Qualifarma
Pesquisar
Close this search box.

6 dicas para conquistar um envelhecimento saudável

Muito se fala sobre rejuvenescimento, maneiras de retardar o surgimento de rugas, além de outros temas ligados à beleza. Mas como conquistar um envelhecimento saudável?

É isso que a maioria de nós deve questionar, a fim de buscar uma rotina que contribua para mais saúde no futuro. Afinal, pouco adianta conservar uma aparência mais jovem, por exemplo, se o corpo não tem saúde.

Mantendo a saúde sempre em dia, evita-se doenças na melhor idade, aumentamos as chances de desfrutar dessa fase com disposição e bem-estar.

Continue a leitura e confira nossas dicas para uma vida longeva!

Fique de olho na alimentação

Então, a nossa primeira dica da lista não poderia ser outra questão, até porque a alimentação é o combustível para o nosso organismo. Por isso, nada melhor do que ter uma dieta equilibrada, certo?

Não precisa viver com restrições, basta viver em equilíbrio. A preferência no dia a dia deve sempre ser o mais natural possível e em quantidades moderadas.

Faça exercícios físicos

As atividades físicas são essenciais para todas as pessoas, de todas as idades, pois o nosso corpo precisa de movimento. Isso vai ajudar a ter força, resistência, controlar o peso, ter disposição, além de muitos benefícios. Sobretudo, basta adequar as atividades físicas a sua realidade, sem deixar de se consultar com um profissional que saiba lidar com suas limitações e particularidades. O segredo é não ficar parado!

Tenha atenção ao peso

A quantidade de gordura no nosso corpo pode ser uma grande vilã. Saiba que aqueles quilinhos a mais representam um processo de inflamação do corpo.

Assim, além de perder mobilidade, força e resistência, também ficamos mais vulneráveis às doenças em curto e longo prazo. Portanto, tenha sempre vigilância quanto ao seu peso e principalmente, sobre o porcentual de gordura corporal.

Visite seu médico regularmente

Quanto mais velhos ficamos, mais vulnerável nosso corpo fica, por isso os intervalos de visitas ao médico devem ficar cada vez mais curtos. Sobretudo, é importante ter em mente que as consultas e exames de rotina são essenciais para garantir a saúde. Ademais, não deve-se negligenciar os exames periódicos.

Evite acidentes

Os idosos também podem ficar propensos a acidentes, já que a força e coordenação motora podem ficar comprometidas com a idade avançada.

O segredo é ter muito cuidado, evitar muitos objetos na casa, não subir em escadas e móveis. Além disso, caso tenha dificuldades, é importante contar com companhia de um familiar ou profissional na rotina.

Cuide da rotina como um todo

Vida saudável não significa apenas comer bem e fazer exercícios, saiba que há muito mais do que isso. Por exemplo, uma noite de sono mal dormida pode trazer cansaço, dificuldade de raciocínio e até baixar a imunidade.

Então, associe também hábitos como dormir bem, beber bastante água e manter a saúde mental. A mente sadia também contribui para um corpo saudável, por isso é bom incluir atividades que goste, conversar com as pessoas, passear, ler um bom livro e se proporcionar momentos de lazer.

Essas são as melhores dicas para conquistar um envelhecimento saudável. É preciso aceitar os anos de experiência que chegam, com a consciência de que eles foram aproveitados da melhor maneira possível!

Gostou deste artigo? Leita também sobre a osteoporose. Clique aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima