Qualifarma
Pesquisar
Close this search box.

Vitamina D: entenda sua importância para o organismo

É necessário uma série de elementos para que o corpo humano funcione em equilíbrio, como as vitaminas, importantes para a reparação de tecidos, funcionamento orgânico e reações metabólicas no meio celular. Entre elas há uma fundamental, a vitamina D.

Muito conhecida por estar relacionada à saúde dos ossos, também é relevante para o sistema imunológico, cardiovascular, músculos, insulina e para o crescimento. Sua deficiência causa diversas complicações à saúde, como riscos cardíacos, osteoporose, depressão, câncer, gripe e resfriados, doenças autoimunes, diabetes tipo 1, entre outras. Inclusive, a deficiência de vitamina D na mulher gestante pode provocar aborto, pré-eclâmpsia e autismo na criança.

Caso haja a suspeita da carência de vitamina D, é recomendado procurar um médico, que indicará os exames necessários, bem como fará a prescrição de um suplemento da vitamina, que pode ser manipulado.

Continue a leitura e entenda mais sobre essa substância essencial para o organismo.

O que é a vitamina D?

A vitamina D é um micronutriente lipossolúvel. O que isso significa? Que é solúvel em gordura e, ainda, é armazenada em grande quantidade, principalmente pelo fígado. Assim, existem duas categorias de vitaminas: a D2 que é de origem vegetal e obtida pela ingestão de alimentos e a D3, sintetizada na pele depois da exposição ao sol. Também, encontra-se em suplementos vitamínicos vendidos em farmácias.

Como se dá a absorção e produção pelo corpo?

Após a ingestão alimentar, os alimentos são decompostos em pequenas moléculas por processos mecânicos e químicos do organismo. Logo, passam pelas paredes do tubo digestivo e vão para o sangue e para o sistema linfático. Depois, chegam até as células para serem metabolizados.

No entanto, não são todos os nutrientes que o corpo absorve, porém, dependendo da combinação de alimentos ingeridos, a absorção é potencializada. Dessa maneira, a vitamina D, em contato com demais substâncias, se transforma em um hormônio e é melhor assimilada quando a pele fica exposta ao sol.

Quais são as funções da vitamina D?

A vitamina D está relacionada a variados processos no organismo para que ele trabalhe em harmonia, evitando doenças ou tornando-se mais forte perante elas. Confira alguns deles abaixo:

  • equilíbrio das defesas do corpo — as células de proteção têm receptores para a vitamina D, que auxiliará o sistema imunológico;
  • saúde dos ossos e dos músculos — ela normaliza a quantidade de cálcio e fósforo no corpo humano. Ainda, ajuda na absorção desses minerais no intestino para que os ossos e a estrutura muscular permaneçam saudáveis. Assim, ela auxilia nas contrações, inclusive dos músculos do coração, que bombeia o sangue para os demais órgãos;
  • proteção contra tumores — previne diversos tipos de câncer, uma vez que atua no processo de diferenciação celular, evitando que novas células cancerosas surjam;
  • prevenção de doenças — quando as taxas de vitamina D estão na normalidade, as chances de ter doenças como obesidade, diabetes, pressão alta, esclerose múltipla, depressão, entre outras, são menores.

Todavia, se há uma redução de vitamina D, é possível fazer uma suplementação com medicamentos manipulados, conforme a dosagem necessária estipulada por um médico.  A vantagem dos manipulados, é sua apresentação em diferentes formas farmacêuticas, facilitando a adesão ao tratamento. Por exemplo, pode-se acrescentar vitamina D aos chocolates funcionais, cápsulas e comprimidos sublinguais, cápsulas oleosas, filmes ou comprimidos orodispersíveis.

Além disso, você pode acrescentar alguns alimentos fontes de vitamina D em sua dieta diária, como óleo de fígado de bacalhau, salmão, sardinha, ovos, iogurte, manteiga e fígado de frango ou de gado. Assim como ficar exposto ao sol de 15 a 20 minutos todos os dias.

Agora, se você precisar de mais informações sobre essa importante vitamina ou outro assunto, clique aqui para entrar em contato e tire suas dúvidas com nossa equipe especializada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima