Qualifarma
Pesquisar
Close this search box.

Por que comemos mais no frio? A gente explica aqui!

Você já se perguntou por que comemos mais no frio? Esta pergunta sempre fica na cabeça de quem quer manter uma alimentação saudável no inverno, mas sente grande dificuldade.

Se você passa por este dilema frequentemente, não se preocupe, pois não é o único. Sentir mais fome no inverno é, na verdade, é uma reação natural do nosso corpo para regular a temperatura.

Então, descubra neste artigo porque esse fenômeno acontece e conheça algumas dicas para manter a dieta nesta época do ano.

Por que comemos mais no frio?

Comer mais no frio não é uma questão psicológica. Afinal, é um fenômeno que acontece com todos, com uma explicação biológica bem simples, e que faz sentido.

O corpo humano é uma máquina perfeita e, como tal, é totalmente preparado para situações adversas. Por exemplo, no frio, ele tende a gastar mais energia para manter a temperatura ideal. Portanto, este é o principal motivo para o hábito de comer mais. Com o maior gasto calórico, sentimos mais fome.

Mas este não é o único motivo para a fome extra. No inverno, também existe uma diminuição da serotonina, uma substância que promove o bem-estar. Logo, para contornar aquela sensação de desânimo típica do inverno, as pessoas acabam comendo um pouco a mais.

Como evitar comer mais durante o frio?

Então, agora que você já conhece as explicações biológicas que nos fazem comer mais no frio, é preciso conhecer estratégias para não sair da linha com a dieta. Afinal, é possível manter uma alimentação saudável mesmo no inverno.

Uma das principais dicas, é não confundir tédio com fome. Se você não tem nada para fazer, busque algo para se distrair por uns 20 ou 30 minutos. A partir daí, se continuar com fome, procure fazer uma refeição leve.

Além disso, certas pessoas cortam completamente as comidas preferidas, mas essa prática acaba tendo o efeito reverso. Portanto, se privar totalmente de um prazer acaba fazendo com que você ceda e exagere. Logo, o segredo é encaixar os alimentos preferidos na dieta, em uma frequência e quantidade saudáveis.

Por fim, outra boa dica relacionada aos hábitos saudáveis, é manter a rotina de exercícios. Eles não somente ajudam a queimar as calorias, mas também auxiliam na liberação da serotonina. Por isso, mesmo que tenha que se esforçar mais, vale a pena!

Cuidado com as calorias no inverno

Quanto à alimentação, existe uma dica boa para ajudar a manter a dieta no inverno. Pois bem, se temos uma tendência natural a nos alimentarmos mais para manter a temperatura corporal, bebidas e comidas mais quentes são uma ótima pedida. Por exemplo, chás sem açúcar e sopas light.

Também não se esqueça de beber água. Afinal, como no frio não sentimos tanta sede, muitas pessoas “esquecem” desse pequeno detalhe. Para ajudar, use um aplicativo que lembre você de beber água. Mesmo no inverno, não se esqueça de beber no mínimo 2 litros do líquido por dia.

Por fim, é preciso evitar o consumo de alguns alimentos. Infelizmente, as massas, o chocolate e as nozes são alguns dos produtos mais procurados no frio. Mas eles são muito calóricos e devem ser evitados.

Agora que você já sabe por que comemos mais no frio, siga nossas dicas e mantenha a alimentação saudável também nessa época. E se quiser saber mais como manter uma boa rotina alimentar, leia também sobre os problemas que as dietas da moda podem trazer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima