Qualifarma
Pesquisar
Close this search box.

Você sabe o que é Burnout? Nós explicamos!

A busca para saber o que é Burnout e como se prevenir ou tratar tem aumentado nos últimos anos, impulsionada por diferentes motivos. Um deles podemos considerar que é o maior conhecimento sobre o problema, facilitando a identificação.

Esse problema já é de conhecimento da OMS, visto que o estresse gerado pelo esgotamento profissional já vem afetando milhares de pessoas ao decorrer dos anos. Dito isso, é importante entender mais detalhes e verificar a maneira correta de se prevenir e tratar o problema.

Por isso, continue conosco e saiba os sintomas, como ocorre o diagnóstico e as formas de prevenção.

O que é o Burnout?

É um distúrbio emocional que causa problemas diários no âmbito de trabalho. Por isso que ela também é conhecida como Síndrome do Esgotamento Profissional. 

Esse fator impacta negativamente a qualidade de vida das pessoas e deixa o trabalhador bastante vulnerável ao desenvolvimento de outras doenças mentais, como ansiedade e depressão. Além disso, essa condição afeta o desempenho do colaborador em sua atividade profissional. 

Quais os principais sintomas da doença?

Além de cansaço físico e mental, o profissional começa a se sentir insuficiente na sua função. Fica sempre com um sentimento de pressa, tem pensamentos disfuncionais e apresenta muito pessimismo no desenvolvimento de suas ideias.

Como falamos anteriormente, o Burnout afeta o comportamento da pessoa dentro da empresa. Ao passo que ela passa a apresentar falta de produtividade, concentração e até alterações no humor, que, aos poucos, corrompem o clima organizacional.

Como se dá o diagnóstico?

Agora que você já aprendeu o que é burnout e quais os principais sintomas, sua mente começa um processo de autoanálise. É comum pensar que a presença de um único sintoma já enquadra alguém em tal doença.

Entretanto, somente um médico especializado pode trazer esse tipo de diagnóstico, através de entrevistas clínicas e possíveis exames para checagem da saúde. Quando uma pessoa apresenta um determinado esgotamento profissional, o ideal é marcar uma consulta e, consequentemente, iniciar o tratamento. 

Como prevenir o Burnout no trabalho?

Neste conteúdo sobre burnout e saúde mental, você pôde perceber que o estresse deixa o ser humano passível de doenças psíquicas. Aliado a isso, há também as crises de ansiedade que desestabilizam muitas pessoas.

Normalmente, quem sofre desses casos costuma comer muitos alimentos ricos em gorduras ruins ou açúcares. Nesse caso, o indivíduo está diante de um quadro de compulsão alimentar, outro problema que traz más consequências físicas e mentais. 

A solução desses casos, além de uma medicação correta indicada pelo médico, é a prática de exercícios diários e uma reeducação alimentar. Também é preciso um esforço para melhorar consideravelmente a qualidade do sono. Por fim, investir em terapia pode ser indicado para identificar a origem desse sentimento de se sentir insuficiente no âmbito profissional.  

Neste artigo, você aprendeu o que é burnout e quais são os seus principais sintomas. Apesar de ser um processo lento que requer de muitos esforços do profissional, será bastante recompensador ressignificar certos hábitos e investir diariamente na sua saúde mental e física.

Continue conosco e veja 9 remédios naturais para ansiedade que você precisa conhecer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima