Qualifarma
Pesquisar
Close this search box.

O que é metabolismo e como ele influencia o ganho de massa e a queima de gordura?

A princípio, é totalmente necessário conhecermos todos os aspectos que envolvem o nosso corpo, a fim de potencializar o autocuidado. Por isso, hoje, abordaremos o que é metabolismo e como ele influencia o gerenciamento de peso para uma melhor qualidade de vida e bem-estar.

Diante da correria do dia a dia, existem práticas durante nossa rotina que em nada contribuem para o bom funcionamento do nosso organismo. Consequentemente, você pode estar, sem saber, cada vez mais perto do aparecimento de doenças e demais malefícios que prejudicam a própria saúde.

Outro problema comum é a dificuldade para gerenciar o peso. Sob esse ponto de vista, vamos aprender detalhes em relação ao metabolismo para fazer mudanças significativas na sua vida. Por isso, continue conosco e tenha uma boa leitura!

O que é metabolismo?

Metabolismo é um conjunto de reações do nosso organismo que ajudam a absorver as substâncias que ingerimos, mantendo nossas funções vitais. No entanto, cada indivíduo dispõe de uma forma de absorção diferente de nutrientes, visto que ele varia em cada pessoa.

É essencial conhecer o que é metabolismo porque ele é o principal fator que promove a absorção e queima de gordura. Ou seja, tudo aquilo que influencia o ganho ou a perda de peso, de massa magra e outras questões ligadas ao seu gerenciamento de peso.

Quais os órgãos que atuam nesse processo?

O metabolismo é um processo complexo que envolve diversos órgãos do corpo, como: intestino, fígado, pâncreas, tecido adiposo, músculo e encéfalo. Além disso, há duas funções: o catabolismo (reações de degradação) e o anabolismo (reações de síntese).

O primeiro ocorre por meio de um processo contínuo para a liberação de energia. Seja por meio de gás carbônico e água (aeróbico) ou por fermentação láctica e alcoólica (anaeróbico). Já a segunda representa o gasto de energia, fator que impacta principalmente a manutenção do nosso organismo.

Quem tem o metabolismo lento e não cuida da alimentação nem faz atividade física pode favorecer o acúmulo de lipídios no tecido adiposo. Isso gera um aumento de peso e dificuldade de perdê-lo. Já quem tem o metabolismo acelerado precisa ingerir quantidades adequadas de nutrientes e proteínas e fazer exercícios que fortaleçam a musculatura, a fim de manter uma boa massa magra.

Como acelerar o metabolismo?

Em síntese, esse processo está totalmente ligado ao ganho de massa magra e à queima de gordura. Como bem sabemos, a gordura é uma grande fonte de energia, então é essencial acelerar o seu metabolismo na intenção de ajudar a queimá-la.

Dessa forma, é possível alterar o metabolismo por meio de práticas bastante recorrentes aos que desejam ter uma vida saudável. Portanto, siga uma alimentação balanceada com a ajuda de um nutricionista, pratique exercícios físicos (musculação, aeróbico etc.) regularmente e valorize outros hábitos saudáveis de saúde. Por exemplo, a qualidade do sono e o equilíbrio entre a mente e o corpo são fundamentais.

Além disso, é interessante lembrar que a ingestão de proteínas ajuda na recuperação e no crescimento dos músculos. Dito isso, procure um médico especialista e invista em uma dieta rica em proteínas magras. Em contrapartida, existem indivíduos que costumam apostar em dietas da moda a fim de conseguir resultados surpreendentes a curto prazo. Entretanto, queremos recordar que esse hábito é completamente nocivo e provoca, até mesmo, alterações e demais malefícios no corpo.

Dito isso, prefira uma solução alinhada às suas necessidades e respeite as suas condições físicas. Assim, seu esforço será para conseguir seus objetivos por meio de ações corretivas. Neste conteúdo você conheceu o que é metabolismo e como é possível acelerá-lo. Portanto, considere as boas práticas que apresentamos aqui e aposte em uma vida com hábitos saudáveis.

Gostou das informações? Continue conosco e entenda por que a gordura localizada é mais difícil de perder.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima