Qualifarma
Pesquisar
Close this search box.

Unhas quebradiças: saiba como acabar de uma vez com esse problema

O problema de unhas quebradiças não é incomum. Boa parte da população sofre com esse inconveniente, sendo as mulheres e os idosos, os grupos mais afetados.  No entanto, esse problema pode aparecer em qualquer pessoa, com causas variadas, podendo estar relacionadas aos hábitos de vida, doenças, condições médicas, idade avançada, entre outros.

As unhas quebradiças também são uma forma do organismo mandar um alerta: pode estar faltando alguma vitamina ou algo não funciona bem. A saber, os primeiros sinais de problemas nas unhas incluem afinamento, ressecamento, fragilidade, irregularidade no relevo, manchas, entre outros.

Primordialmente, é necessário identificar as causas do problema, e a maneira mais rápida de tratá-las, para ter unhas grandes e fortes.  Os problemas mais comuns estão relacionados à má alimentação e ao uso de produtos químicos

Então, vamos entender melhor esse problema e suas origens? Continue a leitura!

O QUE PODE LEVAR A TER UNHAS QUEBRADIÇAS?

As unhas são constituídas basicamente de queratina, a proteína responsável pelo crescimento delas. Essa proteína também desempenha um papel importante nos cabelos, garantindo força e resistência. Entretanto, para se manterem saudáveis, as unhas também precisam de vitaminas, aminoácidos e minerais. 

Dessa maneira, a falta de nutrientes proveniente de uma alimentação desequilibrada pode ser uma das causas das unhas fracas. Outros problemas mais complexos, também deixam as unhas quebradiças, como por exemplo:

  • Hipo ou hipertireoidismo: Em ambos os casos, as unhas ficam frágeis. Em situações de hipotireoidismo, o metabolismo desacelera e há uma diminuição na quantidade de nutrientes que são transportados para as unhas. Já no hipertireoidismo, acontece um aumento na produção de hormônios tireoidianos, fazendo com que as unhas cresçam sem força.
  • Anemia: Nesta condição de saúde, ocorre uma alteração no transporte de oxigênio para as células, o que enfraquece as unhas.
  • Doenças: Fungos, bactérias, dermatites, psoríase e líquen plano são alguns dos causadores das unhas quebradiças. Apesar de não ser o principal sintoma, o enfraquecimento das unhas são uma das consequências. 

UNHAS QUEBRADIÇAS: COMO FORTALECÊ-LAS?

Veja abaixo como você pode melhorar a saúde das suas unhas:

TENHA UMA ALIMENTAÇÃO BALANCEADA

Como vimos, os alimentos têm um papel importante no crescimento e manutenção das unhas. Sendo assim, inclua diferentes alimentos nas suas refeições, sem deixar faltar vitamina A, ferro, proteínas, cálcio e demais nutrientes na sua dieta. Essa é uma maneira de fornecer o suporte nutricional para a saúde, como um todo. 

USE HIDRATANTES PARA AS UNHAS

Em farmácias você pode encontrar produtos específicos para problemas nas unhas, tratamentos que atuam em seu fortalecimento e beleza.

ESCOLHA UM REMOVEDOR SEM ACETONA

O uso excessivo de removedores de esmalte que contém acetona, pode ressecar as unhas e torná-las quebradiças. Além disso, elas também podem apresentar manchas e opacidade. Por isso, opte pelos removedores que possuem fórmula diferenciada.

PROTEJA SUAS MÃOS

Usar produtos químicos ao fazer limpeza em casa, pode danificar as unhas. Portanto, não se esqueça de usar luvas nas tarefas domésticas. 

OPTE PELOS ÓLEOS

Os óleos podem retirar o esmalte e fortalecer as unhas, como é o caso do óleo de banana. Essas versões naturais podem ser encontradas em farmácias de manipulação, assim como em lojas de produtos naturais.

Esperamos que com essas dicas você consiga manter as unhas bonitas, limpas e saudáveis! Se notar qualquer problema, marque uma consulta com o dermatologista.

Assim como as unhas, a pele do rosto também merece cuidados especiais! Os dermocosméticos aliam saúde e beleza, conheça mais sobre eles clicando aqui! 

Referências: Beleza e Saúde e Guia da Farmácia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima