Qualifarma
Pesquisar
Close this search box.

Saúde mental: a importância de cuidar da mente para um corpo são

O começo de ano é sempre um período de promover uma autoavaliação. Desse modo, lembramos de acontecimentos que marcaram nossa vida. Alguns nos motivam, outros nos fazem padecer. Todavia, é nessas ocasiões que percebemos o valor da saúde mental.

De antemão, é necessário que possamos gerenciar bem nossas emoções. Tanto pela busca de uma qualidade de vida diária quanto pela intenção de viver bem em sociedade. Além disso, é muito importante parar, respirar, reconhecer-se e compreender verdadeiramente o seu eu.

Para isso, é essencial um acompanhamento com um profissional que facilitará o seu processo de fortalecimento interior. Quer entender melhor esse assunto? Então, continue conosco e veja a importância que a campanha Janeiro Branco traz para a promoção da saúde mental das pessoas. Boa leitura!

A importância da campanha Janeiro Branco

Todo começo de ano simboliza o recomeço. Em outras palavras, é tempo de traçar planos e fazer com que tal início seja produtivo e cheio de vitórias. Por conta dessa premissa, janeiro foi oficializado como o mês da relevância da saúde mental.

Desse modo, empresas públicas e privadas propagam campanhas que incentivam os colaboradores a valorizarem cuidados em relação às doenças ligadas à mente. Do mesmo modo, outras instituições mostram o quanto emoções negativas prejudicam o desenvolvimento humano.

Essa campanha surgiu em 2014 com o incentivo de psicólogos de Uberlândia, Minas Gerais. Além disso, a escolha da cor branca carrega uma grande simbologia, ao passo que ela representa a paz, tanto interior quanto exterior. Afinal, se não mantermos nossa serenidade, não poderemos ajudar o outro com o mesmo objetivo.

Os problemas relacionados à saúde mental

Na maioria dos casos, pessoas com problemas de saúde mental se sentem muito incompreendidas e vivem imersas no sofrimento. Como forma de escapar da realidade que estão, elas adquirem determinados vícios que também prejudicam fisicamente. Por exemplo, o excesso de bebidas alcoólicas, drogas e outras práticas que geram dependência.

Além disso, há casos de indivíduos que sofrem de crises de ansiedade, depressão e também demonstram tendências suicidas. Por questões de preconceito, poucas deixam de buscar um psicólogo. Entretanto, é preciso alertar que existem Conselhos Regionais de Psicologia.

Por meio deles, as pessoas podem ser acolhidas e aprendem a lidar com tais situações com a ajuda de um profissional comprometido que conhece a fundo a mente humana. Todavia, a consulta psicológica se aplica a qualquer indivíduo que deseja evoluir e ter uma visão equilibrada das etapas da vida.

Os hábitos que ajudam a melhorar esse aspecto da vida

Como é possível perceber, a saúde mental é tão importante quanto o cuidado com a saúde física. O Janeiro Branco é visto como um novo capítulo dessa grande dádiva que é a nossa existência. Assim, as páginas anteriores servem de inspiração para a mudança que queremos conquistar hoje.

Logo, é interessante seguir boas práticas na intenção de alcançar a longevidade. Por exemplo, reserve um tempo e relaxe alguns minutos por dia. Além disso, é imprescindível lembrar que devemos focar nos problemas que realmente importam. Caso contrário, deixamos dores internas surgirem.

Por fim, não se esqueça de cuidar da qualidade do sono, manter uma boa alimentação e praticar exercícios físicos regularmente. Em suma, esses cuidados são essenciais e ajudam muito a valorizar a nossa saúde mental dia após dia.

Gostou deste conteúdo? Não se esqueça de compartilhar o artigo para que seus amigos também possam entender a importância do bem-estar emocional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima