Qualifarma
Pesquisar
Close this search box.

O que é microbioma e quais funções ele tem no corpo?

O conhecimento do corpo humano é fundamental para se conscientizar sobre a importância da saúde. Afinal, são necessários hábitos diários que promovam o bem-estar. Por isso, você precisa se embasar em conhecimento científico e adotar medidas necessárias. Por exemplo, você sabe o que é microbioma e quais funções ele tem no organismo?

Normalmente, as pessoas têm uma compreensão mais negativa das bactérias, visto que podem trazer riscos à saúde e provocar infecções. No entanto, muitas delas melhoram o sistema imunológico, liberam micronutrientes e fazem com que a pessoa não fique vulnerável ao aparecimento de doenças.

Sendo assim, as bactérias boas são fundamentais para a manutenção do corpo. A seguir, vamos conhecer o que significa microbioma e que atitudes tomar em busca de manter uma melhor qualidade de vida.

O que é o microbioma?

O microbioma é um conjunto de fungos, vírus, bactérias e outros microrganismos que habitam partes do corpo. Como bem sabemos, existem milhões de bactérias em nossa boca, narinas, pele, mas a maioria se concentra no nosso intestino. Portanto, é necessário pensar bem no que devemos comer, porque isso impacta diretamente a nossa saúde.

De que maneira? Normalmente, é importante que ocorra, ao menos, um equilíbrio entre as bactérias boas e ruins. Afinal, se a ruim tiver uma maior presença, você sofrerá muitos problemas que impactam o seu bem-estar. Dessa forma, a alimentação balanceada e a prática de exercícios físicos são uma ótima solução para sair desse cenário nocivo. 

Qual a diferença entre microbioma e microbiota?

Geralmente, esses dois assuntos se entrelaçam quando se procura saber sobre a importância de uma alimentação com foco em probióticos. Entretanto, os termos não têm o mesmo significado. Enquanto microbioma é uma comunidade de microrganismos, a microbiota se refere aos genes dos microrganismos únicos, como fungos ou bactérias, que vivem em determinada região do corpo.

Uma microbiota intestinal saudável é fundamental para que ela traga benefícios como o fortalecimento do sistema imune, a absorção dos nutrientes e prevenção de determinadas doenças inflamatórias. 

Qual a relação do uso de prebióticos, probióticos e simbióticos?

Os probióticos são microrganismos vivos, como bactérias e leveduras. A princípio, se você ingerir uma quantidade adequada e recomendada por um especialista, é possível melhorar sua saúde e o alcance da longevidade. Aliado a isso, os prebióticos são substâncias químicas que focam na reprodução de bactérias boas no intestino.

Afinal, quanto maior a presença dos prebióticos, maiores são os benefícios dos probióticos. Diante disso, é necessário que aconteça uma combinação entre eles: os simbióticos são produtos que fazem essa junção em uma única solução.

Neste artigo você aprendeu o que é microbioma e de que maneira é possível se livrar de doenças por meio da alimentação saudável. Portanto, recorra a um médico de sua confiança para fazer mudanças no seu dia a dia, que melhorem sua qualidade de vida e permitam uma melhor compreensão do funcionamento do seu corpo.

Gostou de explorar esse assunto? Então não se esqueça de se inscrever na nossa newsletter e receber conteúdos inéditos sobre saúde e bem-estar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima