Qualifarma
Pesquisar
Close this search box.

O que são probióticos e como eles ajudam sua saúde?

Sem dúvidas, quando falamos sobre bactérias, as pessoas ligam essa palavra a algo ruim. Afinal, cada vez mais tomamos cuidado para não ficar vulneráveis a elas e determinados vírus. Entretanto, existem microrganismos vivos que podem melhorar a nossa saúde intestinal: é o caso dos probióticos. A saúde do intestino está diretamente ligada à qualidade geral da saúde, afetando uma série de processos no corpo.

Como bem sabemos, nossas escolhas alimentares permitem o bom ou o mau funcionamento do organismo. Sob esse ponto de vista, os tratamentos e as dietas individuais ajudam a suprir certas deficiências que o indivíduo possui. Logo, é muito importante saber o valor nutricional das comidas e optar por aquelas que ajudam no seu gerenciamento de peso. Portanto, continue conosco e saiba mais sobre as bactérias do bem.

O que são os probióticos?

São bactérias do bem que contribuem para o bom funcionamento da flora intestinal e podem gerar grandes benefícios à saúde do indivíduo, quando são ingeridas na quantidade correta. De maneira geral, esses microrganismos são muito importantes para o funcionamento do corpo. 

Afinal, o equilíbrio da microbiota intestinal é fundamental no nosso desenvolvimento como um todo. Entretanto, caso ele não aconteça, as pessoas ficam vulneráveis a vários problemas, como a incidência de candidíase nas mulheres, além do desenvolvimento de doenças infecciosas e inflamatórias.

Quais os benefícios do consumo desse tipo de bactérias?

Por sua vez, uma dieta rica em probióticos ajuda no tratamento de vaginose bacteriana e previne o câncer de cólon no público feminino. Além disso, é muito benéfico para tratar a Síndrome do Intestino Irritável e no combate às doenças digestivas, principalmente porque a bactéria Helicobacter pylori é muito nociva.

Aliado a isso, as bactérias do bem também fortalecem o sistema imunológico, diminuem a prisão de ventre em indivíduos de diferentes faixas etárias e aumentam os níveis de HDL (colesterol bom) no organismo. Para finalizar, é bom lembrar que o consumo desses microrganismos vivos ajuda pacientes que sofrem de intolerância à lactose

Assim, é possível diminuir as dores abdominais e a possibilidade de diarreia nas vezes que a pessoa ingerir algum produto derivado do leite. Ou seja, é algo que agrega muito valor aos tratamentos, e as bactérias do bem até podem ser encontradas em alimentos acessíveis ao público.

Quais as fontes de probióticos para a alimentação?

Primeiramente, você pode encontrá-los em pães, bolos e tortas que levam Levedura natural. Também podemos citar os produtos orientais feitos à base de soja, como o missô, shoyu e tofu. O iogurte natural também é uma grande fonte de probióticos, da mesma forma que o leite fermentado, o kefir, o kombucha e bebidas à base de soja.

Além disso, uma alternativa é contar com os suplementos probióticos. Normalmente, os próprios médicos recomendam alguns no diagnóstico das consultas, trazendo resultados após 4 semanas de consumo, em geral.

No entanto, é preciso passar pelo atendimento personalizado e conseguir uma receita que atenda às suas necessidades. Optando pela manipulação do produto, o pool de lactobacilos é uma excelente opção de probióticos, com uma fórmula inovadora e única.

Neste conteúdo, você aprendeu o que são probióticos e de que maneira eles ajudam na sua saúde. Portanto, procure orientação médica e inicie uma mudança significativa na sua vida que melhore sua microbiota intestinal e te livre de doenças.

Quer ficar por dentro de mais dicas que ajudam no seu bem-estar? Então não se esqueça de se cadastrar para receber conteúdos inéditos por e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima