Qualifarma
Pesquisar
Close this search box.

Covid-19: como as vacinas funcionam?

A aplicação da vacina contra a Covid-19 já está sendo realizada em alguns países. Laboratórios públicos e privados correram contra o tempo para colocar no mercado um imunizante potente que combata o novo coronavírus. Neste artigo, você saber como as vacinas funcionam.

Geralmente, o período compreendido entre os estudos e a fabricação de uma vacina, pode chegar a uma década. Entretanto, pela urgência e o avanço da tecnologia na área da saúde, os profissionais agiram com rapidez para acabar com a pandemia quanto antes.

Afinal, os novos processos de criação de vacinas têm permitido testes seguros e com menos efeitos colaterais. Você tem interesse no assunto e quer saber como as vacinas funcionam? Acompanhe este post!

Como as vacinas atuam no corpo?

Inicialmente, são feitas pesquisas em laboratórios por cientistas, biólogos, farmacêuticos, médicos e biomédicos para identificar o agente causador da doença. No caso da Covid-19, eles tiveram que conhecer as características do vírus e como ele se relaciona com as células do corpo.

Dessa maneira, são avaliadas diversas moléculas para encontrar uma fórmula eficaz, que não cause efeitos colaterais agressivos no organismo. Após, seguem os testes em animais para comprovar a eficácia. Em caso de aprovação, inicia-se a fase clínica, que é dividida em etapas:

  • Primeira fase: testar a segurança das vacinas em grupos pequenos de voluntários, de até 100 pessoas adultas e saudáveis;
  • Segunda fase: também está relacionada à segurança, mas com um número de participantes maior, de modo que a análise seja mais ampla e em grupos menos homogêneos;
  • Terceira fase: se as duas etapas forem aprovadas, o próximo passo são os testes de eficácia do produto. Aqui, milhares de pessoas são testadas simultaneamente. Usualmente, o acompanhamento é feito por anos porque alguns efeitos colaterais demoram a aparecer.

E as vacinas contra a Covid-19?

A saber, com relação às vacinas de diferentes laboratórios contra o coronavírus, há inúmeros grupos em fases distintas, sendo a segunda e a terceira as mais avançadas. Logo, esse processo que demoraria uma média de três anos terá a duração da metade do tempo, devido ao comprometimento dos cientistas e à urgência da situação.

Todavia, você deve estar se perguntando: após aprovada, como é a ação da vacina no organismo? A resposta é que ela estimulará o corpo a produzir anticorpos contra o agente patogênico, contra o qual desenvolveu-se a vacina. Assim, quando o organismo detectar posteriormente esse agente causador de doenças, o sistema imunológico terá capacidade de combatê-lo rapidamente.

São vários os tipos de vacinas, como inativadas, toxoides, imunoglobulinas e vivas atenuadas. Cada uma tem sua particularidade de funcionamento, mas a ativação no organismo é semelhante. Elas servem para impedir que as pessoas contraiam e desenvolvam a doença, ou mesmo sua forma grave.

Quais são as vacinas que estão em desenvolvimento?

Diversos países estão estudando várias vacinas direcionadas à Covid-19. Na verdade, os cientistas apostam em diferentes métodos para atingir um resultado eficaz. Veja a seguir alguns dos laboratórios que estão nessa corrida e suas técnicas utilizadas:

  • Pfizer + Sinovac Biotech / Moderna Therapeutics — desenvolve uma vacina genética mRNA-1273, que injetada na própria célula humana produz proteínas virais para o sistema imunológico combater;
  • Instituto Jenner (Universidade de Oxford) / Astrazeneca / Janssen / Gamaleya — usa vetores virais, como um adenovírus geneticamente alterado, para incapacitar o organismo a desenvolver a doença;
  • Instituto Butantan — desenvolve uma vacina com vírus atenuado ou inativado, que é a técnica mais tradicional.

Até que todas estejam aprovadas, adquiridas pelos governos e distribuídas à população, ainda se faz necessário utilizar máscaras em locais públicos, lavar as mãos e usar o álcool gel com frequência.  Portanto, além de manter-se em casa, sair somente o necessário e evitar aglomerações. Contudo, é de suma importância que todas as pessoas se vacinem quando as vacinas estiverem disponíveis, para garantir a proteção efetiva contra a doença.

Então, gostou de saber como as vacinas funcionam? Compartilhe este post em suas redes sociais para que mais pessoas entendam como as vacinas funcionam.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima