Qualifarma
Pesquisar
Close this search box.

Lábios ressecados: como prevenir e tratar esse problema?

Antes de tudo, é importante que você valorize o autocuidado. Sempre que notar algo desarmônico, busque conhecimento para solucionar tal situação. É o caso dos lábios ressecados: um problema que pode estar ligado a fatores externos ou internos.

Em resumo, nosso estilo de vida é responsável pelas mudanças no nosso corpo. Por isso, é necessário focar em uma alimentação balanceada, uma vida mais ativa e cuidados diários. Caso contrário, estaremos vulneráveis ao aparecimento de doenças e a fatores que desfavorecem a saúde e a aparência.

Portanto, veja abaixo os motivos que provocam lábios ressecados. Confira também algumas dicas essenciais que ajudam a impedir esse inconveniente que atinge a pele da boca.

O que pode afetar a aparência dos lábios?

Diversos hábitos afetam não só os lábios, mas prejudicam a pele e outras partes do corpo. Alguns exemplos são: exposição prolongada ao sol ou frio, desidratação e respirar muito pela boca. As deficiências nutricionais provocadas por dietas restritivas ou falta de vitaminas também entram na lista. Por isso, invista em uma alimentação adequada.

Molhar os lábios com saliva

No caso dos lábios ressecados, mover a língua pelos lábios também não é uma boa ação, pois a saliva contém enzimas digestivas que agridem a boca. Como essa é uma região muito sensível, realizar esse hábito de modo constante causa rachaduras.

Ação do inverno

A chegada dos dias frios demanda uma atenção maior das pessoas. Afinal, o inverno tem características bem marcantes, como a baixa umidade do ar e a presença de um clima seco e frio. Nesse caso, é fundamental se prevenir para não ficar com os lábios ressecados.

Por isso, ao sair de casa, não se esqueça de usar um hidratante labial. Ele protege a pele da boca e evita o ressecamento. Além disso, use roupas que preservam a temperatura corporal. Assim, você se previne nessa época do ano.

Uso de aromatizantes e certos produtos cosméticos

Além de hábitos diários que causam rachadura, outro fator que contribui para os lábios ressecados é a presença de alguns aromatizantes nos alimentos ingerimos. Normalmente, eles causam inflamações ou alergias na região. Entretanto, essa manifestação também pode acontecer com substâncias em composições de cosméticos.

Caso esteja diante dessa situação, é indicado não se automedicar, nem mesmo pegar a receita de alguém que passou pelo mesmo problema. Afinal, as soluções devem ser sugeridas de modo individual. Então, o mais recomendável é procurar um médico de sua confiança e investir em um tratamento que melhore sua qualidade de vida.

Aliado a isso, reveja o você consome, a fim de manter um plano alimentar adequado. Afinal, há conservantes e demais elementos presentes nos alimentos que podem ser prejudiciais à saúde.

Além disso, para os cuidados com o corpo, prefira o uso de dermocosméticos manipulados em farmácias de qualidade. Assim, você conta com fórmulas feitas especialmente para as suas necessidades e compostos livres de substância com potencial alérgico.

Hábito de morder os lábios

Em suma, se você tiver lábios ressecados e mordê-los com frequência, provavelmente atrasará o processo de cicatrização. Às vezes, pode ser um hábito frequente do indivíduo e que ele nunca notou antes. Entretanto, é uma boa hora de fazer uma autoanálise e rever alguns comportamentos que afetam o seu bem-estar.

Qual é a relação da alimentação com os lábios ressecados?

Em geral, os lábios ressecados estão associados à carência de vitamina B ou ao excesso de vitamina A. Por isso, é ideal rever seus hábitos alimentares. Nesse contexto, alimentos picantes e cítricos, por exemplo, ajudam a deixar a região ainda mais vulnerável ao aparecimento do problema.

Por isso, a dica é preferir alimentos que aumentem a saciedade e consumir mais fibras no seu dia a dia. Desse modo, evita-se o envelhecimento precoce e se mantém o bom aspecto da sua pele. O essencial é não cometer exageros nem desviar do seu objetivo principal.

Também é importante lembrar do consumo diário de água para hidratar a pele e os lábios. Esse é um dos principais fatores para evitar o ressecamento causado pelo clima frio ou seco e pela exposição ao sol. Sem falar que auxilia na digestão e regula a temperatura corporal. Desse modo, o ideal é consumir em média 2 litros por dia.

Como as soluções cosméticas ou caseiras ajudam a evitar os lábios ressecados?

Certamente, é possível evitar a presença dos lábios ressecados por meio de uma alimentação balanceada. Entretanto, outro fator que também contribui para a sua saúde é a realização de exercícios físicos ou práticas esportivas. Desse modo é possível reverter aspectos desfavoráveis no nosso corpo e nos prevenir de certas doenças.

Seja como for, é interessante conhecer algumas opções que combatem os lábios ressecados. Portanto, fique por dentro das dicas abaixo e veja a importância da hidratação com produtos corretos.

Hidratação

Já falamos dos cuidados no inverno, lembra? Sob o mesmo ponto de vista, eles devem permanecer no verão. Afinal, a exposição ao sol promove os lábios ressecados. Por isso, mantenha a região dos lábios sempre nutrida com lip balm ou hidratantes labiais, como o de manteiga de cacau. Essa dica também vale antes de passar o batom, por exemplo, principalmente os de longa duração e com efeito matte.

Produtos que podem ser usados

Existem várias soluções que ajudam na hidratação. A manteiga de karité, o óleo de coco, o ácido hialurônico e outros produtos disponíveis em farmácias são algumas alternativas. Tão importante quanto hidratar, é fazer uma limpeza com demaquilante e esfoliar a região.

Quer uma solução caseira? Tudo bem. Você pode fazer uma mistura de açúcar com mel ou azeite e passar delicadamente na boca com os dedos, em movimentos circulares. Enxágue em seguida. Dessa forma, é possível nutrir e regenerar a pele dos lábios.

Na QualiFarma SP você pode contar com o GLOSS COM ADIFYLINE e ÁCIDO HIALURÔNICO, que atua na hidratação e no aumento do volume dos lábios. Outra opção é o GLOSS COM SEMENTE DE APRICOT, que promove uma ação esfoliante na região. Clique aqui para falar com nossa equipe e personalize o seu gloss!

O que fazer caso o problema persista?

Além dos fatores já descritos, outro hábito que persiste a presença dos lábios ressecados é o uso de batons com fixação 24 horas. Entretanto, caso tenha abandonado esse e outros hábitos que citamos, procure um médico para analisar e obter um diagnóstico correto sobre o que pode estar ocasionando o problema.

Às vezes, pode ser algum fator que tenha ligação com um produto que você usa frequentemente ou um caso de xerostomia, além de outras doenças, ainda mais quando há lesões, ardência e inchaço. Seja como for, agende uma consulta e tire suas dúvidas com um profissional qualificado. Lembre-se de que sua saúde é muito importante e é fundamental investir em meios que garantirão a sua longevidade.

Neste artigo, você conheceu algumas informações sobre lábios ressecados. Assim, será possível tomar as melhores atitudes para se prevenir desse problema. Como resultado, a sua boca estará cada vez mais bonita e bem cuidada.

Gostou das nossas dicas? Então, não deixe de compartilhar este artigo nas redes sociais. Desse modo, outras pessoas poderão seguir tais cuidados e evitar problemas na região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima