Qualifarma
Pesquisar
Close this search box.

Veja o que fazer em uma crise de ansiedade

A ansiedade é uma doença bastante comum: são 20 milhões de brasileiros que apresentam os sintomas. Aliás, existem diferentes tipos de ansiedade, mas em geral, trata-se de um grande sentimento de medo ou sensação de algo ruim acontecerá. Apesar de ser um momento delicado, há técnicas que ajudam a identificar o que fazer em uma crise de ansiedade e recuperar o controle.

É importante saber, que a crise de ansiedade é uma resposta inconsciente do cérebro para uma situação de perigo. Ou seja, uma forma de defesa do organismo é ativada quando ele se sente ameaçado. Dessa forma, as mãos começam a tremer, a frequência cardíaca aumenta, a respiração fica irregular e demais reações são desencadeadas. 

No entanto, há maneiras de tentar redirecionar a crise e manter a calma. As dicas que apresentaremos a seguir, são uma forma de autocuidado, que podem proporcionar mais qualidade de vida. Assim como servem de ferramentas para ajudar outra pessoa, que não sabe o que fazer em uma crise de ansiedade.

Entenda abaixo como enfrentar essa situação!

DESVIE O FOCO DOS SINTOMAS

A ansiedade está relacionada com a crise de pânico, sendo muitos vezes a precursora dos sintomas. Afinal, mesmo que a ansiedade seja uma defesa natural, ela pode se tornar um problema a ponto de tornar as tarefas diárias difíceis. Problemas do trabalho, dos estudos, de relacionamentos, entre outros, ganham proporção desnecessária e estimulam o aparecimento dos sintomas da ansiedade

Dessa maneira, é essencial em um primeiro momento se afastar do caos. Depois, desviar a atenção de como o corpo está reagindo, não se assustar com as mudanças bruscas nos batimentos cardíacos e nos demais sintomas. É preciso evitar que o medo aumente e tentar focar em outra atividade ou pensamentos.

FAÇA EXERCÍCIOS DE RESPIRAÇÃO

Prestar atenção no ritmo e qualidade da nossa respiração, é uma das respostas para o que fazer em uma crise de ansiedade. O ato de inspirar ar por 4 segundos e depois soltar, pode trazer uma sensação de controle

EVITE A CAFEÍNA

A cafeína é uma das bebidas estimulantes que mantém o corpo em alerta. Sendo assim, para as pessoas que sofrem com crises de ansiedade, o ideal é excluir a bebida da dieta e optar por calmantes naturais. Existem diversas bebidas com o poder de relaxar, como é o caso dos chás de camomila, hortelã e erva-cidreira. Aliás, elas podem trazer outros benefícios para a saúde.

OUÇA SUA PLAYLIST FAVORITA

Músicas relaxantes, com harmonias alegres ou que te lembrem de momentos felizes, podem ajudar durante uma crise de ansiedade. Afinal, elas são como um “porto seguro”, em outras palavras, um refúgio. Isso é determinante para devolver a paz de quem está passando por um ataque.

MEXA O CORPO

Um dos sintomas automáticos do corpo durante uma crise, é a contração dos músculos. Essa é uma reação de defesa que pode causar dores e muito desconforto. Dessa forma, a solução é se concentrar nos músculos e buscar relaxar aos poucos. Outra saída é fazer uma caminhada em um lugar tranquilo, isso estimula o corpo a produzir hormônios como a serotonina e dopamina, resultando em um sentimento de bem-estar e prazer.

Por último, lembramos que o acompanhamento médico é a melhor opção para investigar de perto a origem da ansiedade. O profissional da saúde poderá indicar o melhor tratamento e os exercícios para o controle do problema. Assim, são recuperadas a qualidade de vida e autonomia.

Assine nossa newsletter e saiba quando temos conteúdos novos por aqui! 

Referências: M de Mulher, Vittude e Tua Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima