Qualifarma
Pesquisar
Close this search box.

4 cuidados para uma exposição ao sol segura neste verão

A chegada do verão inspira pessoas a desejarem um corpo bronzeado. No entanto, a exposição ao sol depende de boas práticas na intenção de não causar malefícios à sua pele. Afinal, existem momentos do dia propícios para estimular a produção de vitamina D.

Entretanto, é necessário manter total cuidado e usar roupas e adereços que se adéquem a tal ocasião. Além da preocupação com a aparência, é interessante investir em uma alimentação saudável e constantemente realizar exercícios físicos a fim de atingir a longevidade.

Quer aprender as melhores formas de lidar com os dias ensolarados? Então, confira 4 cuidados para uma exposição ao sol segura neste verão.

1. Proteção solar adequada

Como bem sabemos, é recomendável usar protetor solar independentemente da estação do ano. Isso porque mesmo nos dias frios ainda há incidência de raios UVA e UVB. Hoje já existem os protetores em cápsulas com uma formulação que combate o envelhecimento precoce e traz propriedades antioxidantes.

Contudo, ele não substitui o filtro solar tópico. Por isso, é interessante utilizar essa solução de forma complementar. De todo modo, prefira aqueles produtos com FPS e que expõem indicação para determinados tipos de pele. Desse modo, você ficará livre de manchas, flacidez, queimaduras e outros problemas de pele.

2. Hidratação constante da pele na exposição ao sol

De antemão, é preciso atentar à ingestão correta de líquidos com o objetivo de repor a água no organismo e manter seu bom funcionamento. Em seguida, recorrer a produtos ou soluções manipuladas que impedem o ressecamento da pele e outros malefícios, como coceiras, descamação, vermelhidão e manchas.

Geralmente, é recomendável procurar ajuda de um profissional dermatologista na intenção de usar uma substância adequada ao seu tipo de pele. Além disso, comprometa-se a tomar entre 2 a 3 litros de água por dia e seguir um cronograma facial no combate ao surgimento de rugas e linhas de expressão.

3. Alimentação balanceada e nunca restritiva

Além da exposição ao sol na intenção de pegar um bronze, algumas pessoas costumam apostar em dietas da moda para conquistar um corpo torneado. Atualmente, muitas pessoas impõem restrições na hora de se alimentar e essa atitude não é saudável.

Sobretudo, ter um corpo definido depende dos esforços constantes que o próprio indivíduo faz. Em outras palavras, é necessário seguir corretamente a dieta que um nutricionista orientou, praticar exercícios regularmente e nunca optar por soluções que propõem resultados a curto prazo.

Aliás, existem malefícios no corpo de quem opta por esse caminho, como o efeito sanfona e as crises de ansiedade. Dito isso, é importante estabelecer um equilíbrio entre a mente e o corpo. Caso contrário, você colocará a sua saúde mental e física em risco.

4. Horários mais recomendados para a exposição ao sol

Diversos especialistas recomendam que as pessoas evitam o horário entre 10h e 16h devido à forte incidência de raios UVB. No entanto, se você se expor nesse período, não se esqueça de se proteger com roupas adequadas e reaplicar o protetor solar a cada 2 horas de exposição ao sol. Além disso, use chapéus, óculos de sol e constantemente se hidrate.

Neste conteúdo, você aprendeu alguns cuidados em relação à exposição ao sol. Dito isso, leve em consideração o que falamos para sempre agir com cuidado e não gerar danos para a sua pele.

É realmente preciso usar protetor solar em casa? Tire essa dúvida por meio da leitura desse artigo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima