Qualifarma
Pesquisar
Close this search box.

Cosmecêuticos, nutricosméticos e nutracêuticos: veja as diferenças e como funcionam

Atualmente, existe uma variedade de soluções manipuladas que ajudam a trazer qualidade de vida e bem-estar para as pessoas. Sem falar que os produtos de cuidados com o corpo têm evoluído cada vez mais, ganhando novas formulações e composições. Entretanto, em meio a tantas alternativas, o consumidor pode não saber ao certo a diferença entre cosmecêuticos, nutricosméticos e nutracêuticos.

Junto à alimentação e prática de exercícios físicos, cuidar da saúde e estética corporal contribui para um estilo de vida que favoreça sua longevidade e autoestima. Portanto, é essencial conhecer todas as medidas que favoreçam esses objetivos.

Quer entender as características de cada produto e ver qual é o mais indicado para a sua necessidade? Então continue conosco e tenha uma boa leitura!

As principais características dos cosmecêuticos, nutricosméticos e nutracêuticos

A crescente preocupação com a estética inspirou empresas do segmento da beleza e saúde a investir em diferentes produtos para proporcionar o melhor dos tratamentos aos consumidores. Por isso, conheça abaixo mais detalhes em relação a cada um deles.

Cosmecêuticos

Enquanto os cosméticos dispõem de uma fórmula básica e agem apenas na camada superficial da pele, os cosmecêuticos vêm com a proposta de usar ativos naturais, apoiar-se nos avanços tecnológicos nas áreas cosmética e farmacêutica, bem como realizar estudos de eficácia. Tudo isso para alcançar resultados mais precisos e conforme a necessidade de cada pessoa.

Também chamados dermocosméticos, eles trazem propriedades terapêuticas e ativos na formulação que penetram na camada mais profunda da pele (derme), melhorando o seu aspecto. Assim, com o uso de loções e cremes é possível reduzir linhas de expressões, rugas, combater o envelhecimento precoce, além de aumentar a síntese de colágeno e elastina.

Nutricosméticos

Ao passo que os cosmecêuticos ajudam a resolver problemas estéticos com a aplicação de substâncias na derme, os nutricosméticos atuam por meio da ingestão de suplementos alimentares, ou seja, agem de dentro para fora, complementando a proteção externa. As formulações são encontradas em cápsulas, gomas, chocolates funcionais e pastilhas.

Esses produtos são grandes fontes de antioxidantes, reduzindo a produção de radicais livres, e promovem a produção de colágeno, mas precisam se alinhar a uma dieta adequada para surtir o efeito desejado. Dessa forma, eles ajudam na beleza da pele e no fortalecimento dos cabelos e das unhas. Além disso, têm a função de proteger a pele contra danos solares, hidratar e prevenir acnes.

Nutracêuticos

Assim como os nutricosméticos, os nutracêuticos também são suplementos alimentares. Entretanto, eles servem para ajudar a suprir as necessidades do organismo por meio de bioativos extraídos de determinados alimentos funcionais.

São exemplos os probióticos, as fibras ou demais vitaminas e minerais. Assim, o indivíduo poderá consumi-lo por meio de comprimido, sachê, shake, iogurte ou cápsulas, a fim de auxiliar na prevenção e tratamento de diversas condições. Por exemplo, doenças cardiovasculares, gastrointestinais ou diabetes, colesterol alto e o envelhecimento precoce.

A procura por um profissional especializado

Como você percebeu, cosmecêuticos, nutricosméticos e nutracêuticos ajudam as pessoas em diversas demandas. Entretanto, fazer esse investimento requer o apoio de um médico especialista na área, pois a automedicação pode colocar o indivíduo em risco e isso gera más consequências à pele e aos órgãos.

Como os nutricosméticos propõem uma solução estética, é interessante procurar um dermatologista e ver a possibilidade de usar alguns deles, da mesma forma que os cosmecêuticos. Entretanto, quando o interesse é dar ênfase à saúde como um todo, é recomendado recorrer a um clínico geral.

Neste conteúdo você conheceu a diferença entre cosméticos, cosmecêuticos, nutricosméticos e nutracêuticos. Seja qual for a sua escolha, opte por uma farmácia especializada em manipulação que traga as melhores soluções do mercado.

Conte com a QualiFarma SP para atender às suas mais variadas demandas e necessidades de saúde e bem-estar. Logo, entre em contato conosco, conheça nossos produtos e faça já o seu pedido.

1 comentário em “Cosmecêuticos, nutricosméticos e nutracêuticos: veja as diferenças e como funcionam”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima