Qualifarma
Pesquisar
Close this search box.

Entenda o que é definição muscular e saiba como conquistá-la

Muitas pessoas desejam ter um corpo bem definido, o que está geralmente relacionado a questões estéticas. Afinal, não dá para negar que a definição muscular é um dos fatores que elevam a autoconfiança e a autoestima.

Entretanto, é preciso saber que alcançar este objetivo demanda bastante esforço e dedicação. Mais do que isso, é fundamental que o indivíduo conheça e entenda os cuidados que deve tomar durante esse processo. Assim como os acompanhamentos que devem ser feitos, sobretudo no que diz respeito à utilização de suplementos nutricionais manipulados.

Por isso, se você quer entender o que é definição muscular e saber como conquistá-la, continue a leitura para conhecer mais sobre o assunto!

Definição muscular e tonificação: qual a diferença?

Você sabe a diferença entre tonificação e definição muscular? O primeiro termo está relacionado ao endurecimento do corpo e ao desaparecimento da temida flacidez. Já o segundo, tem relação direta com a “aparição” dos músculos sob a pele. Isso só é possível quando ocorre uma redução do percentual de gordura entre a pele e o músculo, tornando visível o seu contorno.

Desse modo, quem tem como objetivo definir os músculos, deve focar em treinos que reduzam a gordura local. Do contrário, pode ganhar uma aparência “inchada”.

Qual a influência da alimentação?

Uma dieta desregrada facilita o acúmulo de gordura corporal, e esta é justamente a maior vilã da definição muscular. Isso significa que, independentemente do esforço físico que você fizer durante o processo, sem uma alimentação adequada, todo trabalho pode ser em vão. Portanto, tenha em mente que tanto os excessos quanto a falta de uma nutrição adequada atrapalharão seus objetivos.

A palavra-chave é equilíbrio. Para isso, o ideal é seguir uma dieta balanceada composta por:

  • 25% de gordura saudável;
  • 35% de carboidratos, o combustível do corpo (de preferência, integrais);
  • 40% de proteínas magras, que aceleram o metabolismo e favorecem a perda de gordura (peixes, ovos, aves, leguminosas e queijos brancos);
  • Frutas, verduras e legumes: o trio que garante a reposição de líquidos, combate o colesterol ruim, garante a saciedade e é fonte de vitaminas, minerais e fibras.

Além disso, é fundamental evitar refrigerantes, frituras, alimentos congelados, bebidas alcoólicas, pães e massas brancas, os quais são ricos em açúcar, sódio e conservantes, elevando o nível de colesterol e glicose no sangue. E mais: não garantem a sensação de ansiedade e te deixam com mais fome.

Com base nisso, faça pequenas refeições a cada três horas, o que mantém a energia e favorece o metabolismo. Lembre-se de consultar um nutricionista antes de começar uma dieta, pois, só assim, você terá certeza de que consumirá todos os nutrientes de que seu corpo precisa e terá orientações a respeito de suplementos alimentares, por exemplo.

Como conquistar a definição muscular?

Sobretudo, para definir os músculos é importante aumentar a massa muscular por meio da hipertrofia. Assim, o treino trabalha, separadamente, todos os músculos de forma intensa. Em geral, ele é composto por 3 ou 4 séries, cada uma com 8 a 12 repetições de exercícios.

Nesse caso, é importante trabalhar diferentes grupamentos musculares e não estimular uma mesma musculatura repetidamente. Contudo, ressaltamos a importância de consultar um educador físico antes de começar suas atividades, que é o profissional mais capacitado para avaliação e prescrição das atividades físicas. Então, você pode solicitar para o profissional dividir o treino da seguinte maneira:

  • primeiro dia: deltoides e tríceps;
  • segundo dia: dorsais e antebraço;
  • terceiro dia: pernas e panturrilha;
  • quarto dia: peito;
  • quinto dia: bíceps;
  • sexto dia: abdômen.

Ademais, após o treino de hipertrofia, é interessante realizar um treinamento aeróbico que potencializará a perda de gordura. Nesse sentido, alguns exercícios que transformam a gordura em combustível são: corrida, dança, caminhada, natação, boxe e futebol.

Metabolismo de gordura e definição muscular: como se relacionam?

Entre os seis tipos de gordura do corpo humano, a subcutânea se encontra abaixo da parte mais externa da pele. Portanto, o acúmulo dessa gordura faz com que os músculos fiquem escondidos, dificultando a definição muscular.

Contudo, você não deve cortar toda a gordura da sua alimentação, visto que o metabolismo precisa dela para liberar energia ao corpo. A regra é manter uma dieta equilibrada, aliada aos exercícios.

É muito importante conhecer o processo de queima de gordura e perceber como ele ajuda a liberar a visualização dos músculos. Assim, compreende-se o caminho a seguir até conquistar o resultado desejado.

A queima de gordura

As mitocôndrias são responsáveis por todo esse processo de queima de gordura e definição muscular. Afinal, elas se transformam em dióxido de carbono, calor e trifosfato de adenosina.

Neste último, existe o mecanismo de transformar em ADP (adenosina difosfato) o que antes era ATP (trifosfato de adenosina). Esse processo é conhecido como ciclo de Krebs, que rompe as células adiposas por meio de reações químicas.

O metabolismo de gordura e o equilíbrio físico e mental

Todo o processo de queima de gordura tem relação com a alimentação e a prática de exercícios físicos. Entretanto, não podemos nos esquecer de outros fatores que agregam muito valor ao gerenciamento de peso.

Isso porque precisamos contar com um equilíbrio físico e mental em busca das finalidades desejadas. Em relação ao cuidado da mente, queremos mencionar a importância da qualidade do sono. É necessário valorizar as 8 horas de descanso diárias, com o intuito de ter mais produtividade e disposição para a execução de tarefas.

Por falar nisso, o estresse precisa de muito controle do ser humano, pois existem várias situações no dia a dia que nos levam a ter um cansaço mental e até crises de ansiedade, que levam à compulsão alimentar.

Quais soluções ajudam na queima de gordura?

Existem várias soluções saudáveis para perda de gordura corporal. Entre elas, podemos citar as seguintes.

  • Suplementos termogênicos: que promovem o aumento na queima de gordura corporal e aceleram o metabolismo, além de trazer uma sensação de saciedade.
  • Alimentos com ação termogênica: cafeína e chá-verde, gengibre e pimenta vermelha.
  • Quitosana: é um composto que reduz os níveis de colesterol, ao mesmo tempo que auxilia na eliminação de gorduras.
  • L-Carnitina: favorece a perda de gordura, liberando energia para os treinos. Deve ser tomada antes das atividades.
  • Phytgen®: tem alto poder termogênico, queimando até 400 kcal/dia, mesmo sem atividade física.
  • Greenselect Phytosome® é um fitoativo patenteado indicado para redução de peso corporal e circunferência da cintura, melhora do perfil lipídico com redução dos triglicérides no sangue e tem ação termogênica.

Lembramos que é importante buscar ajuda de profissionais antes de iniciar qualquer tratamento. Até mesmo a ingestão de certos emagrecedores naturais precisa de um acompanhamento profissional. Afinal, os excessos em sua maioria sempre promovem más consequências ao corpo.

Quais suplementos ajudam na definição muscular?

Veja agora alguns suplementos que ajudam na definição muscular.

  • Aminoácidos: formados por hidrogênio, oxigênio, nitrogênio e carbono.
  • Creatina: permite melhor recuperação muscular e aumenta o desempenho de atletas.
  • Albumina: ajuda no ganho muscular e reduz sintomas do pós-treino.
  • BCAA: ajuda na produção de energia e melhora o sistema imune do corpo.
  • Glutamina: traz alívio do estresse muscular que costuma ser provocado por treinos intensos.
  • Whey protein: base de proteínas essenciais para o crescimento muscular e definição. Também pode ser isolado ou hidrolisado.
  • Ácidos graxos: gorduras saudáveis que aumentam a resistência muscular.

As formas farmacêuticas facilitam muito a adesão ao tratamento. Certamente, facilitam no que for possível para melhorar sua qualidade de vida e autoconfiança. Por fim, vale ressaltar outros fatores que interferem na definição muscular, como uma boa rotina de sono, foco, hidratação e muita paciência.

A Qualifarma SP dispõe de Greenselect Phytosome®, Phytgen® e demais compostos bioativos que ajudam na queima de gordura e definição muscular. Por isso, entre em contato conosco após sua consulta com o médico!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima