Qualifarma
Pesquisar
Close this search box.

7 sintomas da ansiedade a que você deve estar atento

É questão de sobrevivência: a ansiedade é uma reação natural do organismo às situações iminentes. Ela se caracteriza pela preocupação com algo que vai acontecer, como uma entrevista de emprego, uma prova ou uma cirurgia. No entanto, é preciso reconhecer os sintomas da ansiedade para saber se é o caso de um transtorno psicológico.

Nessa situação, a preocupação excessiva e o medo são constantes sentimentos na vida do indivíduo. Esse transtorno também pode ser dividido em alguns tipos, sendo uma condição diagnosticada pelo médico especialista. Entretanto, existem alguns sintomas da ansiedade que se destacam e caracterizam o problema.

É importante frisar que o nível de ansiedade é desproporcional às causas originais da preocupação. Sendo assim, faz com a pessoa evite certos ambientes, situações e outras pessoas. Dessa maneira, podemos dizer que o transtorno de ansiedade interfere na vida pessoal e profissional do indivíduo.

Então, continue a leitura e saiba quais são os sintomas da ansiedade mais comuns! Caso tenha algum desses sintomas, não deixe de consultar um médico.

SINTOMAS DA ANSIEDADE: FÍSICOS E PSICOLÓGICOS

O transtorno costuma apresentar sinais tanto no corpo quanto na mente. Assim como, os sintomas podem variar de pessoa para pessoa. Em situação de ansiedade, o corpo reage imediatamente: libera substâncias como cortisol e noradrenalina. Elas mantém o corpo em estado de alerta, aumentam a pressão sanguínea e os batimentos cardíacos. Dessa forma, fica difícil se manter concentrado na rotina. 

Enquanto o corpo responde fisicamente das formas acima, os pensamentos também se manifestam. Entre eles:

MEDO

A ligação entre medo e ansiedade pode ter diversas causas. Algum acontecimento marcante na vida da pessoa pode ser a origem de um medo irracional. Além disso, ele também pode surgir após um período prolongado de ansiedade, o que aumenta a tensão.

EXCESSO DE PREOCUPAÇÃO

Como falamos, a ansiedade é uma resposta natural do organismo. Entretanto, a preocupação constante pode se tornar diária, causando o transtorno de ansiedade. Dessa maneira, há uma grande dificuldade de esquecer o objeto de preocupação mesmo que ele não apresente um grande risco.

INQUIETAÇÃO

Um dos efeitos da ansiedade é a dificuldade para se manter calmo, sendo comum mexer braços e pernas com frequência. É fácil identificar esse sintoma, em casos em que não há motivo para tal resposta excessiva do organismo. 

IRRITABILIDADE

Quem sofre com a ansiedade também apresenta mudanças de humor repentinas, levando o indivíduo à beira de um ataque de nervos, em certos casos. Isso pode acontecer no ápice dos momentos estressantes, como ao perder o emprego, por exemplo. 

TENSÃO MUSCULAR

Entre os sintomas da ansiedade que se manifestam no aspecto físico, a tensão muscular é um dos principais. São comuns: dores nas costas, nuca e ombros. Quanto maior for a preocupação, mais chances existem de essa dor ser transferida para a região cervical.

COMPULSÃO ALIMENTAR

Também é um dos sintomas da ansiedade mais comuns: o assalto à geladeira. Descontar na alimentação a preocupação excessiva é uma forma de aliviar a tensão. Dessa maneira, ao menor sinal de ansiedade, a pessoa recorre aos alimentos, como forma de solucionar o problema. É um sinal de alerta que pode levar à compulsão alimentar.

ALTERAÇÕES NO SONO

Levar os problemas para a cama antes de dormir não é uma boa saída. Isso pode resultar em quadros de insônia ou dificuldades para dormir. Afinal, o indivíduo não consegue “esquecer” ou parar de pensar nas obrigações do próximo dia. Por isso, é importante se manter atento à essa condição, capaz de prejudicar a qualidade de vida.

Na dúvida, sempre consulte seu médico para avaliar se esses sintomas de ansiedade têm origem na preocupação excessiva. De acordo com o seu quadro, o médico orientará sobre o melhor tratamento.

Compartilhe nosso artigo nas suas redes sociais! Afinal, a ansiedade é um dos problemas mais comuns entre os brasileiros, e o tema pode ser interessante para seu círculo social. 

Referências: Uol, Vittude e Minha Vida

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima