Qualifarma
Pesquisar
Close this search box.

7 passos para ter uma vida mais saudável

Ser saudável não implica em somente se alimentar bem. Apesar de saúde e alimentação caminharem juntas, outros aspectos também são importantes. Por exemplo, ter um bom convívio social e familiar, praticar atividades prazerosas, entre outros. Então, preparado para saber como ter uma vida saudável? É o que você vai descobrir neste artigo.

Como comentamos, bons hábitos que incluem uma alimentação balanceada e variada, assim como a prática de exercícios, contribuem para dias mais felizes e uma vida longeva. Porém, outros segredinhos podem lhe ajudar ainda mais nessa empreitada. Continue a leitura e conheça 7 dicas valiosas. 

NÃO PULE O CAFÉ DA MANHÃ

Vamos começar pela primeira alimentação do dia. O café da manhã é a refeição destinada para fornecer energia para o corpo, que acabou de passar 7 ou 8 horas em jejum. Portanto, é preciso recompor nutrientes, vitaminas e minerais logo pela manhã. Ademais, fazer um desjejum correto, promove um consumo de alimentos mais consciente ao longo do dia, sem exageros.

REDUZA A INGESTÃO DE SAL

Sem dúvidas o sal pode ser um grande vilão da saúde, se não for consumido adequadamente. O excesso de sal pode provocar doenças como a hipertensão arterial, pedras nos rins e insuficiência renal. Além disso, também provoca a retenção de líquidos e, como sintoma, pode ser observado o inchaço de pernas, barriga e pés. 

Sobretudo, é preciso ter cuidado ao salgar suas refeições, e evitar o consumo de alimentos com muito sódio. Principalmente no tocante aos alimentos industrializados e processados. 

NÃO DESCUIDE DA HIDRATAÇÃO

Uma ótima maneira de não esquecer de beber a quantidade necessária de água, é manter um aviso diário no celular. Diversos aplicativos têm essa funcionalidade, e são um lembrete importante para manter o corpo livre de toxinas. Além disso, a correta hidratação ajuda a manter a pele bonita, e também auxilia no processo digestivo, melhorando a absorção dos nutrientes.

PRATIQUE EXERCÍCIOS – COMECE EM CASA

Quem disse que a inscrição em uma academia é vital para começar uma rotina de exercícios? Existem muitos canais de vídeos que ensinam a fazer exercícios em casa. As atividades ao ar livre também são uma boa pedida. Além disso, opte por fazer pequenas mudanças na sua rotina: use as escadas ao invés do elevador, alongue-se antes de iniciar o dia de trabalho, ande mais de bicicleta ou faça caminhadas regulares.

EVITE OS REFRIGERANTES

Por mais que seja quase impossível não encontrar um refrigerante em festas e comemorações, ele não precisa fazer parte da sua lista de compras. Até mesmo as versões light ou diet, apesar de poucas calorias, são ricos em sódio, conservantes e corantes. Por isso, opte por sucos naturais, chás e água. 

VALORIZE UM SONO DE QUALIDADE

Uma boa noite de sono traz inúmeros benefícios: mais disposição para as tarefas diárias, controle da fome, menos estresse e até pode proporcionar mais anos de vida. Foi isso que descobriu um estudo da American Academy of Sleep. Quem sofre com insônia crônica, corre três vezes mais riscos de morrer. Por isso, durma em horários regulares e em um local confortável.

FIQUE PERTO DE QUEM VOCÊ GOSTA

Uma vida saudável também significa estabelecer bons vínculos sociais com pessoas que nos importam. Amigos e família são peças fundamentais para ter uma vida mais alegre e prazerosa. Afinal, nossa saúde mental também deve ser cuidada, e faz parte de uma vida mais feliz. 

Então, gostou de saber mais sobre como ter uma vida mais saudável? Aliás, não é preciso ser tão rígido, aos poucos cada boa mudança pode ser adicionada à sua vida. Ânimo!

Gostaria de continuar lendo artigos como este? Assine nossa newsletter e receba uma notificação quando um novo conteúdo estiver disponível!

Referências: Boa Vontade, Minha Vida e Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima