Qualifarma
Pesquisar
Close this search box.

Quer chegar na terceira idade com saúde? Confira nossas dicas!

A expectativa de vida dos brasileiros só aumenta. Mas, ao contrário do que muitos pensam, ser idoso não é sinônimo de isolamento social, falta de saúde ou limitação de atividades. Isso significa que é possível manter a saúde na terceira idade e aproveitar essa fase da vida da melhor maneira.

Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) estimam que 14,3% da população possuem 60 anos ou mais, o que representa 29 milhões de idosos no país. Os números mostram que estamos ficando mais longevos e reforçam a necessidade de cuidar da saúde dos vovôs e vovós brasileiros, uma das diretrizes do Ministério da Saúde.

Por esse motivo, reunimos 9 dicas para manter-se saudável na melhor idade. Continue a leitura e confira alguns hábitos que colaboram para uma vida inteira com saúde, disposição e bem-estar.

1. Alimente-se bem

A primeira dica para manter a saúde na terceira idade é buscar alimentos naturais e ricos em nutrientes, fibras, minerais e ômega 3, como frutas, verduras, legumes, hortaliças, grãos e peixes. Também evite alimentos processados, ricos em gordura, sal e açúcar em excesso, o que mantém o coração saudável. O ideal é fazer três refeições diárias em local tranquilo e consumir frutas nos intervalos, mastigando muito bem os alimentos.

2. Pratique atividades físicas

Mexer o corpo é fundamental para manter-se saudável, pois fortalece a musculatura, reduz a pressão arterial, regula o peso, previne doenças cardiovasculares e osteoporose, além de melhorar a saúde mental, o humor e o sono. Nesse sentido, para os idosos, recomendam-se atividades como caminhada, alongamento, yoga, hidroginástica, Pilates, entre outras. Aliás, vale lembrar que é preciso consultar um médico, ok?

3. Evite o estresse

Sem dúvida, o estresse é um vilão da saúde, longevidade e qualidade de vida, pois contribui para o aparecimento de doenças físicas e também mentais, como a depressão. Portanto, organize suas atividades diárias, busque lidar com as situações difíceis de forma leve, mantenha sempre boas relações com familiares e amigos e faça meditação para relaxar o corpo e a mente.

4. Cuide do sono

Noites mal dormidas prejudicam a memória, o coração e o metabolismo. Além disso, deixam qualquer pessoa de mau humor e sem energia. Entretanto, a quantidade de horas de sono varia de pessoa para pessoa, com média de 7 a 8 horas diárias, mas o que vale é descansar plenamente e garantir a saúde da mente e do corpo.

5. A mente também merece atenção

A saúde mental é tão importante quanto a física e deve ser cuidada com o mesmo empenho. Então, faça cursos, leia livros, assista a filmes, toque um instrumento, aprenda um idioma, participe de debates, tenha hobbies, faça palavras cruzadas etc. Dessa forma, você mantém a mente sempre ativa, o que renova o cérebro, estimula o raciocínio e melhora a memória, além de evitar doenças como a depressão, causada principalmente pelo ócio.

6. Abandone hábitos prejudiciais

Hábitos como fumar e ingerir bebidas alcoólicas oferecem diversos riscos à saúde, como aumento da pressão sanguínea, doenças cardiovasculares, úlceras, hipertensão, diabetes e problemas neurológicos. Além disso, para os idosos, os efeitos podem ser ainda piores por conta das alterações fisiológicas naturais do corpo.

7. Faça exames preventivos

Visitar um médico periodicamente e realizar check-ups são importantes para acompanhar a saúde e rastrear possíveis doenças, precocemente. Inegavelmente, é a melhor maneira de controlar doenças crônicas e ter mais qualidade de vida.

8. Beba água

A água é o principal componente do nosso corpo e tem importante papel na manutenção da saúde, eliminando toxinas, transportando nutrientes e regulando a temperatura corporal. Portanto, para manter-se hidratado, beba pelo menos 8 copos ao longo do dia (2 litros) e, se preferir, adicione rodelas de limão, folhas de hortelã ou pedaços de gengibre.

9. Fique perto de quem ama

Por último, é importante lembrar que estar perto de quem se ama também contribui para manter a saúde na terceira idade, já que o isolamento nessa fase da vida aumenta o risco de morte. Por isso, evite a solidão e procure sempre estar perto de amigos e familiares.

Quer receber mais dicas de saúde? Assine nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima