acontecer, por um pequeno descuido, de ficar com a pele sensível e avermelhada. Para resolver essa questão, aposte em dermocosméticos que ajudam a recuperar a pele.

O Physavie é um extrato vegetal que possui propriedades calmantes e antienvelhecimento. Ele ajuda a estimular as defesas antioxidantes naturais da pele, promovendo o controle da temperatura e a microcirculação da pele em situações de agressões externas.

Com esse kit básico de cuidados com a pele no verão, você vai terminar a estação com um lindo bronzeado e sem prejudicar a sua saúde. Ninguém precisa abrir mão do prazer do sol, da piscina e do mar para ter uma pele bonita. As novidades em dermocosméticos surgem para nos auxiliar e proteger.

Então, quer curtir o verão com saúde e a pele protegida? Na QualiFarma SP, você encontra as melhores opções. Clique aqui e fale pelo WhatsApp com nossa equipe especializada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima