Qualifarma
Pesquisar
Close this search box.

Entenda os efeitos do consumo de álcool no corpo

É comum que as datas comemorativas e ocasiões festivas tenham a presença de bebidas alcoólicas. Contudo, o consumo de álcool em excesso gera sérias consequências às pessoas, apesar dos produtos remeterem à confraternização e descontração. Além disso, o álcool é um dos principais fatores de mortes no mundo, respondendo por cerca de 5,3%. O dado é da Organização Mundial da Saúde (OMS), representando 3 milhões de mortes ao ano.

Isso porque o consumo de bebidas alcoólicas é enorme no Brasil e em muitos lugares do mundo. No entanto, quem busca por um estilo de vida mais saudável, sabe que se a prática for recorrente, os efeitos nocivos da ingestão do álcool aparecerão, além das consequências psicológicas.

Pensando nisso, é necessário conhecer um pouco mais sobre o assunto e, parafraseando o slogan popular, beber com moderação. Para isso, continue conosco e veja os principais efeitos do álcool no corpo.

Existe quantidade segura para o consumo de álcool?

Inegavelmente, o consumo de álcool gera efeitos nocivos em várias partes do nosso corpo, principalmente no fígado, que fica responsável por metabolizar a bebida. A saber, para cada lata de cerveja que o indivíduo ingeriu, serão necessários 60 minutos até a quantidade alcoólica ser metabolizada pelo organismo.

Além disso, inúmeros fatores influenciam a forma como a bebida age no corpo. Por exemplo, a quantidade consumida, a frequência de consumo, a idade, o sexo, o histórico familiar e as condições de saúde física e mental do indivíduo. Portanto, não existe um consumo totalmente seguro, mas, para não ocorrer dependência, recomenda-se a ingestão de uma (para mulheres) e duas (para homens) doses de álcool entre um intervalo de dois dias. Sob esse ponto de vista, é sempre bom ponderar a necessidade de beber ou não, prezando por sua qualidade de vida.

Quais os principais efeitos do consumo de álcool no corpo?

Depois de alguns copos de bebida alcoólica, o indivíduo pode apresentar sonolência, falta de atenção, azia e alterações motoras. Mas esses efeitos imediatos do consumo de álcool diferem em cada ser humano. Por outro lado, há efeitos de longo prazo que devem receber uma maior cautela. Veja abaixo quais são eles.

Alterações cerebrais

De modo geral, o álcool afeta o sistema nervoso central e compromete as atividades cerebrais. Caso seja consumido em excesso, a pessoa fica sujeita a uma parada cardiorrespiratória e demais sequelas que podem levar a um estado de coma ou à morte. Sem contar a possibilidade de dependência e comprometimento emocional.

Irritação no estômago

Os efeitos a longo prazo do consumo de álcool também envolvem azia, recorrência de vômito, náuseas e enjoo. Ao passo que essa ingestão causa irritação na mucosa do estômago e pode desencadear todas essas más consequências, bem como casos de gastrite. O abuso de álcool também pode provocar problemas em todo o trato digestivo.

Enfraquecimento do sistema imunológico

Por entrar facilmente na corrente sanguínea, além de diminuir a produção de glóbulos vermelhos, o consumo de álcool deixa o indivíduo vulnerável ao aparecimento de determinadas doenças. Por exemplo, a anemia, a tuberculose, além de sobrecarregar os rins e comprometer a filtragem de substâncias que permitem o bom funcionamento do organismo.

Lesão hepática

Lembra que falamos que leva um tempo para o fígado metabolizar a bebida? Então, esse órgão realmente fica bastante afetado e o excesso no consumo de álcool traz efeitos danosos como cirrose, inflamação crônica e lesões hepáticas.

Hipertensão

A ingestão excessiva no consumo de álcool resulta em uma série de problemas cardíacos. Entre eles, hipertensão, arritmia e infarto, visto que a substância libera adrenalina e promove um aumento na frequência de batimentos do coração.

Interação medicamentosa

A saber, a rotina de cada indivíduo é própria dele. Afinal, nós costumamos ter hábitos bem diferentes uns dos outros. Por exemplo, as escolhas alimentares, a execução de atividades físicas e o uso de determinados medicamentos que buscam compensar a falta de proteínas, nutrientes ou outras demandas pontuais para uma boa qualidade de vida. Diante desse cenário, vale destacar a interação medicamentosa enquanto um dos principais efeitos do consumo de álcool.

Em suma, a mistura de certas substâncias com o álcool pode gerar uma reação adversa, uma vez que essa interação é uma das mais perigosas que existem. Apesar de outras bebidas e determinadas comidas causarem um efeito nocivo, o efeito medicamentoso com bebidas alcoólicas tende a ocasionar danos irreversíveis.

Algumas medicações que podem ter efeitos colaterais com o consumo de álcool são: paracetamol, calmantes, antibióticos, anti-inflamatórios, antialérgicos, anti-hipertensivos e anticonvulsivantes.

Normalmente, as consequências são bastante características. Entre elas podemos citar irritabilidade, confusão mental, mudanças de humor, aumento da pressão arterial e ineficácia do medicamento. Outros sintomas são a intoxicação, o enjoo e taquicardia. Aliado a isso, o público feminino costuma apresentar um sangramento com fluxo maior em períodos menstruais.

Diante disso, é importante seguir as recomendações médicas e evitar essa interação medicamentosa. Então faça perguntas pertinentes ao médico no momento da consulta e leia atentamente a bula do remédio, analisando o período indicado para ingerir a medicação e se é preciso parar o consumo de bebidas alcoólicas durante o tratamento.

Faz mal beber muito no carnaval?

Sem dúvidas, os excessos costumam causar muitos males à saúde. De maneira geral, as dietas nunca podem ser restritivas, uma vez que podem surtir um efeito completamente contrário. Isso acontece porque quando há uma restrição brusca de alguma substância no organismo, ele passa a desejar mais esse consumo, como forma de suprir uma necessidade. Desse modo, afeta bastante a saúde mental.

Como vimos anteriormente, a bebida alcoólica apresenta efeitos e leva um tempo para que a substância seja metabolizada pelo nosso organismo. Entretanto, algumas pessoas acham difícil beber moderadamente com a chegada de períodos festivos iguais ao carnaval. É aí que começam a beber muito e logo aparecem os primeiros incômodos, como dor de cabeça, enjoo, desidratação, ressaca e desânimo.

Inegavelmente, o carnaval é uma das festas mais populares e que atraem muitos brasileiros a brincar e festejar a vida. No entanto, cabe a reflexão: você só consegue se divertir com o consumo de álcool? Por que você acha necessário adentrar em um estado etílico em busca de viver verdadeiramente seus momentos de lazer?

A princípio, a ideia não é incentivar o fim do consumo, mas, sim, fazer com que o ser humano reveja pensamentos. E, consequentemente, optar por decisões que melhorem o equilíbrio entre o físico e mental. Afinal, a qualidade de vida precisa prevalecer para alcançar a longevidade com total segurança e conforto.

Como evitar e curar a ressaca?

Para evitar desconfortos, o ideal é beber pouco, comer durante esse momento e alternar com água natural, água de coco e sucos ou refrigerantes. De todo modo, caso tenha exagerado no consumo de álcool e esteja de ressaca, chegou a hora de aprender algumas dicas. Primeiramente foque muito na hidratação do seu corpo e em uma alimentação que possa elevar os níveis de glicose.

A qualidade do sono também é muito importante, da mesma forma que a ingestão de líquidos que apresentem ação anti-inflamatória. Por exemplo, o café e boas opções de suco natural de fruta.

Neste conteúdo, você aprendeu quais são os principais efeitos do consumo de álcool no corpo. Por isso, é sempre mais interessante ingerir a bebida de maneira moderada. Se possível, faça substituições inteligentes e prefira soluções saudáveis que contribuam para o seu bem-estar e a sua longevidade.

Dito isso, compartilhe este artigo nas redes sociais para que a sua rede de amigos possa agir de maneira mais consciente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima