Qualifarma
Pesquisar
Close this search box.

Veja como reduzir o colesterol com algumas mudanças alimentares

Quem batalha contra o colesterol alto sabe que a alimentação é um fator decisivo. Aliás, mesmo quem não sofre com alguma doença e busca dicas para ter uma vida saudável, sabe que tudo que consumimos tem um efeito no nosso organismo. Portanto, não há como reduzir o colesterol sem aderir a uma dieta saudável.

Embora a lista de alimentos aprovados não seja campeã em popularidade, adaptar receitas é uma ótima maneira de se acostumar. Outra possibilidade interessante, é aliar fórmulas personalizadas e ativos naturais a sua rotina alimentar. Assim, é possível seguir um tratamento mais atrativo e prático.

Então, vamos para as dicas! Esperamos que você consiga adicionar essas mudanças alimentares a sua vida. Contudo, não se esqueça de consultar um médico. Ele pode orientá-lo melhor sobre como fazer essas transição. 

INCLUA OS PEIXES NAS SUAS REFEIÇÕES

Entender como reduzir o colesterol pode se resumir a aumentar a ingestão de boas gorduras, evitando as gorduras trans e saturadas. Sendo assim, os peixes são uma ótima alternativa: fonte de ácido graxo ômega-3, tipo de gordura boa. Entre os peixes que podem ser consumidos, estão o atum, salmão e truta.

GRÃOS 

Feijão, lentilhas, soja, entre outros grãos, auxiliam na diminuição do colesterol alto. Pesquisadores do Hospital St Michael’s concluíram que consumir uma porção de 130g por dia desses grãos, é capaz de reduzir 5% os níveis de colesterol. Neste caso, o LDL, conhecido por ser o colesterol ruim.

OLEAGINOSAS

Esses é um dos grupos alimentarem mais esquecidos quando o assunto é como reduzir o colesterol. As oleaginosas compõem o grupo das castanhas, nozes, amêndoas, entre outras. Elas influenciam na elevação do HDL, o colesterol bom.

EVITE O EXCESSO DE QUEIJO

O queijo é um dos alimentos mais queridos pelos brasileiros. E pode ser um dos maiores obstáculos para quem tem colesterol alto. Porém, o excesso de consumo de queijos aumenta o LDL, o tipo de colesterol mais perigoso. Portanto, o ideal é substituir o queijo por opções mais saudáveis, ou consumi-lo com moderação.

CONSUMA CEREAIS INTEGRAIS

As fibras e vitaminas são grandes aliadas no processo de redução do colesterol. Arroz, macarrão, pães e farinhas possuem versões integrais que devem ser consumidas diariamente. Afinal, a ação das fibras no organismo é bastante vantajosa. Ela diminui a absorção de colesterol no intestino, controla os níveis de colesterol no sangue e ainda promovem a saciedade. 

ADOTE FÓRMULAS NATURAIS E PERSONALIZADAS

Garantir ao organismo a quantidade de nutrientes necessária, fica mais fácil por meio de suplementos alimentares. Sobretudo, eles possuem fórmulas personalizadas e naturais, que complementam uma dieta balanceada. Assim como respeita as necessidades do organismo de cada pessoa. Converse com seu médico sobre essa possibilidade!

Apesar de parecer, à primeira vista, uma mudança alimentar relativamente fácil, o desafio está em permanecer com uma alimentação equilibrada. Afinal, as tentações estão por toda parte e apostar em dietas da moda é um risco. Por isso, consulte um nutricionista para entender como se adaptar ao novo cardápio e fazer com que essa transformação seja duradoura.

Gostou do nosso artigo? Compartilhe-o em suas redes sociais! Ele pode auxiliar outras pessoas a ter mais saúde.

Referências: Tua Saúde e Sociedade de Cardiologia de São Paulo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima