Qualifarma
Pesquisar
Close this search box.

14 dicas matadoras para aumentar a disposição para malhar

A busca por uma vida saudável é um desafio constante na vida de muitos brasileiros. Apesar de diversas pessoas já terem separado um momento do dia para se exercitar, seja em casa ou na academia, existem sempre aquelas ações que nos ajudam a aumentar a disposição para malhar e ter total comprometimento com esse hábito de saúde.

São muitos os esforços que nos levam a estarmos ativos durante o dia e melhorar o rendimento no trabalho e demais atividades que fazem parte da rotina. O importante é pensar de modo positivo e encarar os desafios necessários que colaboram para o alcance da longevidade. Então, se você quer saber como ter ânimo para treinar, não deixe de conferir os tópicos abaixo para se inspirar.

A importância da alimentação e da adoção de hábitos saudáveis

O tempo é muito precioso, por isso devemos usá-lo de maneira sábia. Ter organização é uma virtude que nem todos dispõem, mas o que pode ser algo inalcançável para uns, serve de motivação em outros casos. Afinal, trata-se de uma questão de mudança de comportamento e adoção de práticas que ajudam a ter mais qualidade de vida.

Seja qual for o seu objetivo ao querer encontrar dicas que auxiliem a ter mais disposição para malhar, a sua alimentação é um fator decisivo. Diversos tipos de alimentos aumentam a saciedade e podem acelerar o seu metabolismo, promovendo uma menor concentração de gordura no corpo.

Então, é importante valorizar uma dieta focada no bom funcionamento do seu organismo. Esse é um investimento que trará benefícios inigualáveis e ajudará a prevenir o aparecimento de certas doenças. Não só as físicas, mas aquelas que prejudicam a sua saúde mental. Até porque, atualmente, muitas pessoas enfrentam crises de ansiedade e depressão.

A compulsão alimentar também é um grande problema presente na rotina de muitos. A fome psicológica é ligada às questões mentais e não pode ser amenizada, nem mesmo com o uso de redutores de apetite. Por isso, é interessante dar valor ao que você come e selecionar opções que garantam o seu bem-estar.

As principais dicas para aumentar a disposição para malhar

Ao acordar, após o trabalho ou nas únicas horas vagas do dia, sempre encontramos alguma brecha na programação diária para nos exercitarmos. No entanto, as desculpas para não malhar são as mais variadas possíveis.

Por isso, aumentar a disposição para malhar depende de outros fatores além da motivação pessoal e de uma alimentação saudável. A adoção de bons hábitos diários ajuda a nos empolgar na hora de realizar os exercícios.

Lembre-se também de que, se você optar pelo uso de medicamentos ou suplementos, eles devem ser indicados por um profissional, conforme seu caso. Além disso, vamos trazer dicas de alimentação, opções naturais e práticas focadas nesse objetivo. Confira quais são nos tópicos abaixo!

1. Crie uma rotina

Na intenção de se tornar uma pessoa mais responsável em garantir a sua saúde e longevidade, organize uma rotina que priorize a prática de exercícios físicos em horas oportunas. É interessante focar em horários estratégicos e que não atrapalhem o seu dia a dia.

Por exemplo, é possível encontrar a academia mais próxima do seu trabalho e optar por se exercitar antes de começar a trabalhar. Essa solução é adequada e motivadora no rendimento do trabalhador, mas há os que preferem fazê-lo ao sair do ambiente corporativo.

Em todo caso, é interessante escolher o que é melhor para o seu desenvolvimento e sempre conhecer os seus limites, a fim de não propor algo superior à sua capacidade e acabar se frustrando posteriormente. É muito importante considerar isso no seu processo de decisão.

2. Consuma alimentos energéticos

Os alimentos energéticos nos ajudam a aumentar a disposição para malhar, principalmente por serem uma grande fonte energia. Portanto, foque em determinados carboidratos, como pães, batata, mandioca, inhame e fubá. Priorize também as oleaginosas, o açaí e as fontes de lipídios.

3. Não se esqueça do consumo de água

No intuito de combater a desidratação e garantir o bom funcionamento do seu organismo, nunca se esqueça de beber água várias vezes ao dia. Em geral, é indicado beber 2 litros de água todos os dias. No entanto, a quantidade pode variar de acordo com a idade e o peso de cada um. Portanto, atente a essa questão.

4. Tenha uma boa noite de sono

Para muitas pessoas, é logo de manhã que os exercícios entram na rotina. Especialistas afirmam que o treino matinal melhora o humor e ajuda o corpo a eliminar toxinas e líquidos com rapidez.

No entanto, essa atividade matinal como uma rotina demanda que o corpo esteja descansado. Logo, o indicado é dormir por 8 horas, de maneira confortável e sem estímulos de luz. Quanto maior for a qualidade do sono, mais disposição para malhar.

5. Faça um desjejum adequado

Mesmo para quem não é fã do café da manhã, é importante saber que o desjejum é o momento ideal para o corpo se abastecer de energia. Além disso, alimentar-se logo cedo estimula o metabolismo e proporciona mais vigor para executar as tarefas diárias.

Pular essa refeição pode atrapalhar as próximas e aumentar a fome, além de deixar o metabolismo lento, impactando a disposição. Logo, opte por fazer um desjejum adequado.

6. Invista em suplementações

Grande parte dos suplementos com o objetivo de aumentar a energia é conhecida por conter cafeína. A substância é um estimulante natural que acelera o metabolismo por meio da termogênese, aumentando também a queima calórica. Sendo assim, quem a consome sente que tem mais disposição para malhar e ainda obtém outros benefícios.

Por sua vez, a ingestão de vitaminas do complexo B também é uma ótima forma de aumentar a disposição para malhar. Elas estão relacionadas com o metabolismo energético do corpo, assim, ajudam a evitar o cansaço e o desânimo.

7. Realize refeições a cada 3 horas

Alimentar-se de maneira saudável nesse intervalo de tempo aumenta a disposição do organismo. Ao acelerar o metabolismo por meio da alimentação a cada 3 horas, você evita a hipoglicemia, o depósito de gordura, a indisposição e a sonolência. Assim, haverá mais disposição para malhar.

8. Dê um passo de cada vez

Quando chega a hora do treino, a preguiça pode bater. Então, por que não ir devagar? Coloque a roupa da academia, beba água, assista a vídeos motivacionais e defina metas simples, como praticar um exercício por 10 minutos. Todas essas ações podem incentivar e dar mais disposição para malhar.

9. Varie os treinos

Fazer a mesma série de exercícios na academia ou praticar somente um tipo de esporte pode ser desanimador. A dica, portanto, é escolher diferentes atividades físicas, como dança, luta, corrida e bicicleta, permitindo-se não cair na rotina e ter mais ânimo para malhar. Dessa forma, o momento dos treinos se torna atrativo e prazeroso.

10. Encontre motivação

Existem diversas técnicas para se automotivar no pré-treino. Faça uma playlist nova para malhar, lembre-se dos seus objetivos com o treino ou relembre a sensação de satisfação da última vez que se exercitou. Apesar de serem pequenos atos, podem ser de grande ajuda quando a preguiça bater.

11. Aposte em soluções fitoterápicas

Chá branco, ginseng, taurina, colina e pholianegra são alguns dos fitoterápicos mais conhecidos para dar energia a quem quer fazer exercícios. Por isso, foque nas soluções que colaboram para a concretização desse seu objetivo.

Além disso, a Teacrina e cafeína (clássicos estimulantes) associadas com os termogênicos cúrcuma, gengibre, canela e capsicum proporcionam ótimos resultados. Na farmácia de manipulação, você encontra esses ativos em apresentações atrativas, como chocolates funcionais, comprimidos ou filmes orodispersíveis, misturas efervescentes e muito mais! Fale com seu médico ou nutricionista.

12. Crie um grupo de amigos

Como bem sabemos, a rotina de muitas pessoas é bastante atribulada e, às vezes, nem sobra espaço no dia a dia para usar o tempo livre de uma maneira benéfica. Entretanto, é necessário levar a sério essas dicas em relação a como ter ânimo para treinar. Entre elas podemos destacar a importância de contar com um grupo de amigos nesse momento.

Ao longo da nossa vida, formamos muitos laços com diferentes tipos de pessoas. Além de ajudar a ter uma ampla compreensão do mundo como um todo, é uma ótima chance de conhecer novos hábitos, pontos de vista distintos e toda a diversidade que consiste no convívio humano. De modo geral, é muito bom preservar amizades e ajudar o outro a crescer.

Ainda mais quando se trata de colaborar na intenção do outro também atingir a longevidade com mais facilidade. Momentos de isolamento são necessários em alguns casos, para quem lida diariamente com processos criativos. No entanto, o apoio de alguém que deseja alcançar o mesmo objetivo que o seu é fundamental.

Por isso, crie um grupo e fortaleça esse contato constantemente treinando juntos, visto que, quando vocês atingirem a finalidade desejada, poderão comemorar em conjunto. Em suma, esse cuidado colabora para o fortalecimento das relações e torna os relacionamentos sempre mais sólidos.

13. Desenvolva algumas metas pessoais

Dentro ou fora do ambiente de trabalho, devemos dispor de bastante organização e produtividade no dia a dia. Afinal, algumas medidas com esse foco nos ajudam a melhorar o nosso gerenciamento de tempo e fazer com que possamos colocar em práticas algumas dessas dicas de como ter ânimo para treinar.

Dessa forma, é muito importante que você passe a desenvolver metas. Entretanto, elas precisam dialogar com a sua realidade e serem, gradativamente, fáceis de serem atingidas. Isso porque é necessário que você respeite os seus limites. Logo, não faça algo desgastante capaz de, até mesmo, trazer situações de riscos.

Por exemplo, pegar mais pesos que a sua capacidade ou insistir em correr quando não há mais fôlego é impensável. Ademais, é preciso ter acompanhamento profissional nesse sentido, da mesma forma que o investimento em uma dieta que ajudará a gerenciar o peso e atingir o seu objetivo com segurança. Portanto, faça essa delimitação e respeite-a todos os dias.

14. Encontre uma atividade que seja prazerosa

Estas dicas de como ter ânimo para treinar são bastante motivadoras e, conforme o seu nível de comprometimento, permitirão que você otimize o seu ritmo. Entretanto, é importante lembrar que se trata de um investimento feito em busca de uma boa qualidade de vida. Ou seja, um autocuidado para atingir a plenitude.

Contudo, não é interessante ver esse investimento de forma negativa. Afinal, é essencial gostar de fazer aquela atividade e que a vontade de melhorar o desempenho aumente de acordo com a prática. Sob esse ponto de vista, é fundamental investir em algo prazeroso e que se sinta confortável em realizar.

Normalmente, há pessoas que se sentem dispostas a caminhar e optam por tarefas mais calmas. Por outro lado, muitas precisam de uma alternativa com mais agilidade nos movimentos. Seja como for, existe sempre uma opção que se encaixa no seu estilo e fará com que você atinja as suas metas pessoais com maior facilidade.

Neste artigo, você conferiu algumas dicas para aumentar a disposição para malhar. Portanto, considere essas informações e conte com uma parceria para alcançar o seu objetivo com mais facilidade.

Na QualiFarma SP você encontra soluções que facilitarão a sua busca por mais saúde. Clique aqui para entrar em contato. Temos uma equipe especializada aguardando por você.

1 comentário em “14 dicas matadoras para aumentar a disposição para malhar”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima