fbpx
doenças de outono

Veja quais são as principais doenças de outono e seus pontos de atenção

Aprendemos que o outono é a estação dos ventos fortes e das folhas que caem. É a vida que se renova. Mesmo aqueles que não são tão próximos da natureza ficam entusiasmados com suas belezas. Por outro lado, juntamente a essa estação do ano aparecem as doenças de outono. A passagem das estações gera alguns transtornos na saúde das pessoas e a maior parte precisa de tempo para se acostumar. O outono/inverno são campeões de reclamações e, responsáveis por uma série de doenças, principalmente resfriados e gripes

Neste artigo, elencaremos as doenças mais comuns do outono e os pontos de atenção aos quais você deve estar de olho. Acompanhe!

Por que surgem as doenças de outono?

Existem diversos fatores que fazem as doenças de outono aparecerem. Um dos principais é a mudança na temperatura. A chegada do frio irrita as vias aéreas e causa uma série de problemas. Além disso, também ocorre uma redução considerável na umidade relativa do ar. Assim, a inversão térmica aumenta, o que gera acúmulo de poluentes na atmosfera.

Devido ao clima mais frio e seco, é comum que as pessoas fiquem em locais fechados, isso prejudica ainda mais as condições de saúde. Afinal, esses lugares tendem a ficar pouco arejados. Além disso, cresce o uso de casacos e cobertores. Geralmente, eles ficam guardados por muito tempo, podendo acumular ácaros, poeira e até mofo

Quais são as principais doenças de outono?

Entendido o porquê de existirem doenças no outono, mostraremos quais são elas. Continue lendo!

Bronquite

Trata-se de uma inflamação nos brônquios. A saber, eles são os dutos que levam o ar até os pulmões. Assim, ocorre uma infecção nessa parte, gerando alergias, irritações e outros sintomas. Veja os principais:

  • chiados no peito;
  • falta de ar;
  • dores no peito;
  • febre;
  • tosse seca. 

Ademais, um detalhe importante: pessoas com doenças cardíacas ou respiratória têm mais facilidade de desenvolver a doença. Portanto, se esse é o seu caso, tenha atenção a esse problema. Afinal, ele pode causar complicações a curto prazo. 

Sinusite

Essa é uma inflamação das mucosas da face. Elas ficam localizadas em volta do nariz e na região dos olhos, também conhecidas como maçãs do rosto. Em termos de sintomas, temos:

  • dores de cabeça, principalmente nos seios da face;
  • congestão nasal;
  • coriza;
  • tosse;
  • febre e indisposição. 

Otite

Sem dúvidas, a otite é muito comum em crianças. Basicamente, trata-se de uma infecção no ouvido causada por bactérias ou vírus. Geralmente, essa infecção provém da gripe ou resfriado. Com isso, ela é considerada uma doença de outono e inverno.

Além disso, a poluição também se torna um fator de risco para esse problema. Entre os principais sintomas, temos:

  • dores de cabeça;
  • desequilíbrio;
  • febre;
  • drenagem de fluidos pelos ouvidos;
  • diminuição da audição.

Rinite

Por fim, temos a rinite. Resumidamente, essa é uma doença que pode ser viral, alérgica ou crônica. A saber, ela é caracterizada pela presença dos seguintes sintomas:

  • congestão nasal;
  • espirros;
  • rinorreia.

Além disso, pode causar vermelhidão e coceira nos olhos e sensação de inflamação na garganta. 

Soluções naturais para as doenças de outono

Então, agora que você já conhece as principais doenças que surgem com as baixas temperaturas do outono, conheça alguns ativos naturais capazes de combatê-las, ao promoverem o aumento da imunidade:

Imuno TF

O Imuno TF consegue ativar os mecanismos de defesa do organismo para combater adequadamente diversas formas de agentes invasores, por entregar ao corpo células de memória prontas para reconhecer e eliminar diferentes espécies de patógenos. Ademais, o produto também é recomendado para as crianças e pode ser utilizado tanto para prevenir a ocorrência de infecções, gripes, doenças respiratórias e outros problemas provocados por vírus, bactérias e fungos, quanto para os cuidados com essas doenças.

Própolis

O própolis é uma substância naturalmente produzida pelas abelhas a partir da vegetação, com várias propriedades medicinais. Sobretudo, apresenta ação anti-inflamatória, bactericida, antiviral, antifúngica, antimicrobiana, cicatrizante, anestésica, antioxidante e estimuladora do sistema imunológico. Portanto, é indicada como tratamento auxiliar de diversos problemas de saúde, sendo muito conhecido para combater doenças respiratórias, gripes e resfriados.

Vitamina C, D e Zinco

Esse combo estimula o sistema imunológico. A vitamina C apoia as defesas naturais do corpo. Enquanto isso, a vitamina D ativa células do sistema imune e o zinco contribui para a produção de anticorpos. Assim, as defesas naturais do seu corpo trabalham em todos os momentos do dia para conter vírus e infecções.

Por fim, podemos concluir que as doenças de outono, de fato, geram muito transtorno. Então, é muito importante ter à sua disposição medicamentos capazes de combater esses problemas.

Se você quer saber mais, leia também como escolher uma farmácia de manipulação em São Paulo

Comments

comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima