fbpx
como evitar a gripe

Saiba como evitar a gripe no inverno com algumas medidas simples

Em praticamente todos os invernos, uma pergunta sempre volta à tona: como evitar a gripe? Este é um problema de saúde global, que afeta um número enorme de pessoas. Por isso, as campanhas de vacinação contra a gripe são tão importantes.

Porém, no frio, as doenças respiratórias tendem a ter uma frequência ainda maior. O motivo é que o clima mais frio facilita a proliferação do vírus causador da gripe. Logo, se você se preocupa em ter uma vida mais saudável, deve ficar atento à gripe, especialmente no inverno.

Então, este post traz algumas dicas de como evitar o problema com atitudes bem simples. Continue a leitura para conhecê-las!

Como evitar a gripe com alguns hábitos bem simples

A resposta para a pergunta de como evitar a gripe não é muito complexa. Existem diversos hábitos bem simples que ajudam na questão, quando incorporados à rotina.

Primeiramente, é importante ter o hábito de lavar as mãos com água e sabão. Se a prática não for possível no momento, usar o álcool em gel é uma alternativa, até que você possa lavá-las. Outro bom hábito, é se policiar para não colocar as mãos na boca, nariz ou olhos. As mucosas dessas partes do corpo são portas de entrada para os vírus, e as mãos são o transporte. Logo, o melhor é prestar atenção.

Além disso, existem mais algumas dicas simples, porém importantes. Por exemplo, evitar aglomerações no inverno ajuda a prevenir a gripe, especialmente se alguém em volta apresenta os sintomas.

Outra boa dica, é deixar o ambiente sempre bem ventilado. Assim, o ar circula e o risco de contaminar outra pessoa é bem menor. Contudo, no frio, é mais comum que os ambientes fiquem fechados. É importante deixar o ar circular o máximo possível.

Como evitar a gripe melhorando o sistema imunológico

Enquanto cultivar esses hábitos é uma forma de evitar a gripe, melhorar a imunidade é outra opção. O nosso sistema imunológico existe para combater os vírus que infectam nosso corpo, como o que causa a gripe, além de outros agressores.

Portanto, buscar algumas formas de fortalecer o sistema imunológico é essencial para gozar de uma saúde plena. Ter uma alimentação equilibrada, por exemplo, é essencial para que o organismo encontre todos os nutrientes que precisa, tornado-se fortalecido.

Além disso, a prática de exercícios físicos ajuda a combater o estresse, que também é um fator de risco para a imunidade. Dormir bem e consumir pelo menos 2 litros de água por dia, também contribuiu com a imunidade.

A vacinação contra a gripe

Dentre os fatores que ajudam a evitar a gripe, a vacinação é uma das melhores opções. A vacina é encontrada nos postos de saúde anualmente, e tomá-la tem dois grandes objetivos.

Primeiramente, protege a parcela mais frágil da população, que sofre mais com a gripe ou que está mais exposta. Normalmente, são idosos, gestantes, crianças, professores, profissionais de saúde e outros.

Para complementar, o outro grande objetivo é criar a imunidade em toda a comunidade. Ou seja, quanto mais pessoas são vacinadas, menos veículos para o vírus existem. Portanto, tomar a vacina não é apenas uma forma de se cuidar, mas de proteger toda a sociedade.

É natural que problemas respiratórios ocorram com uma frequência maior no frio. Porém, a resposta de como evitar a gripe é relativamente simples. Basta seguir as dicas acima e manter bons hábitos de saúde e higiene.

Então, gostou do tema de hoje? Assine a nossa newsletter e receba outras ótimas dicas de como manter uma vida mais saudável. Não perca!

Comments

comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima