Qualifarma
Pesquisar
Close this search box.

Tudo o que você precisa saber sobre remédio manipulado

O remédio manipulado foi capaz de aportar uma nova dinâmica na relação do uso de produtos para a saúde. Em especial, o fato de permitir uma dosagem específica para cada paciente. Além disso, caracteriza-se pela apresentação e fórmula exclusiva para os pacientes.

Diferentemente da indústria de medicamentos tradicional, a farmácia de manipulação oferece medicamentos feitos “sob medida”. Além disso, eles podem ser até 50% mais baratos que a medicação tradicional. Afinal, o objetivo é não haver desperdício, contribuindo para um uso consciente.

Diante dessas características, o mercado magistral atrai muitos clientes. Nos últimos anos, mesmo apesar da crise, foi um dos ramos que mais cresceu. Os benefícios e as vantagens do remédio manipulado já atraem boa parte dos brasileiros. Veja quais são esses pontos fortes!

Remédio manipulado é seguro?

Antes de tudo, é necessário lembrar que as farmácias de manipulação seguem regras impostas pelo Ministério da Saúde. Além disso, a fabricação de suas soluções passa por supervisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e tem base em formulários desse órgão fiscalizador, com diretrizes que contemplam mercados nacionais e internacionais.

De maneira geral, os remédios manipulados são um grande avanço da ciência para que ocorram atendimentos personalizados, trazendo mais eficácia nos tratamentos. Portanto, sim, eles não só funcionam e são seguros, como também obtiveram um crescimento de 8% no número de vendas no primeiro trimestre de 2021, segundo dados da Associação Nacional dos Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag).

Indo além, muitas farmácias magistrais têm certificação de qualidade e se baseiam em boas práticas que evitam quaisquer tipos de riscos para o público. Neste caso, é essencial preservar tais pontos na hora de escolher o estabelecimento que manipulará seus medicamentos. Assim, você terá mais certeza e segurança da sua escolha.

Quais as diferenças entre remédios manipulados e os tradicionais?

Pontualmente, os remédios tradicionais são fabricados na intenção de suprir a demanda de um público amplo, com características e necessidades em comum. Ou seja, atendem a uma necessidade por meio da produção em massa, inclusive com uma dose padrão. Já os manipulados são fórmulas personalizadas que se alinham às principais individualidades de cada paciente.

Assim, o prescritor leva em conta o histórico do paciente e considera quais são os melhores ativos para que ele possa atingir uma melhor qualidade de vida. Afinal, diferentemente dos industrializados (exceto os de uso controlado), os manipulados só podem ser adquiridos mediante a apresentação de uma receita médica com seu nome, para que o tratamento seja personalizado e individualizado.

Quais são os diferenciais dos remédios manipulados?

A adesão ao tratamento ficou ainda mais fácil devido à versatilidade do remédio manipulado. Isso porque existe uma variedade de fórmulas que facilita o comprometimento dos pacientes com o uso correto da medicação. Por exemplo, algumas pessoas apresentam dificuldades de engolir líquidos ou substâncias por conta de situações traumáticas.

Além de o médico propor algumas alterações na alimentação, é necessário receitar formas farmacêuticas não usuais, visando atender às necessidades do paciente. De modo geral, é bom lembrar que há medicações que não podem passar por processo de trituração ou serem partidos ao meio.

Sob esse ponto de vista, os avanços científicos permitiram fórmulas como gomas, sachês, comprimidos sublinguais e gel comestível. Ademais, as soluções manipuladas ajudam em diversos tipos de tratamentos. Desde a resolução de um problema estético até a busca de amenizar os sintomas de certas doenças crônicas.

Diante disso, o profissional de saúde pode reunir vários ativos que resolvem variados problemas. Um claro exemplo dessa realidade é a aplicação do conceito In&Out na busca do rejuvenescimento da pele, com ajuda do colágeno manipulado. Ou então, o uso de cosmecêuticos, nutricosméticos e nutracêuticos que favorecem sua longevidade e autoestima.

Inegavelmente, é um investimento que faz toda a diferença na sua rotina. Ao passo que o remédio manipulado ajudará a estabelecer um equilíbrio entre sua mente e o corpo. Dessa maneira, você garante um bom resultado e descarta qualquer possibilidade de automedicação, uma vez que esse hábito causa sérios danos à saúde.

Atenção diferenciada

Quando o médico prescreve um remédio manipulado, ele indica na receita o princípio ativo específico para o tratamento do paciente. Dessa forma, caso o profissional verifique que é necessário mais de um ativo, pode ser feita a sua associação à fórmula, resultando em apenas um remédio. Em seguida, o farmacêutico prepara o fármaco na concentração e dose exatas.

Assim, podemos dizer que o remédio manipulado é feito seguindo as necessidades de cada paciente. Outro diferencial está na manipulação de medicamentos para pessoas alérgicas ou intolerantes a alguma substância. Isso é levado em conta pelo médico que avalia o paciente e, assim, prescreve uma receita específica que não causa reações adversas.

Efetividade do produto

Já que falamos sobre o princípio ativo do remédio manipulado, é importante ressaltar que ele possui a mesma eficácia que o remédio tradicional. Isso porque ambos possuem composição química igual, ou seja, o princípio ativo. Portanto, os resultados dos tratamentos são os mesmos.

Formato do remédio manipulado

É comum que crianças e idosos tenham dificuldade para a adesão aos tratamentos devido à apresentação do medicamento. Dessa maneira, na farmácia de manipulação, é possível encontrar diferentes formas farmacêuticas: cápsulas de diversos tamanhos, gotas, balas, doces, xaropes, géis, cremes etc. Essa flexibilidade auxilia cada caso e atende à preferência do paciente.

Como funciona a farmácia de manipulação?

Para produzir remédios manipulados, a farmácia magistral deve seguir, pelo menos, 200 normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Além disso, o Conselho Regional de Farmácia também fiscaliza o estabelecimento, com normas específicas dependendo da região.

O profissional que fica à frente do estabelecimento é o farmacêutico, profissional habilitado para orientar pacientes e fiscalizar as boas práticas de manipulação segundo a legislação vigente.

Quando o paciente recebe o remédio manipulado, verá que ele contém um rótulo personalizado com seus dados pessoais, o que impede que ocorram trocas ou que aconteça o consumo do produto por outras pessoas. Assim, garante-se ainda mais segurança para o paciente.

Agora que você já sabe tudo sobre o remédio manipulado, acesse o nosso site, mande sua receita, faça um orçamento conosco sem compromisso e receba o que há de melhor em fórmulas manipuladas.

Referências: GauchaZh, O Estado e Drauzio Varella

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima