Qualifarma
Pesquisar
Close this search box.

Limpeza de pele: saiba como fazê-la de forma ideal, em 7 passos

Fatores como poluição, exposição prolongada ao sol, resíduos de maquiagem e outros, afetam a saúde da pele, nos tornando mais vulneráveis a problemas dermatológicos. Saber como fazer limpeza de pele, é essencial para frear as consequências dos agentes nocivos. O uso de dermocosméticos também pode ajudar nessa tarefa.

Embora a correria do dia a dia possa dificultar a prática da limpeza, com pequenos hábitos, é possível ter uma pele mais saudável e bonita. Aliás, não é preciso gastar longos minutos na frente do espelho. Uma rotina básica de cuidados, de acordo com o seu tipo de pele, já é suficiente.

Por exemplo, peles secas exigem menos sessões de esfoliação. Já peles oleosas, exigem esfoliações semanais.Sobretudo, a limpeza de pele traz inúmeras vantagens: diminuição dos cravos, manchas, infecções e controle da acne.

Então, vamos aos 7 passos!

LAVE O ROSTO

Como toda rotina de beleza, tenha em mente que o início é relativamente simples, podendo tornar-se específica, de acordo com o resultado desejado. Neste primeiro momento, basta lavar o rosto com água morna e usar um sabonete neutro para eliminar as impurezas superficiais.

FAÇA UMA ESFOLIAÇÃO

A esfoliação promove a renovação celular, por isso, pode ser que a sua pele fique avermelhada. Mas não se preocupe, é normal! Aliás, existem produtos específicos para esfoliação que respeitam o tipo de cada pele. Por isso, escolha um esfoliante adequado para você, e realize o procedimento quando for necessário. 

DESINFECTE A PELE

Uma loção desinfectante tem efeito bactericida, e é capaz de evitar infecções. Portanto, é essencial realizar esse passo após retirar todas as impurezas da pele.

TONIFIQUE 

O tônico, também conhecido como loção tônica, é a etapa que retira qualquer resquício de sujeira que tenha ficado depositado sobre a pele, equilibra o pH e controla a oleosidade.

ACALME A PELE

Sempre que for possível e tiver um tempinho extra, acalme a pele utilizando uma máscara facial. Elas ajudam a limpar, refrescar, repor nutrientes e, por fim, acalmar a pele. Além disso, existe uma grande variedade de máscaras, com diferentes tempos de aplicação, que podem durar alguns minutos, até as que podem ser utilizadas durante o sono.

HIDRATE A PELE

Após a aplicação do tônico, é provável que sua pele esteja sequinha, pronta para receber o hidratante. Este é o momento ideal de recuperar a oleosidade e a umidade natural da pele. Contudo, opte por hidratantes específicos para seu tipo de pele. 

Ademais, a infinita diversidade de hidratantes solucionam e previnem o ressecamento da pele, devolvendo seu viço. Existem as fórmulas com vitamina C que previnem o envelhecimento precoce. Assim como podem ser encontrados hidratantes com ácido hialurônico, que hidratam profundamente, prevenindo também rugas e linhas de expressão.  

PROTETOR SOLAR

Apesar de ser o último passo do cronograma facial, o protetor solar não pode faltar nunca, principalmente no verão! Longos períodos de exposição solar sem proteção, podem resultar em vermelhidão, manchas, envelhecimento precoce e até câncer de pele.

Sobretudo, não deixe de passar o protetor solar antes de sair de casa. Hoje também é possível encontrar protetores com fórmulas exclusivas, com ativos antioxidantes e hidratantes. Escolha aquela que melhor se adapta à sua pele.

Os benefícios da limpeza de pele são melhores percebidos com os 7 passos que você acabou de conhecer!  Vale lembrar, que a consulta regular com um médico dermatologista é indispensável para a manutenção da saúde da sua pele, bem como para a recomendação dos dos melhores produtos.

Deseja obter uma fórmula exclusiva para alguma das 7 etapas acima? Clique aqui para entrar em contato conosco. Teremos prazer em lhe atender. 

 

Referências: Catraca Livre e Tua Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima