Qualifarma
Pesquisar
Close this search box.

Entenda o que é e como funciona a reeducação alimentar

A reeducação alimentar traz vários benefícios e pode ajudar no controle de diversas doenças influenciadas pela alimentação. Desde pequenas, as pessoas têm acesso facilitado a produtos ultraprocessados, que provocam ação inflamatória e por meio do excesso causam um grande mal à saúde. Por isso, é essencial rever hábitos para fortalecer o sistema imunológico e ter mais qualidade de vida.

Atualmente, muitas pessoas sofrem de doenças crônicas ou carregam consequências de uma vida sedentária e más escolhas alimentares. Seja pela correria do dia a dia, seja pela falta de acesso à informação. No entanto, simples práticas podem nos deixar mais saudáveis e colaboram até no gerenciamento de peso.

Mas como saber qual é o melhor caminho a seguir quando o assunto é qualidade de vida e reeducação alimentar? Essa e outras informações você verá nos tópicos seguintes. Portanto, continue conosco e conheça as etapas para essa mudança de vida.

O que é reeducação alimentar?

A reeducação alimentar é uma mudança de hábitos que permite ressignificar sua relação com a comida. Ou seja, você seguirá algumas práticas para melhorar seu comportamento com alimentação e verá a importância de optar por porções que concentram as vitaminas e os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo.

É comum que, inconscientemente, as pessoas consumam muitos alimentos ricos em açúcares e carboidratos para suprir uma crise de ansiedade, por exemplo. Ou então, quando não há muito tempo para cozinhar, uma solução se torna optar pelos alimentos de preparo rápido, como os congelados. Além disso, problemas emocionais também podem causar episódios de compulsão alimentar.

Por isso, além de um acompanhamento psicológico, a reeducação alimentar é indicada como complemento para promover grandes mudanças no seu dia a dia, para o equilíbrio entre a mente e o corpo.

Quais etapas ajudam na reeducação alimentar?

Assim como toda mudança, a necessário se organizar para que a reeducação alimentar ocorra de uma maneira tranquila e com foco no seu objetivo. De modo geral, a intenção não é restringir o consumo de certos alimentos. Estamos falando de fazer com que as pessoas optem por hábitos realmente saudáveis, que colaboram com a manutenção do corpo, promovem saúde e possibilitam um gerenciamento de peso.

Entretanto, é fundamental recorrer a um médico de sua confiança antes de iniciar qualquer procedimento que envolva a sua saúde. No mais, veja abaixo algumas ações que vão contribuir para a sua reeducação alimentar.

Beba água regularmente

Em síntese, a água é fundamental para gerenciar o peso e fazer com que o organismo funcione corretamente, além de manter uma boa hidratação corporal. Por isso, é essencial consumir água regulamente. Se você não carrega esse hábito na sua rotina, conte com o apoio de squeezes, garrafas e sempre opte por alimentos com bom percentual de água em sua composição, como melancia, abacaxi e framboesa. 

Evite longos períodos de jejum

Algumas pessoas costumam fazer jejum intermitente em busca da perda da gordura abdominal. Entretanto, essa é uma prática que promove confusão mental, intestino preso, alteração no ciclo menstrual e no humor. Portanto, faça o possível para realizar cerca de seis refeições ao dia, em intervalos de três horas, com porções moderadas e nutritivas, contendo proteínas magras, grãos e cereais integrais, gordura boa, cálcio, sucos, frutas e vegetais.

Planeje suas refeições

Buscar um profissional da nutrição vai ajudar na elaboração de boas refeições para a sua rotina, em busca de reduzir o consumo de ultraprocessados, açúcares e gorduras. Assim, o foco é substituir comidas que não tenham muito valor nutricional, por alternativas ricas em vitaminas e nutrientes. Inclusive, planejar as refeições da semana permite otimizar seu tempo gasto para preparar as refeições.

Neste conteúdo você aprendeu o que é a reeducação alimentar. Por isso, siga nossas dicas e viva uma vida cheia de sabor no prato e atenção diária à sua saúde.

Ainda sobre alimentação, continue conosco e veja como ganhar massa magra seguindo alguns cuidados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima