Qualifarma
Pesquisar
Close this search box.

Guia completo sobre Florais de Bach

Para a timidez, para dormir melhor ou para acalmar os sentimentos, os Florais de Bach possuem diversas propriedades e atuam no lado emotivo do indivíduo. Diferentemente dos medicamentos tradicionais, as essências são extraídas de flores e plantas. Dessa maneira, são 100% naturais e não apresentam restrições de uso.

O médico inglês Edward Bach foi quem os criou, com o objetivo de encontrar soluções naturais para os problemas que afetam o bem-estar emocional. Dessa forma, na década de 1930, o médico desenvolveu sua metodologia, fundamentada em 38 flores capazes de tratar diferentes problemas.

Entretanto, é importante frisar que os Florais de Bach podem ser administrados independentemente da existência de uma doença. Muitas vezes, as farmácias de manipulação produzem a essência para quem deseja renovar as energias.

Como é a fabricação dos florais?

Certamente, você deve se perguntar de que maneira são produzidos os Florais de Bach. Mas é um processo bastante artesanal e simples.

A fabricação ocorre de duas formas: solar e por ebulição. No método solar, é essencial encher um pote de vidro com água mineral, acrescentar as flores ou plantas e deixá-las expostas ao sol por volta de 3 horas.

No processo por ebulição, as flores são fervidas em uma panela por meia hora. Normalmente, é recomendável usar águas coletadas de cachoeiras e demais locais nascentes, para evitar impurezas.

Ao captar a essência, acrescenta-se um pouco de álcool de brandy, cereais ou conhaque, ou ainda glicerina, para conservar a solução. Assim, já é possível colocar nos frascos de destino e preparar a comercialização.

Como os florais funcionam?

De acordo com o Dr. Bach, nossas emoções podem influenciar o aparecimento ou tratamento de determinadas doenças e sintomas. Afinal, o desequilíbrio entre a mente e o corpo pode gerar consequências negativas no organismo.

Sendo assim, buscar o alívio de situações estressantes e o bem-estar físico tende a melhorar a qualidade de vida do indivíduo. E os Florais de Bach proporcionam esse objetivo através de suas propriedades vibracionais e energéticas.

Em suma, cada essência possui componentes que auxiliam a resolver demandas específicas e a harmonizar o bem-estar mental, emocional e físico.

Os grupos dos florais

Em busca de facilitar o atendimento e propor um resultado eficiente, a alternativa holística dos Florais de Bach tem uma divisão de 7 grupos: preocupação excessiva, medo, insegurança, solidão, desesperança e desespero, hipersensibilidade e perda de interesse. Sendo assim, cada grupo corresponde a uma emoção e indicação. Veja quais são:

  • Medo: Mimulus, Rock Rose, Cherry Plum, Aspen e Red Chestnut;
  • Desinteresse: Clematis, Olive, Chestnut Bud, Honeysuckle, Wild Rose, Mustard e White Chestnut;
  • Insegurança: Cerato, Gentian, Scleranthus, Gorse, Hornbeam e Wild Oat;
  • Solidão: Water Violet, Impatiens e Heather;
  • Hipersensibilidade: Centaury, Agrimony, Holly e Walnut;
  • Desesperança e desespero: Oak, Elm, Pine, Larch, Willow, Sweet Chestnut, Crab Apple e Star of Bethlehem;
  • Preocupação excessiva: Beech, Rock Water, Chicory, Vervain e Vine;
  • Rescue Remedy: combinação de essências para momentos de emergência.

Quais os benefícios dos Florais de Bach?

De antemão, são diversas as finalidades dos Florais de Bach, inclusive, uma essência pode ser benéfica em mais de uma condição. Dessa maneira, essa versatilidade chamou mais a atenção de pessoas que buscam o equilíbrio emocional. Além disso, seu uso pode ser concomitante com qualquer tipo de tratamento sem que isso represente um risco.

Outro fator positivo é que crianças, adultos, idosos e animais domésticos podem utilizar essa solução natural. Nos Florais de Bach para as crianças, as essências mais comuns são aquelas que ajudam no combate da timidez, do ciúme, do apego e da irritabilidade. Ademais, essa grande aceitação do público é devido a inexistência de malefícios para o corpo humano.

Emergências

É fundamental ter conhecimento sobre como cada floral atua. No caso de crises de angústia, medo, terror ou casos de acidentes terríveis, o Bach Rescue Remedy é o Floral de Bach que os terapeutas mais indicam. Nessa composição de essências estão: Rock Rose, Impatiens, Star of Bethlehem, Clematis e Cherry Plum. Como resultado, o floral confere conforto, equilíbrio e calma.

Qualidade do sono

Para combater a insônia e melhorar o sono, os Florais de Bach são uma ótima solução. Aliás, há uma grande variedade de flores e plantas que fornecem esse bem-estar. Entre elas, estão a Essência floral de White Chestnut, Essência floral de Walnut, Essência floral de Agrimony e a Essência floral de Aspen.

Diminuir a ansiedade

Pesquisas apontam que os brasileiros são os que mais sofrem com a ansiedade. Neste caso, os Florais de Bach, como Essência floral de Larck e Essência floral de Impatiens ajudam na resolução do problema. Dessa maneira, os florais entram na lista como uma solução natural para a ansiedade.

Crianças podem tomar Florais de Bach?

Como você percebeu, os Florais de Bach são uma solução de terapia complementar. Inclusive, a medicina alternativa cresceu bastante e muitos pais desejam que as crianças usem tais soluções para lidar com problemas bastante pontuais da idade. Seja para melhorar a qualidade do sono, reduzir o estresse ou a ansiedade.

De maneira geral, as crianças podem receber esse auxílio, mas com a prévia autorização dos pais e a aprovação de um médico de confiança. O apoio dos fitoterápicos está em crescimento contínuo e existem até farmácias especializadas em produtos com essa finalidade. 

Além disso, também é comum recorrer à aromaterapia por ela proporcionar uma experiência bastante sensorial. Em todo caso, é necessário lembrar que ambas alternativas não substituem os tratamentos convencionais e sempre servem como um apoio a um tratamento que dispõe de comprovação científica.

Como tomar os Florais de Bach?

É importante lembrar o quanto a presença de um profissional qualificado para indicar a terapia floral é essencial. Ele ditará a essência e a quantidade de substâncias que deverão ser manipuladas. Do mesmo modo, indicará que o método ideal para tomar os Florais de Bach é por meio de um conta-gotas. Após adquirir a essência desejada, 2 gotas dela devem ser diluídas em um pouco de água. Essa mistura pode ser tomada 2 vezes ao dia.

Neste guia, mostramos como os Florais de Bach funcionam, quais são os seus benefícios e como tomar. Vale ressaltar que estamos falando de uma solução natural e sem efeitos colaterais ou restrições de uso. Apenas o auxílio terapêutico é necessário.

Na QualiFarma SP é possível enviar a receita indicada pelo terapeuta! Conte com a gente, clique aqui, envie sua receita e comece já a aproveitar os benefícios dos Florais de Bach.

Referências: Conquiste sua vida, Tua Saúde e Revista Caras

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima