Qualifarma
Pesquisar
Close this search box.

Por que o autocuidado feminino deve ir além da beleza? Saiba agora!

Talvez, um dos termos mais importantes que você já tenha lido é o autocuidado feminino. Apesar de ser uma preocupação muito reforçada por esse público, o conceito não engloba somente as questões estéticas e beleza, mas também a saúde e o bem-estar da mulher.

Entretanto, nem sempre o autocuidado é interpretado da forma correta. Muitas pessoas o relacionam como sinônimo de beleza. Ademais, apesar de o parâmetro estético estar ligado ao tema, ele é muito mais que isso, como comentamos.

Aproveite a leitura deste artigo e entenda não somente por que é importante, mas os principais pontos acerca do autocuidado feminino.

O que é o autocuidado feminino?

A princípio, significa ter hábitos, atitudes e comportamentos voltados para a sua saúde física e emocional. O conjunto dessas óticas leva à promoção do autocuidado, que impacta a autoestima.

Além disso, apesar de ser uma preocupação direta consigo mesma, não significa que não devemos nos importar com as pessoas a nossa volta. Quando entendemos quem somos e nos valorizamos como tal, facilmente conseguimos estimular o amor e o cuidado com quem está entre nós.

Qual a importância do autocuidado feminino?

Em um período como o que vivemos, nunca se falou tanto sobre saúde física, mental e emocional. Reconhecer seus próprios gostos, vontades, desejos e, até mesmo, limites é fundamental.

É justamente isso que o autocuidado feminino prega — olhar para si, amar-se e estar bem consigo mesma. Pensando nisso, é justo colocar a beleza como um dos principais pontos, mas não o único.

Nesse sentido, as mulheres devem se cuidar, desenvolver o amor-próprio, entender o que é importante para elas e o que as deixam bem. Essas preocupações colocam a autoestima em outro patamar e, com isso, é possível promover os três pilares do autocuidado: corpo, mente e o estado de espírito.

Exemplificando, fazer exames periódicos, ter mais momentos para si mesma, investir em alimentação saudável. E mais além: fazer tratamento de reposição hormonal, implementar suplementos vitamínicos na rotina, praticar exercícios físicos e, claro, a famosa rotina de beleza.

Ainda pensando nos cuidados com a saúde, é possível aproveitar os benefícios de nutracêuticos como Serenzo + Saffrin, que reduzem a vontade de comer doce, diminuem a compulsão alimentar, irritabilidade, estresse, ansiedade e ainda ajudam a promover uma sensação de felicidade.

Além disso, é possível combinar probióticos num pool de lactobacilos que, em conjunto, atuam no reequilíbrio da microbiota intestinal, aumento da imunidade e melhora da qualidade de vida. Clique aqui para falar com nossa equipe especializada.

Como colocar o autocuidado feminino em prática?

Sobretudo, vamos entender que não existe uma receita ou uma fórmula a ser seguida. A mulher precisa entender o que é importante para si. Esse entendimento a levará a se conhecer mais e, assim, identificar aquilo que a faz bem.

Por exemplo, uma mulher pode entender como cuidar de si ao ter uma rotina de exercícios na academia. No entanto, outra pode não se identificar com isso, não fazendo parte do seu processo de cuidado. Ela pode, por exemplo, preferir cuidar de plantas ou passar mais tempo realizando atividades individuais.

As áreas da vida para incluir o autocuidado feminino

Como forma de facilitar a sua busca por uma qualidade de vida diária, separamos abaixo algumas informações para te inspirar. Cada área necessita de um cuidado especial e é por meio de ações simples e práticas que você poderá trazer grandes benefícios ao seu dia a dia.

No entanto, é necessário bastante comprometimento e total confiança em si mesma. Dito isso, busque atividades que realmente valorizem seu bem-estar e engajem no alinhamento dos seus objetivos. Continue conosco e veja abaixo as principais dicas para diferentes aspectos.

Físico

A prática de esportes e os exercícios diários, como uma caminhada, nos ajudam a ter mais disposição durante o dia e manter o corpo menos vulnerável ao aparecimento de determinadas doenças. Sem dúvidas, esse é um dos primeiros grandes passos para o autocuidado feminino diário. 

Portanto, escolha uma atividade que melhor se encaixe no seu estilo de vida. Por exemplo, algumas pessoas seguem a nutrição holística em busca de suprir uma determinada deficiência nutricional. Essa prática ajuda a estabelecer um equilíbrio entre a mente e o corpo. Nesse caso, a ioga agrega muito valor a essa finalidade.

Por isso, conheça as características de diferentes práticas e opte por aquela que traga os benefícios desejados, bem como melhore sua satisfação. Além disso, permita-se realçar a sua beleza com cuidados de pele, unhas e cabelos. Por último, foque em uma alimentação saudável e durma bem.

Emocional

Todos nós precisamos nos conhecer e saber lidar muito bem com nossas emoções. A inteligência emocional é de grande apoio na realização de demandas pessoais e, principalmente, profissionais. Assim, é possível alinhar nossos objetivos e administrar as emoções de forma positiva.

Essa é uma habilidade bastante desenvolvida no ambiente empresarial. Entretanto, se essa medida não faz parte da sua realidade, procure investir na psicoterapia para esclarecer determinados pontos e dificuldades presente na sua rotina. A técnica ajuda a compreender atitudes e resolver conflitos internos, evitando transtornos mentais. Sem dúvidas, é um investimento bastante preciso e recompensador. O autoperdão e o autoconhecimento são necessários.

Social

Lembra que falamos que inteligência emocional agrega valor em demandas profissionais e pessoais? Então, não é somente no trabalho que as pessoas passam por conflitos. Entre amigos, familiares e determinados grupos de interesses em comum há sempre momentos em que é necessário diálogo, empatia e bom senso. 

O autocuidado feminino também tem a ver com a forma como a mulher se apresenta diante de tais circunstâncias. Logo, é muito importante que ela se conheça bem e saiba lidar com essas situações sem gerar desgastes emocionais e divergências de ideias que atrapalhem o convívio entre pessoas.

Lembre-se de que preciso não se isolar, pelo contrário, tenha sempre pessoas que te apoiam ao seu redor. Ajudar outras pessoas também é uma prática que eleva a autoestima. Converse, troque experiências e se divirta.

Mental

Certamente, você conhece algum que passou ou ainda passa por algum transtorno mental. Segundo pesquisa do Instituto Ipsos, 53% dos brasileiros tiveram piora na saúde mental durante a pandemia de Covid-19. Além disso, há casos de sequelas neurológicas após infecção do novo coronavírus. 

Entre eles, problemas em relação à confusão mental, dificuldade de compreensão e ansiedade. Seja como for, é muito importante procurar um médico de confiança para que ele passe tratamentos que atendem às necessidades de cada paciente.

Assim, é possível se recuperar de maneira segura, sem estar vulnerável aos riscos da automedicação. Além disso, os óleos essenciais, os chás e as plantas medicinais são grandes aliados para alívio de sintomas como estresse, insônia e irritabilidade.

Além disso, inclua atividades prazerosas na sua rotina, como sair para comer fora, passar o final de semana com a família reunida ou passear com os animais. Também vale assistir algo na TV comendo uma boa pipoca, ler um livro ou estar em contato com a natureza.

Em conclusão, é possível praticar o autocuidado feminino com pequenos passos, que sejam importantes para a própria mulher. Ela deve pensar mais sobre seus desejos e entender o que proporciona prazer e bem-estar, bem como o grau de importância de todas as áreas em sua vida. Gradualmente, esse processo eleva os níveis de saúde física, mental e emocional.

Agora que entendemos melhor sobre o assunto, compartilhe este artigo nas suas redes sociais e permita que mais mulheres entendam a importância de ter uma vida mais saudável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima