Qualifarma
Pesquisar
Close this search box.

Maus hábitos alimentares que você precisa mudar hoje mesmo

Com uma rotina de trabalho e estudos cada vez mais acelerada, alguns maus hábitos alimentares podem prejudicar a saúde a longo prazo. Nesse sentido, os sintomas mais comuns de uma alimentação deficiente são: falta de qualidade do sono, estresse, digestão lenta, obesidade, desequilíbrio hormonal, hipertensão e propensão à síndrome metabólica.

Inegavelmente, maus hábitos alimentares sensibilizam o sistema imunológico, deixando o indivíduo mais suscetível a doenças.

Portanto, é imprescindível conhecer os benefícios de uma alimentação saudável em prol da melhoria da qualidade de vida. Antes disso, entenda quais são os maus hábitos e como tirá-los da rotina definitivamente.

O que são hábitos alimentares?

Hábitos alimentares são os padrões e as escolhas que as pessoas fazem em relação à sua dieta. Portanto, tais hábitos incluem não apenas o tipo de alimentos que uma pessoa consome, mas também a frequência das refeições, as porções e os métodos de preparação.

Dessa forma, os seus hábitos alimentares são moldados por uma variedade de fatores, incluindo cultura, tradição, disponibilidade de alimentos, preferências pessoais, além de conhecimento sobre nutrição e saúde.

Importante ressaltar que os hábitos alimentares desempenham um papel fundamental na saúde geral de uma pessoa. Eles influenciam o seu peso, os níveis de energia, a saúde cardiovascular e o seu bem-estar emocional.

Considerando esse cenário, procure estabelecer hábitos alimentares saudáveis para manter uma boa saúde a longo prazo, fazendo escolhas conscientes e equilibradas em relação aos alimentos que você ingere regularmente.

O que prejudica os hábitos alimentares?

São vários os fatores que podem prejudicar os seus hábitos alimentares. Podemos citar como exemplo a disponibilidade e o fácil acesso a alimentos altamente processados, ricos em açúcares, gorduras saturadas e sódio. Além disso, o estilo de vida agitado de muitas pessoas pode impulsionar escolhas alimentares rápidas e pouco saudáveis.

A falta de educação nutricional também desempenha um papel significativo ao prejudicar sua alimentação. Fatores emocionais, como estresse, tédio e ansiedade, são outros que podem levar ao consumo excessivo de alimentos não saudáveis, criando padrões prejudiciais para sua alimentação.

Além disso, questões econômicas e sociais, como a falta de recursos financeiros para comprar alimentos saudáveis e a falta de acesso a alimentos frescos em algumas comunidades, podem dificultar a adoção de hábitos alimentares saudáveis.

Quais as dicas para ter hábitos alimentares saudáveis?

Com o intuito de evitar maus hábitos alimentares e proporcionar uma alimentação equilibrada e saudável para você, preparamos algumas dicas. Continue a leitura e confira.

Substitua sucos industrializados e refrigerantes por água

É comum que a maioria das pessoas opte por sucos industrializados, pela falsa impressão da ingestão de ingredientes naturais. A realidade é que os famosos de sucos de caixinha escondem um alto teor de açúcar e são uma porta aberta para o aumento dos índices de colesterol.

Junto ao refrigerante, promovem não só a ingestão exacerbada de açúcar, como contribuem para a desidratação.

Sendo assim, a alternativa mais saudável é fazer a substituição destes maus hábitos alimentares por um maior consumo de água. O ideal é que se consuma em média 2 litros por dia, para a perfeita manutenção das funções do organismo.

Evite distrações durante as refeições e mastigue devagar

Inegavelmente, sempre que temos um tempo mínimo que seja, acabamos por dar uma conferida nas redes sociais. Isso acontece, principalmente, durante as refeições. No entanto, embora seja tentador checar as redes sociais ou assistir televisão durante a refeição, essa prática deve ser evitada.

Ao nos distrairmos durante esse processo, podemos não prestar atenção em como mastigamos e acabamos ingerindo uma maior quantidade de comida.

O corpo tem um tempo de espera de até 20 minutos para entender que está sendo saciado. Portanto, ao mastigar com pressa, o organismo não compreende a informação de imediato e pode aumentar a sensação de que é necessário comer mais, em um curto espaço de tempo. É estimado que pessoas que comem devagar comam 30% menos durante as refeições.

Monte pratos mais coloridos

Pratos de uma única cor são um alto indicativo de que diversos nutrientes estão sendo deixados de fora da alimentação. Estes podem auxiliar no sistema imunológico, em processos mais rápidos de cicatrização, disposição durante atividades físicas e promovem uma boa resposta na prevenção de doenças.

Neste caso, uma alimentação colorida é o ideal para se obter os nutrientes necessários para a manutenção da saúde. Monte seu prato com alimentos com as cores: 

  • verde (verduras e legumes);
  • laranja (cenoura, abóbora);
  • vermelho (tomate, morango);
  • amarelo (milho, banana, manga);
  • branco (arroz, aveia, couve-flor);
  • preto (feijão, jabuticaba);
  • roxo (berinjela, repolho roxo).

Sobretudo, é importante evitar ao máximo os fast-foods. Eles contêm alto valor calórico e são pobres em valor nutricional. É comum que a disposição para cozinhar desapareça no meio da semana, devido ao cansaço e, quando isso acontece, a tentação pelo fast-food é incontrolável, fazendo com que a adoção de hábitos alimentares mais saudáveis seja mais difícil.

Consumir alimentos com alto teor de gorduras pode comprometer o sono e a produtividade do dia seguinte. Neste caso, cabe a substituição por uma omelete ou uma salada de rápido preparo, que não tomam tanto o tempo.

Ter hábitos cada vez mais saudáveis faz toda a diferença na qualidade de vida, retardando o surgimento de doenças e proporcionando longevidade.

Então, gostou deste artigo?  Se quiser saber mais sobre os hábitos alimentares e suas consequências, clique aqui para saber como reduzir o colesterol.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima