fbpx
regular o intestino

Veja como regular o intestino com essas dicas simples

Entender sobre as soluções capazes de regular o intestino pode fazer toda a diferença na qualidade de vida de uma pessoa. Há quem diga que esse órgão é o nosso segundo cérebro e isso não é nenhum exagero. Ele é responsável pela absorção dos nutrientes que ingerimos por meio dos alimentos. Além disso, ele também realiza uma série de outros processos essenciais para a vida humana.

Logo, negligenciar os cuidados com o intestino pode causar problemas sérios à saúde. Muitos desses prejuízos poderiam ser evitados se as pessoas soubessem como manter esse importante órgão regulado. Por outro lado, também há a falta de informações corretas sobre o assunto.

Pensando nisso, escrevemos este conteúdo. Nele, mostraremos algumas adicas simples para regular o seu intestino.

Acompanhe!

Beber bastante líquido para regular o intestino

Beber bastante líquido é uma das ações que você deve adotar. Afinal, esse hábito ajuda a lubrificar o órgão e facilita bastante a formação das fezes. Assim, uma dica interessante é consumir suco de melancia sem água ou açúcar, inclusive, batido com as sementes.

Sobretudo, essa é uma das principais ações a serem implantadas na sua rotina. É recomendável beber de 2 a 3 litros de água por dia. Vale lembrar que é interessante sempre andar com sua garrafa. Este já é um grande passa rumo às mudanças benéficas para, consequentemente, atingir a melhor idade com vivacidade.

Consumir frutas integralmente

Além disso, o consumo de frutas também contribui para regular os processos intestinais. Sendo assim, é importante inserir esses alimentos em sua dieta. Elas ajudam com as fibras alimentares, que é o principal combustível dos processos executados dentro do intestino.

Uma dica que vale a pena destacar é com relação aos alimentos que podem ser consumidos com o bagaço ou a casca. Afinal, essas frutas fornecem ainda mais nutrientes e, principalmente, as tão valiosas fibras.

Evitar alimentos que irritam o intestino

Além de saber o que comer para regular o órgão, também vale a pena conhecer alguns alimentos que é melhor evitar. Veja quais são:

  • bebidas alcoólicas;
  • alimentos gordurosos;
  • processados e industrializados;
  • chocolate.

Afinal, esses alimentos são considerados constipadores e podem prejudicar bastante o funcionamento do seu intestino. Além disso, é importante saber que esse órgão reúne colônias de bactérias benéficas e que têm um papel preponderante na saúde intestinal.

Ao consumir esses alimentos, você está, literalmente, matando essas bactérias e, consequentemente, impedindo o seu próprio corpo de regular o sistema intestinal.

Evitar o uso de laxantes para regular o intestino

Além dos alimentos nada saudáveis, também é importante evitar o uso de laxantes. Eles interrompem os processos e os sistemas executados pelo seu corpo. Ou seja, podem acelerar a absorção de nutrientes dos alimentos.  Assim, não é preciso ser especialista para notar que isso pode diminuir a qualidade do trabalho do seu intestino e, consequentemente, gerar prejuízos em outras funções do corpo.

Inserir probióticos na alimentação

Por fim, você pode inserir probióticos em sua alimentação. Eles são microrganismos vivos que ajudam as bactérias boas que circulam no nosso intestino. Além disso, eles também têm uma contribuição interessante para o sistema imunológico. Você encontrará os probióticos em alimentos como iogurtes, leites fermentados, kefir etc. Contudo, também é possível fazer o uso por meio de suplementos.

Você pode, por exemplo, solicitar na sua farmácia de manipulação um pool de lactobacilos, capazes de melhorar a digestão e a absorção de nutrientes, além de equilibrar a flora intestinal. Clique aqui para falar sobre probióticos com nossa equipe especializada.

Entendeu como regular o intestino? Ações simples do dia a dia podem fazer toda a diferença e causar impactos positivos no seu corpo. Assim, não perca mais tempo e aplique essas estratégias a partir de agora na sua vida. Acredite, os resultados virão mais rápido do que você imagina.

Gostou da leitura? Quer continuar a aprender? Então, leia também sobre como fazer substituições de alimentos visando a saúde e a boa forma.

Comments

comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima