fbpx
autoexame de mama

Autoexame de mama: a importância do autocuidado na prevenção do câncer

O autoexame de mama é uma técnica preventiva que ajuda mulheres com idade superior a 20 anos a prevenir o desenvolvimento do câncer de mama, quando alterações nos tecidos dos seios são identificadas ainda em seus estágios iniciais.

Ao fazer esse check-up, a mulher tem a oportunidade de detectar o problema ainda no começo, potencializando muito as chances de cura.

Dito isso, nada melhor que focar uma rotina de autocuidado. Desse modo, você desenvolve uma boa qualidade de vida e valoriza a sua saúde. Quer saber quais são as boas práticas para realizar tal procedimento? Então, continue conosco e confira tudo nos tópicos abaixo.

Os 3 passos para realizar o autoexame de mama

O objetivo principal do autoexame de mama é identificar certas irregularidades nessa região, desde a presença de nódulos, dores ou lesões nas mamas, até alguma veia dilatada. Para detectar tais sinais, siga o processo abaixo.

1. Auto-observação

Em frente ao espelho, tire o sutiã e analise o aspecto das suas mamas. Observe se há alterações ao deixar os braços caídos, levantados ou apoiados na cintura. Nesses momentos, considere possíveis mudanças no decorrer desses movimentos. Verifique com atenção o contorno, formato, tamanho, cor ou mudanças que estavam presente no anterior autoexame de mama.

2. Apalpação da mama em pé

Após a auto-observação, chegou a hora de fazer o autoexame de mama durante o banho. Mantenha a coluna ereta, coloque a mão esquerda atrás da nuca. Em seguida faça a apalpação com a ponta dos dedos direitos. Realize movimentos circulares e indolores que passeiam da axila até a mama. Ao terminar, realize o processo no lado direito. Nesse ínterim, verifique se há nódulos, caroços, presença de líquidos ou secreções desconhecidas.

3. Apalpação da mama deitada

Com o corpo ereto e deitado, repita o mesmo processo descrito no passo anterior. Entretanto, conte com o auxílio de uma almofada para apoiar o ombro esquerdo. Depois, coloque-o no ombro direito. Por fim, note se há irregularidades nessa última etapa do autoexame de mama.

A importância dos exames profissionais regulares

Como falamos, o autoexame de mama não é um exame preventivo do câncer de mama. Entretanto, ele deve ser feito mensalmente entre o terceiro e o quinto dia depois da menstruação, por meio do processo descrito acima, a fim de identificar certas irregularidades no corpo.

Contudo, trata-se apenas de um cuidado extra, pois ele não deve substituir os exames profissionais regulares. Sendo assim, a mulher não pode deixar de se consultar regularmente o ginecologista. Também é preciso realizar a mamografia na intenção de detectar alterações que poderão ser malignas.

Em conclusão, queremos destacar o quanto o autoexame de mama é benefício para a saúde da mulher. Desse modo, ela foca no autocuidado e segue um estilo de vida que favorece a própria saúde.

Por meio das redes sociais você pode engajar mais mulheres a realizarem o autoexame de mama. Por isso, compartilhe agora mesmo este post e engaje esse público a seguir os passos descritos neste artigo e focar na prevenção.

Comments

comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima